O lado negro das energias verdes

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: O lado negro das energias verdes

Mensagem por Nonnus » 20 mai 2021, 12:13

Ainda ontem desloquei-me a uma loja de eletrodomésticos para comprar um termostato para o meu termoacumulador. Não tinham e disseram-me que tinham dificuldade em arranjar. Pergunto eu:

- Não tem nenhum termoacumulador velho que tenham substituído por estar roto?

- Venha comigo. Temos aqui este, desmonte e veja se serve.

Desmontei comparei com o que levava e era idêntico. A certa altura diz-me o senhor.

- Tenho aqui tanta coisa que podia aproveitar, material ainda bom, mas então e o tempo para desmontar. Olha vai tudo para o lixo.

Entre frigoríficos, maquinas de lavar roupa, e loiça, esquentadores, Ar condicionados, micro-ondas, e tudo o que possam imaginar, havia de tudo com muitas peças que podiam ser aproveitadas e dar-lhe uma segunda vida! Mas é mais fácil pôr tudo no lixo. :doh:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: O lado negro das energias verdes

Mensagem por OCasal » 29 jun 2022, 16:21


Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: O lado negro das energias verdes

Mensagem por BrunoAlves » 29 jun 2022, 16:35

Artigo para assinantes :?

De qualquer forma, do pouco que é possível ler, há uma grande verdade
(...)eletricidade produzida em centrais a carvão, que estão a voltar porque se diabolizou a energia mais limpa, segura e eficaz - a nuclear
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: O lado negro das energias verdes

Mensagem por Nonnus » 29 jun 2022, 17:20

Eu também não consegui ler o artigo se alguém conseguir copy/paste :P
BrunoAlves Escreveu:
29 jun 2022, 16:35
Artigo para assinantes :?

De qualquer forma, do pouco que é possível ler, há uma grande verdade
(...)eletricidade produzida em centrais a carvão, que estão a voltar porque se diabolizou a energia mais limpa, segura e eficaz - a nuclear
Eu quanto a isso tenho os dois sentimentos. Não e sim.

Não, ainda a dias estive a ver um filme sobre Fukushima e aquilo apesar de ter corrido mal, correu bastante bem. A certa altura percebe-se que o Japão hoje podia não existir e sabe-se lá como é que ia ser o mundo se aquilo tivesse corrido mesmo muito mal. Não é por acaso que o Japão tendo sérios problemas de falta de energia as centrais nucleares tem estado desligadas e tem optado por instalar eólicas e fotovoltaicos. Se há coisa que os Japoneses são é bastantes rigorosos com a qualidade e normas de segurança, portanto para um país que tem estes princípios decidir desligar as centrais nucleares é porque se percebeu que a qualquer momento a coisa pode correr bastante mal.

O sim porque é uma forma de obter energia quase ilimitada com a tecnologia existente com "alguma segurança" e de forma barata.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: O lado negro das energias verdes

Mensagem por BrunoAlves » 29 jun 2022, 17:44

Os receios são maioritariamente infundados. Há quem ache isso um pesadelo, mas estatisticamente o nuclear é a forma de geração de energia que menos mata, que menos recursos consome e que menos resíduos gera (além de que já existem geradores que consomem resíduos dos actuais).
Nonnus Escreveu:
29 jun 2022, 17:20
Se há coisa que os Japoneses são é bastantes rigorosos com a qualidade e normas de segurança
Os mesmos japoneses que construíram uma central nuclear em que os geradores de emergência ficaram ao nível de serem submersos pela água do tsunami? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se os geradores estivessem no "piso 1", o acidente de Fukushima não teria acontecido.

É uma conversa que tenho e já tive com muitas pessoas. Percebo e respeito totalmente os receios que as pessoas têm, o terror que falar de nuclear acarreta, mas a estatística é a estatística. São receios alimentados por décadas de filmes, de documentários como "o lado negro das energias verdes" relacionados com o nuclear, etc. Por mim podiam fazer uma central no terreno atrás do meu prédio.

Imagem
Imagem

Juntando os 2 acidentes nucleares mais conhecidos, estima-se que tenham morrido 62.000 pessoas
Imagem

edit:
Nonnus Escreveu:
29 jun 2022, 17:20
Não é por acaso que o Japão tendo sérios problemas de falta de energia as centrais nucleares tem estado desligadas e tem optado por instalar eólicas e fotovoltaicos
Pelo mesmo motivo que a Alemanha optou por fechar as suas centrais: popularuchice e sobrevivência política.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: O lado negro das energias verdes

Mensagem por rnlcarlov » 29 jun 2022, 18:16

E preciso ter um olho crítico para a estatística. É verdade que no total houve poucas mortes devido à energia nuclear, mas vemos que a esmagadora maioria das centrais se concentram nalguns poucos países geopoliticamente estáveis nas últimas décadas.
Quando essa estabilidade desmorona, sobe exponencialmente o risco de haver acidentes, como este ano ficou bem presente.
A proliferação de centrais de fissão nuclear pelo mundo inteiro poderia mudar ter uma grande influência nessa estatística.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: O lado negro das energias verdes

Mensagem por Apr » 29 jun 2022, 20:29

OCasal Escreveu:
29 jun 2022, 16:21
Voltamos ao mesmo... :snooty:

https://expresso.pt/opiniao/2022-06-29- ... a-c7852979
li na diagonal o artigo e é cópia do que já se escreveu no passado sobre este assunto. Eu tinha vergonha de assinar um artigo destes nesta altura.

Vamos ver como envelhece o artigo deste senhor --> HENRIQUE RAPOSO
Anexos
Screenshot from 2022-06-29 20-02-37.png

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: O lado negro das energias verdes

Mensagem por Apr » 29 jun 2022, 20:41

Estive a ler outros aritgos deste Henrique Raposo no Expresso e este individuo é um verdadeiro mini André Ventura. Ainda não encontrei um artigo que concorde com alguma coisa que ele diz.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: O lado negro das energias verdes

Mensagem por Nonnus » 29 jun 2022, 20:42

BrunoAlves Escreveu:
29 jun 2022, 17:44
Os receios são maioritariamente infundados. Há quem ache isso um pesadelo, mas estatisticamente o nuclear é a forma de geração de energia que menos mata, que menos recursos consome e que menos resíduos gera (além de que já existem geradores que consomem resíduos dos actuais).
Nonnus Escreveu:
29 jun 2022, 17:20
Se há coisa que os Japoneses são é bastantes rigorosos com a qualidade e normas de segurança
Os mesmos japoneses que construíram uma central nuclear em que os geradores de emergência ficaram ao nível de serem submersos pela água do tsunami? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se os geradores estivessem no "piso 1", o acidente de Fukushima não teria acontecido.

É uma conversa que tenho e já tive com muitas pessoas. Percebo e respeito totalmente os receios que as pessoas têm, o terror que falar de nuclear acarreta, mas a estatística é a estatística. São receios alimentados por décadas de filmes, de documentários como "o lado negro das energias verdes" relacionados com o nuclear, etc. Por mim podiam fazer uma central no terreno atrás do meu prédio.

Imagem
Imagem

Juntando os 2 acidentes nucleares mais conhecidos, estima-se que tenham morrido 62.000 pessoas
Imagem

edit:
Nonnus Escreveu:
29 jun 2022, 17:20
Não é por acaso que o Japão tendo sérios problemas de falta de energia as centrais nucleares tem estado desligadas e tem optado por instalar eólicas e fotovoltaicos
Pelo mesmo motivo que a Alemanha optou por fechar as suas centrais: popularuchice e sobrevivência política.



Depois do acidente em Fukushima os Japoneses perceberam que a centrais nucleares deles não estavam preparadas para resistir a terramotos e agora as regras são muito mais apertadas e consta que tiveram que fazer alterações em todas as centrais.

Mal comparado é a mesma coisa das estatísticas que o transporte mais seguro é o avião. O problema é que quando há um acidente morrem logo as centenas. Nas centrais nucleares é a mesma coisa são muito seguras até ao dia em que há um problema e que nos pode afectar por muitas gerações. Eu sei que não é exemplo para ninguém o que aconteceu em Chernobyl por vários motivos, sejam eles políticos, no conhecimento e/ou na tecnologia disponível na altura, etc, mas o que é certo é que além de terem morrido muitas pessoas aquela parte do planeta nunca será a mesma.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: O lado negro das energias verdes

Mensagem por rnlcarlov » 29 jun 2022, 20:51

Nonnus Escreveu:
29 jun 2022, 20:42
mas o que é certo é que além de terem morrido muitas pessoas aquela parte do planeta nunca será a mesma.
Isto. Quase 4 décadas depois e uns bandalhos que se lembraram abrir trincheiras naqueles terrenos ficaram logo doentes....

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”