Entregue! Agora podem rir...

Fórum para os proprietários do LEAF discutirem e descreverem a sua experiência e impressões dos seus LEAF's
Responder
Lavorama
Proprietário Leaf
Mensagens: 34
Registado: 21 jan 2011, 09:23

Entregue! Agora podem rir...

Mensagem por Lavorama » 04 jul 2011, 12:29

Desde logo obrigado a quem acudiu ao meu pedido de sugestões para fazer o Leaf chegar de Lisboa a Beja. Para esses e para os outros, aqui vai o relato da experiência trágico-cómica:

- No sábado, pelas 08h00, arranquei, mais o cônjuge (interessava-lhe mais matar saudades dos shoppings do que estrear o Leaf), de Beja para Lisboa de Expresso.
- Pelas 11h00 estava na Catedral do Automóvel a finalizar a papelada e a ouvir as instruções de funcionamento da máquina.
- Com a autonomia a 145km, fui até ao Colombo tentar arranjar material para o adaptador para tomada Schuko, sem sucesso.
- Às 12:30 estava a caminho da Bobadela, para mostrar o electrodoméstico a um amigo, com a autonomia surpreendemente inalterada (trânsito na 2ª circular, velocidade baixa/moderada).
- Às 14:00 estava a almoçar no Almada Fórum, aonde fui para tentar mais uma vez adquirir o adaptador ou os seus compenentes (e para o cônjuge fazer compras), mas mais uma vez sem sucesso. Quando estacionei no Fórum, a autonomia rondava os 130km (sem nunca passar dos 70km/h).
- Às 17:00 estava a ligar o Leaf a um dos pontos Mobi.E na Av. Luisa Todi, em Setúbal. Com 80km no depósito, o painel falava em 4 horas para carregar totalmente as baterias (idem para a velocidade).
- Enquanto passeava em Setúbal, fiz contas aos percursos possíveis para chegar a Beja e deparei-me com uma possibilidade aliciante: embarcar no Ferry para Tróia, sendo que daí distam uns meros 120km até casa. Ainda fui informar-me sobre os horários do Ferry - bastante generosos, diga-se -, mas acabei por me acobardar e voltar à opção inicial, rumo a Évora.
- Assim, pelas 19h30, com a autonomia outra vez nos 145km, segui para a capital do Alto Alentejo, começando pela auto-estrada e continuando pela nacional. Neste troço Setúbal - Évora, os primeiros 3/4 da viagem foram aflitivos, uma vez que, tendo partido com uma folga na autonomia de 40km, foi com horror que a vi reduzir-se rapidamente a 20km, nunca passando dos 60/70km/h. Felizmente, ao passar Montemor, e provavelmente porque começaram ser mais as descidas que as subidas, a situação melhorou e cheguei a Évora com 30km de folga.
- Em Évora começou logo tudo mal. Tive que recorrer a uma planta da cidade impressa do mapa de pontos de carregamento do Nova Energia, porque para o GPS do Leaf os pontos mais próximos eram em... Lisboa. O problema é que, tendo corrido em vão os locais dos três ou quatro pontos mais à mão, tive que me contentar com o da Universidade, ainda longe da feira de S. João, onde iria passar as próximas três horas a queimar tempo.
- Às 23h30, depois de uma bifana com queijo gigante e muito barraquinha sem interesse, voltámos para a Universidade. O carro estava lá, o cabo estava ligado, mas no Mobi.E, em vez da luz azul de carregamento via-se uma luz vermelha. Alguma coisa estava mal, mas o pior é que estava mal há três horas, e aos 14km de autonomia com que tinha deixado o carro só tinham acrescido mais 4. Conclusão: com os bancos recostados, até se dorme bem dentro de um Leaf. O problema é estarmos sempre a acordar com as pessoas que se põem a comentar um carro com cabo ligado a um parquímetro.
- Pelas 04h00 arrancámos para Beja com cerca de 120km nas baterias. Como já tinha percebido a forma de "pensar" do carro, não me preocupei com a queda acentuada de autonomia até ao topo da serra do Mendro, porque sabia que a partir daí era basicamente sempre a descer. Até deu para esticar um bocadinho a máquina antes de chegar a Beja, o que aconteceu lá para as 05h00, ainda com 24km para gastar.

- Neste momento que escrevo, tenho o carro à porta do trabalho com 9km de autonomia, porque os pontos Mobi.E em Beja estão avariados ou offline. Felizmente moro relativamente perto e até lá é quase sempre a descer.

Divirtam-se e aprendam com os meus erros.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Entregue! Agora podem rir...

Mensagem por mjr » 04 jul 2011, 12:55

Grande odisseia Lavorama! Espero que agora corra tudo bem.

Os 145km indicados inicialmente eram com a carga a 100%?

E parabéns pela máquina!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Entregue! Agora podem rir...

Mensagem por batalha » 04 jul 2011, 13:23

Neste caso queM pode rir és tu, pois já tens Leaf e experiências para partilhar, obrigado por isso ;)
Parabéns, e continuação de boas aventuras partilhadas.

Seria interessante saber/compreender por que motivo o carregamento em Evora foi interrompido?
A opção Tróia, talvez fosse mais sensata :?

aljesus
Proprietário Fluence
Mensagens: 85
Registado: 25 mar 2011, 17:02

Re: Entregue! Agora podem rir...

Mensagem por aljesus » 04 jul 2011, 13:54

Muitos parabéns e felicidades!
Realmente a opção Tróia é tentadora mas. Já tinha pensado nisso e... não a tomaria por uma simples razão: se temos um carro para poupar, então para que vamos gastar euros no barco? :lol:
Eu tentaria as estradas nacionais, sempre a descer!

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Entregue! Agora podem rir...

Mensagem por ruimegas » 04 jul 2011, 15:11

mjr Escreveu:Grande odisseia Lavorama! Espero que agora corra tudo bem.

Os 145km indicados inicialmente eram com a carga a 100%?

E parabéns pela máquina!

Se for igual ao meu os 145 kms é a 100% mas em D (Drive) se se colocar em ECO salta lá para os 160 kms.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Entregue! Agora podem rir...

Mensagem por ruimegas » 04 jul 2011, 15:18

Lavorama Escreveu:Desde logo obrigado a quem acudiu ao meu pedido de sugestões para fazer o Leaf chegar de Lisboa a Beja. Para esses e para os outros, aqui vai o relato da experiência trágico-cómica:


- Assim, pelas 19h30, com a autonomia outra vez nos 145km, segui para a capital do Alto Alentejo, começando pela auto-estrada e continuando pela nacional. Neste troço Setúbal - Évora, os primeiros 3/4 da viagem foram aflitivos, uma vez que, tendo partido com uma folga na autonomia de 40km, foi com horror que a vi reduzir-se rapidamente a 20km,

- Em Évora começou logo tudo mal. Tive que recorrer a uma planta da cidade impressa do mapa de pontos de carregamento do Nova Energia, porque para o GPS do Leaf os pontos mais próximos eram em... Lisboa. O problema é que, tendo corrido em vão os locais dos três ou quatro pontos mais à mão, tive que me contentar com o da Universidade, ainda longe da feira de S. João, onde iria passar as próximas três horas a queimar tempo.
- Às 23h30, depois de uma bifana com queijo gigante e muito barraquinha sem interesse, voltámos para a Universidade. O carro estava lá, o cabo estava ligado, mas no Mobi.E, em vez da luz azul de carregamento via-se uma luz vermelha. Alguma coisa estava mal, mas o pior é que estava mal há três horas, e aos 14km de autonomia com que tinha deixado o carro só tinham acrescido mais 4. Conclusão: com os bancos recostados, até se dorme bem dentro de um Leaf. O problema é estarmos sempre a acordar com as pessoas que se põem a comentar um carro com cabo ligado a um parquímetro.
- Pelas 04h00 arrancámos para Beja com cerca de 120km nas baterias. Como já tinha percebido a forma de "pensar" do carro, não me preocupei com a queda acentuada de autonomia até ao topo da serra do Mendro, porque sabia que a partir daí era basicamente sempre a descer. Até deu para esticar um bocadinho a máquina antes de chegar a Beja, o que aconteceu lá para as 05h00, ainda com 24km para gastar.

- Neste momento que escrevo, tenho o carro à porta do trabalho com 9km de autonomia, porque os pontos Mobi.E em Beja estão avariados ou offline. Felizmente moro relativamente perto e até lá é quase sempre a descer.

Divirtam-se e aprendam com os meus erros.
Ainda bem que chegaste Lavorama e parabéns pela máquina.

Eu Já disse mais de mil vezes que o LEAF nunca se deve utilizar numa auto estrada quando se fazem viagens longas porque faz mal ao coração ;) :D :D

Em Évora o meu posto da Mobi-E de eleição é que fica no parque de estacionamento do Terminal das Camionetas...Na próxima tenta usar este pois nunca me falhou ;).

Como podes constatar tens de arranjar o adaptador para situações de emergência ;) (vai ao IZI, ou IKEA que deve de ser mais fácil da arranjar o material)

Cumprimentos e se passares por Évora avisa pois pode ser que nos possamos encontrar
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Entregue! Agora podem rir...

Mensagem por Essiemme » 04 jul 2011, 16:04

Presumo que o Rui esteja a sugerir o IZI para comprar as peças, visto que será difícil haver já adaptadores feitos...

Tem de se comprar ficha idustrial (aquela azul) + ficha schuko + cabo (que presumo ser seção mínima de 2,5mm).

E o modo de ligar os pinos das fichas ? É pino com pino ou há algum cruzamento ?

Talvez até já haja um esquema para o fazer, não ??

Obrigado.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Entregue! Agora podem rir...

Mensagem por Essiemme » 04 jul 2011, 16:32

Parabens, caro Lavorama.

Como se costuma dizer na minha terra, "saúde e sorte" para gozar a sua nova aquisição.

Quanto à sua infeliz experiência em Évora, é de salientar que, se tivesse o Carwings a funcionar correctamente e possuisse um I-Phone ao mesmo tempo, teria sido avisado do corte de corrente, a tempo de lá voltar e corrigir a situação... (penso que há a possibilidade de receber SMS, contudo...)

Estou certo que a máquina/sistema tenha esta funcionalidade, claro está, se o Carwings funcionar correctamente.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: Entregue! Agora podem rir...

Mensagem por Seal » 04 jul 2011, 23:20

Parabéns :mrgreen:

Grande odisseia. Foi preciso muita paciência.
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Responder

Voltar para “Proprietários do Nissan Leaf”