Condomínio com dúvidas

Fórum para os proprietários do LEAF discutirem e descreverem a sua experiência e impressões dos seus LEAF's
Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Condomínio com dúvidas

Mensagem por Essiemme » 06 out 2011, 23:21

Pessoal,

O condomínio onde vivo aparenta ter dúvidas no que diz respeito à segurança do equipamento carregador (Home Charger da Efacec, etc...), assim como a realização da obra para instalar o Home Charger pela Efacec.
Paira no ar a ameaça de "chumbo" do meu pedido para a realização da obra, mesmo tendo explicado que no decreto lei a assembleia não o poderá negar, a não ser que exista um equipamento de carregamento comum no prédio...

Já mandei à administração o decreto lei de Abril de 2010 mas não encontrei nada sobre o equipamento da EFACEC nem nenhum certificado oficial de conformidade do LEAF. Já expliquei, por exemplo, que a "pistola" do Home Charger não tem corrente na ponta a não ser que esteja ligada na ficha do carro, etc, etc...

Gostaria de obter os certificados de conformidade dos Home Chargers e da obra a realizar nos condomínios, etc.

Já é tarde mas irei contactar a EFACEc sobre isto, contudo, gostaria de abrir aqui este tópico, pois poderá haver mais casos de dúvidas deste tipo e, caso algum de vocês tenha alguma coisa oficial, agradeço que partilhe aqui.

Obrigado.

sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Condomínio com dúvidas

Mensagem por mjr » 06 out 2011, 23:51

Não sei se existem esses certificados mas isso cheira muito a FUD! Deve alguém anti VE a espalhar FUD entre os condóminos. O EVSE da Efacec é infinitamente mais seguro que uma tomada comum pois só quando o carro manda é que ele disponibiliza os 230V.

Confesso que fico triste com este tipo de notícias, parece que ainda estamos na idade média.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Condomínio com dúvidas

Mensagem por mikexilva » 07 out 2011, 00:51

Isso dá vontade de montar uma tomada normal ao lado do EVSE na garagem e meter um poster por cima:
"Experimente aqui a diferença de uma tomada normal para o equipamento EVSE: instruções meta 1 dedo em cada buraco na tomada que lhe inspire mais confiança e o faça sentir mais seguro".
Depois é esperar para ver quem é que aparece no dia as seguir junto à tomada normal, e já podes retirar a tomada normal do local e também já não deve haver opositores na reunião de condomínio.. vais ver que no dia a seguir todos os lugares dos vizinhos em vez das tomadas normais, vão ter um EVSE para carregares o teu carro :P

Agora a falar a sério, penso que o melhor mesmo é contactar a EFACEC e perguntar se tem algum documento ou informação nesse sentido.
Aqui no meu condomínio ninguém levantou problemas, como também a maior parte das pessoas é malta nova até deve ter achado uma certa curiosidade, pois já tinha mandado um mail geral a dizer bem do carro (e que iria precisar de montar um ponto de carga junto aos meus lugares de estacionamento) mesmo antes de ser eleito carro do Ano 2011 na Europa e no mundo ;)
Depois como o LEAF não tem emissões poluentes também ajuda a melhorar a qualidade do ar e sujidade na garagem, pois gases venenosos em espaços fechados parece-me ser bem pior que um EVSE na parede ;)

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Condomínio com dúvidas

Mensagem por RJSC » 07 out 2011, 01:12

Mete uma tomada CEE e usa o EVSE que vem com o LEAF e pronto.
Poupa dinheiro e ninguém se queixa do "aparelho esquisito". :lol:

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Condomínio com dúvidas

Mensagem por ruicvt » 07 out 2011, 01:50

"As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância." - Napoleão

Boa sorte... :roll:

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Condomínio com dúvidas

Mensagem por Essiemme » 07 out 2011, 11:18

Já pedí ajuda à Efacec.

Compreendo que este assunto seja ainda tabú para muita gente.

Mas também há pessoas interessadas, é de facto um momento de viragem no paradigma da mobilidade.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: Condomínio com dúvidas

Mensagem por jfreire » 07 out 2011, 13:32

Olá!

Segundo a lei, o condomínio não pode chumbar a instalação do equipamento da Efacec, uma vez que é um equipamento certificado, e é feito por pessoal certificado.

Para te chumbarem a instalação, o condomínio/administração tem de ser organizar e marcar uma assembleia para obter uma maioria de 2/3 de capital.

Mesmo assim, as razões do chumbo estão legisladas:
(copy-paste da lei)
"
a) Quando, após comunicação da intenção de instalação por parte de um condómino, arrendatário ou ocupante legal, procederem, no prazo de 90 dias, à instalação de um ponto de carregamento de baterias de veículos eléctricos para uso partilhado que permita assegurar os mesmos serviços, a mesma tecnologia e as necessidades de todos os seus potenciais utilizadores;
b) Quando o edifício já disponha de um ponto de carregamento de baterias de veículos eléctricos ou tomada eléctrica para uso partilhado que permita assegurar os
mesmos serviços e a mesma tecnologia;
c) Quando a instalação do ponto de carregamento ou tomada eléctrica coloque em risco efectivo a segurança de pessoas ou bens ou prejudique a linha arquitectónica
do edifício.
"

Deixo-te o link para a legislação aqui: http://dl.dropbox.com/u/19242208/Lei%20 ... tricos.pdf

O artigo que te interessa é o 29º (Pontos de carregamento em edifícios existentes)

Caso não optes pelo Homecharger, aí sim, precisas de ser tu a obter 2/3 de aprovação, porque a lei já não está do teu lado.

Abraço e boa sorte!


Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Condomínio com dúvidas

Mensagem por Essiemme » 07 out 2011, 13:37

Obrigado a todos.

Contudo, surge-me a seguinte dúvida, então:

Será necessária a assembleia na mesma para o caso de querer instalar o Home Charger ?

...ou será apenas necessária, como o JFreire diz, com dois terços de aprovação, se for opção do condomínio instalar às suas custas um ponto de carga comum ? Ou, por outras palavras, poderei eu adjudicar o orçamento da Efacec sem ter o OK da administração ?
(duvido disto porque existem cartas tipo para obter esta autorização, por parte da administração...)

Foi minha interpretação que continua a ser necessário um OK da assembleia para a "minha" opção... :roll:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: Condomínio com dúvidas

Mensagem por jfreire » 07 out 2011, 14:04

Essiemme Escreveu:Obrigado a todos.

Contudo, surge-me a seguinte dúvida, então:

Será necessária a assembleia na mesma para o caso de querer instalar o Home Charger ?

...ou será apenas necessária, como o JFreire diz, com dois terços de aprovação, se for opção do condomínio instalar às suas custas um ponto de carga comum ? Ou, por outras palavras, poderei eu adjudicar o orçamento da Efacec sem ter o OK da administração ?
(duvido disto porque existem cartas tipo para obter esta autorização, por parte da administração...)

Foi minha interpretação que continua a ser necessário um OK da assembleia para a "minha" opção... :roll:
Viva!

A minha leitura é a seguinte:
Qualquer obra em partes comuns obriga a uma aprovação de 2/3, daí as cartas tipo de autorização. No entanto, nos equipamentos de carregamento de veículos elétricos há legislação própria.

Pela minha leitura da lei, apenas se pode fazer isto "à bruta" caso instales um equipamento próprio de carregamento (Efacec). Fichas CEE não podes.
Atenção que sou Eng. Informático, e não advogado, mas este decreto lei é bastante claro e simples de ler.

Foi o que eu fiz. Informei a administração da instalação e enviei o decreto lei para apoio.
Instalei cabos de 4mm2 do meu apartamento até à garagem, tal como me foi exigido pela Efacec, instalaram no meu parqueamento um mini-quadro com disjuntor especial (curva B, que pelos vistos é importante) e duas "cenas" para sobretensão. Para piada instalei também um contador.

Fiz TUDO como mandam as regras, e gastei uma pipa de massa (~1500€) para garantir que ficava tudo impecável.

Alias, a instalação ficou pronta hoje! :)

Caso alguém ache que o Homecharger coloca problemas de segurança, fico à espera que o consigam provar, o que será difícil porque tenho à frente do meu lugar de garagem uma ficha do condomínio, cuja única proteção é uma tampinha de plástico.

Abraço!

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Condomínio com dúvidas

Mensagem por Essiemme » 14 jan 2012, 12:35

Lamento informar que, após assembleia geral ordinária, ocorrida ontem - dia 13 de Janeiro de 2012, me foi recusado o pedido de instalação do conjunto de carreganento da Efacec. Aliás, eu fiquei logo com a sensação que já tinha sido recusado logo no primeiro dia em que abordei o assunto numa reunião interna...

Enfim, vou ter de proceder com o apoio das autoridades competentes, pois vai ter de ser "à bruta".

Não vou colocar aqui as razões apontadas para a recusa por ser do foro privado deste condomínio, apenas adianto que não havia (continua a não haver) um motivo válido para além do buraco vir a provocar "eventuais" problemas estruturais... :shock:

É uma tristeza... receio ser o primeiro condomínio do país (e do mundo) a recusar isto...

sm

:(
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Responder

Voltar para “Proprietários do Nissan Leaf”