Futuro do Fórum?

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum

Concorda com a alteração do nome do fórum para algo mais generalista da Mobilidade Elétrica?

Votação encerrada em 21 out 2019, 19:46

Sim
27
53%
Não
17
33%
Indiferente
7
14%
 
Total de votos: 51

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por Apr » 14 out 2019, 19:46

O meu racional é muito simples, enquanto a ME fervilha na cabeça das pessoas, os grupos das redes sociais captam interesse generalizado no tema, o fórum vai morrendo aos poucos. Pelo menos é a minha perceção.

O que eu proponho é os criadores do nissanleafpt olharem para o estado atual do fórum e refletirem sobre se é assim que querem que o fórum seja ou se pretendem "captar" o numero cada vez maior de pessoas interessadas na ME. Eu acho que assim como está vai em rota de colisão com um fim precoce.

É o Titulo do forum? a organização dos temas? a plataforma? Talvez, Não é é por falta de pessoas interessadas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por mjr » 14 out 2019, 19:48

Este fórum já tem quase 9 anos e quase todos os dias tem novos utilizadores, aliás a taxa de criação de novos utilizadores é das mais elevadas de sempre. Não diria que está a "morrer aos poucos". Os dados do tráfego também indicam um aumento sustentado ao longo do tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por RaaR » 14 out 2019, 19:52

mjr Escreveu:
14 out 2019, 19:48
Este fórum já tem quase 9 anos e quase todos os dias tem novos utilizadores, aliás a taxa de criação de novos utilizadores é das mais elevadas de sempre. Não diria que está a "morrer aos poucos". Os dados do tráfego também indicam um aumento sustentado ao longo do tempo.
Penso que à medida que o fórum vai tendo mais utilizadores, vai tendo mais conteúdo e vai também, em consequência, crescer mais e atrair mais utilizadores. Ainda bem que é o que está a acontecer.

Um nome mais abrangente na Mobilidade Elétrica e secções distribuídas de forma equilibrada pelos vários temas da ME e pelas várias marcas de veículos elétricos poderão fazer com que os novos utilizadores se sintam melhor enquadrados e, com isso, trazer mais utilizadores, mais conteúdo e mais informação.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por Apr » 14 out 2019, 19:57

mjr Escreveu:
14 out 2019, 19:48
Este fórum já tem quase 9 anos e quase todos os dias tem novos utilizadores, aliás a taxa de criação de novos utilizadores é das mais elevadas de sempre. Não diria que está a "morrer aos poucos". Os dados do tráfego também indicam um aumento sustentado ao longo do tempo.
Como é um fórum aberto pode ter bastantes leitores, isso só tu poderás confirmar.

Em participação, parece-me que estamos um pouco abaixo de há uns anos atrás. Mas é como te digo é apenas a minha perceção.

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por Flyer » 14 out 2019, 20:18

Ao fim destes anos todos só participo, actualmente em dois fóruns (e não muito assiduamente): este, e o grupo "tesla owners" no WhatsApp e Telegram.
Já estive no forum do Fluence Espanhol, Inglês e Francês, mas, por razões óbvias já não participo.
Como não tenho FB, é nestas "bandas" que recolho informação, informação que não é exclusiva ao Leaf e que acaba por ser cada vez mais transversal a todas as marcas. Também é essa uma das razões do sucesso do forum.
Tendo este forum sido pioneiro em Portugal, penso ser a evolução lógica do mesmo.
Acho que ninguém ficará perdedor.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por BrunoAlves » 14 out 2019, 21:15

A acontecer, aqui ficam algumas sugestões:

- não tornar *demasiado* generalista. Podemos ver o exemplo do prius-pt que já deu este salto mas acho que deu um passo maior que a perna criando demasiadas áreas: renováveis, fuel cell, GPL (?), marcas como Ford, etc. Nada parece tão mal num fórum como quadros com "0 mensagens em 0 tópicos" :mrgreen: Manter a estrutura actual, naturalmente com menos destaque ao Leaf, mas não cair na tentação de ter já quadros para tudo o que se promete para 2025. E deixar no Nova Energia o que é melhor discutido lá.
- os fóruns (e este em particular) podem ser excelentes completamentos à dinâmica das redes sociais. Todos os dias, nos maiores grupos dedicados à ME, se repetem algumas perguntas. Em vez de repetir até à exaustão no formato nada amigável do FB, porque não criar conteúdos bem estruturados e apresentados aqui, que depois seriam tidos como referência nesses grupos? Com a vantagem de trazer eventualmente novos membros. Claro que isto teria de ser aceite pelos gestores desses grupos mas, se o conteúdo for bom, não imagino problemas de maior
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por Apr » 14 out 2019, 22:11

Sugestão de nome:

Clube Elétricos PT

eletricospt.com
eletricospt.club

Concordo com o Bruno Alves, que o âmbito se estenda a mobilidade eletrica multimarca.

De resto já ha no reddit o r/electricvehicles ou os espanhois com o forococheseletricos que tem +- o mesmo âmbito.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por BrunoFonseca » 14 out 2019, 22:49

Aproveitem e enviem um email à Nissan Iberica a dizer que alteraram o nome do fórum devido ao descontentamento gerado em torno da política deles acerca das trocas de baterias (os tais 30k€)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por migle » 14 out 2019, 23:04

Eu sou um utilizador relativamente recente, e nunca tive Leaf. Quando procurei um fórum mais dedicado à ME, acabei por me deixar ficar neste, pelo conteúdo mais interessante e pela moderação bastante moderada.

Para mim, faz sentido chamar-se NissanLeafPT, sem qualquer saudosismo. Simplesmente, as coisas evoluem fora das expectativas das pessoas.
Não se perde alguma coisa com a mudança de nome? ("Fórum NissanLeafPT. Est.d 2011")

Quanto aos 9000 num grupo do facebook... é pouco, no universo de utilizadores do facebook. Este fórum é mais notável com 1200 utilizadores num universo muito mais pequeno das pessoas que se dão ao trabalho de inscrever num fórum...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Futuro do Fórum?

Mensagem por RS232CSerialUser » 14 out 2019, 23:48

Foi o Flyer o responsável pela minha contaminação. Agradeço :)
Entrei para aqui e sabia zero da linguagem que aqui se falava. Este espaço ensinou-me muito.
Penso que isto seja um percurso comum por aqui e que muita gente passou por este processo, este local de aprendizagem.
Já fui mais participante, tenho regressado mais frequentemente nos últimos tempos, nem que seja para ler.
O facebook está a ficar uma salganhada, muito ruído. Não me parece que seja isso que ocorre aqui.
Mude-se o nome, ou fique o mesmo, penso que a dinâmica não se perde.
Mas já não sei dizer o que ocorre a URLs, a links fixos absolutos que por via da mudança do nome, se percam: tenho um link no browser que abre directamente o nissanleaf.pt na secção dos tópicos activos, mudar o nome implica perder o acesso antigo sem ficar com um "alias" que mantenha os links? Vamos supor que deixo de cá vir durante um mês, e que nesse mês ocorrem as mudanças. Sem preservar o URL antigo, como é que encontro o "novo" nissanleaf.pt?
De certeza que a resposta é simples e a minha pergunta é disparatada, alguém vai saber responder.
As minhas informáticas são outras ;)

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”