Revisão Leaf (Aveiro vs Porto) e atenção a ter

Fórum para os proprietários do LEAF discutirem e descreverem a sua experiência e impressões dos seus LEAF's

Revisão Leaf (Aveiro vs Porto) e atenção a ter

Mensagempor NoraRamos » 24 nov 2017, 10:27

Bom dia companheiros, pretendo parar o Leaf para uma revisão/manutenção na marca.

Onde aconselham? Moro em Estarreja/Aveiro mas a minha escolha seria mais para o Porto. Opiniões?

Revisão normal, tentativa de melhoria na travagem que acho que é muito brusca e instável, colocar uma tampinha dos botões que faltava e se possível actualizar o software... não queria era correr o risco de sair prejudicado na parte da regeneração conforme já li algures...
NoraRamos

Registado: 17 mai 2017, 23:18
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 44 Ah

Re: Revisão Leaf (Aveiro vs Porto) e atenção a ter

Mensagempor mjr » 24 nov 2017, 10:35

É um mk1 (Qual é a data da matrícula)? Se for, tem de exigir que não façam a P3227, a não ser que ainda esteja na garantia e tenha 8 barras de modo a trocarem a bateria em garantia.
Nissan LEAF Preto 80kW, entregue em 7 de Julho de 2011. 142700 km em 2017-11-06.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.
mjr
Administrador do site

Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 07 jul 2011
Capacidade bateria: 41,0 Ah 8 barras

Mensagempor BrunoAlves » 24 nov 2017, 10:40

O teu carro (se bem me recordo era o taxi) é um mk2, logo essa questão da regeneração já não se coloca. Não deve haver nada a actualizar.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagempor Mikel » 24 nov 2017, 15:26

mjr Escreveu:É um mk1 (Qual é a data da matrícula)? Se for, tem de exigir que não façam a P3227, a não ser que ainda esteja na garantia e tenha 8 barras de modo a trocarem a bateria em garantia.

O que é isso da P3227? É que eu tenho um mk1 e fiquei intrigado.
Mikel

Registado: 28 ago 2017, 21:54
Data de fabrico: 01 jan 2011

Mensagempor rnlcarlov » 24 nov 2017, 16:15

Mikel Escreveu:O que é isso da P3227? É que eu tenho um mk1 e fiquei intrigado.

É uma atualização que fazem nos mk1 que porque alguma razão genial faz com o que o carro perca bastante capacidade de regeneração nas travagens.
rnlcarlov

Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagempor mjr » 24 nov 2017, 22:48

A P3227 é uma atualização ao LBC (controlador da bateria) que oficialmente serve para ele estimar melhor a capacidade da bateria (o que é verdadeiro), mas de maneira não oficial diminui a capacidade de regeneração significativamente, especialmente a temperaturas abaixo dos 20C. Por exemplo, com 50% de SOC e 20C de temperatura da bateria é possível quase não ter regeneração nenhuma, mas se for iniciada uma carga rápida ele irá carregar por volta dos 20kW (que já dariam para bastante regeneração). Ou seja, limitam a regeneração mas tentam não limitar as cargas rápidas de modo a que os utilizadores menos atentos não notem que foram retiradas capacidades ao carro. A razão para terem feito isto foi uma tentativa de baixar a velocadade de degradação da bateria de modo a não terem de as trocar... Isto sou eu a especular.

Para temperaturas da bateria acima dos 30C praticamente já não há efeito nenhum de limitação artificial da regeneração.

Esta limitação da carga a temperaturas baixas serve para evitar a deposição de lítio no ánodo, um mecanismo de degradação permanente, que acontece a temperaturas baixas com correntes acima da velocidade das reações químicas que permitem a carga. Nesse caso o lítio em vez de se combinar com o ánodo é simplesmente depositado na superfície do mesmo, baixando essa superfície (menos capacidade e mais Ri) e diminuindo a quantidade de lítio disponível para reagir.
Nissan LEAF Preto 80kW, entregue em 7 de Julho de 2011. 142700 km em 2017-11-06.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.
mjr
Administrador do site

Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 07 jul 2011
Capacidade bateria: 41,0 Ah 8 barras

Voltar para Proprietários do Nissan Leaf

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante