CABO MENNEKES

Fórum para os proprietários do LEAF discutirem e descreverem a sua experiência e impressões dos seus LEAF's
JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

CABO MENNEKES

Mensagem por JAbrizida » 22 nov 2011, 17:04

Na zona de Sintra já existem vários postos de carga que, já utilizei uma ou duas vezes com o cabo industrial fornecido, mas que depois deixaram de funcionar dando a informação de indisponível para o posto 1. Já liguei várias vezes para a MOBI.E a dar conta do sucedido e eles disseram-me que estes postos ainda estão em fase de instalação.
Como o posto 2 dava informação de disponível resolvi experimentar com o cabo Mennekes, pese embora a dificuldade de chegar ao local, o resultado foi positivo, pelo menos por agora. Amanhã vou tentar novamente.
Este cabo deve estar disponível para TROCA( pelo cabo industrial) ou aquisição, nos concessionários, a partir do próximo mês.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
[/img]

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: CABO MENNEKES

Mensagem por ruimegas » 22 nov 2011, 17:06

Obrigado pela informação.

Ficaste com uma ideia de quanto vão pedir em termos de preço pelo cabo Modo 3?
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: CABO MENNEKES

Mensagem por JAbrizida » 22 nov 2011, 17:14

Só me disseram, o que é óbvio, vai ser muito mais barato que o cabo industrial. O preço deve ser definido pelos concessionários.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: CABO MENNEKES

Mensagem por RJSC » 22 nov 2011, 21:06

Se calhar quem comprar um Leaf daqui a uns meses vai ter azar e vai receber um cabo mennekes com o carro, pagando o mesmo.
Lá se vão os pontos de carregamento domésticos de baixo custo.

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: CABO MENNEKES

Mensagem por JAbrizida » 23 nov 2011, 12:19

Segundo me informaram na Nissan, prevê-se que no futuro os Postos de Carregamento passem a ter exclusivamente tomadas para o Mennekes, que aliás vai ser adoptado na UE. Portanto já certo que a partir de agora o LEAF só vem com este cabo.
As vantagens que este cabo tem são apenas em termos de maneabilidade, é mais leve e ocupa menos espaço. Por lado não se consegue retirar da tomada sem dar a instrução de desligar, para a qual é necessário o cartão. Logo deste ponto de vista é mais seguro.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: CABO MENNEKES

Mensagem por RJSC » 23 nov 2011, 16:07

Pois sim, mas pelo menos deviam fazer um corte no preço do carro equivalente à diferença dos cabos.
Porque assim, o cliente para carregar em casa vai ter comprar um EVSE, seja o da Nissan (caro) ou o HomeCharger (caríssimo!).
Além de que de momento, ainda há muitos postos apenas com ficha CEE. Em Aveiro estão todos, e não sei quando irão mudar.
A mudar para Mennekes, também deviam ligar as 3 fases na tomada, coisa que não está a acontecer, continuam a ligar uma fase com 16 A.
Faria uma grande diferença no tempo de carregamento para os VE equipados com Mennekes de fábrica.

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: CABO MENNEKES

Mensagem por JAbrizida » 24 nov 2011, 21:18

O pioneirismo paga-se! Hoje o “Mennekes” pregou-me uma partida depois de efectuar o carregamento, com as dificuldades de parqueamento habituais, segui os procedimentos prescritos: apresentar o cartão para leitura e depois seleccionar a opção desligar, no entanto o cabo ficou bloqueado e não saiu. Depois de cerca de 30 minutos de várias tentativas sem sucesso, acabei por ligar para a MOBI.E cerca das 11:30 H e muito embora a simpatia da pessoa que me atendeu o cabo só foi retirado já depois das 19:30H. Apesar de hoje ser dia de Greve Geral, convenhamos que isto é uma situação preocupante.
Hoje, apesar de tudo tive a sorte de ter acontecido próximo de Ginásio onde costumo ir e num local relativamente vigiado. Segundo me relataram os técnicos da EFACEC isto já aconteceu algumas vezes no aeroporto e obriga sempre a uma deslocação ao local pois não conseguem fazer o desbloqueio remotamente. Aproveitei também para questionar sobre a avaria do posto Nº1, que usa o cabo fornecido com o carro, e foi-me respondido que era só o disjuntor que tinha disparado, provavelmente devido a uma sobrecarga.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: CABO MENNEKES

Mensagem por RJSC » 24 nov 2011, 23:28

JAbrizida Escreveu: Aproveitei também para questionar sobre a avaria do posto Nº1, que usa o cabo fornecido com o carro, e foi-me respondido que era só o disjuntor que tinha disparado, provavelmente devido a uma sobrecarga.
Isso é o mais vergonhoso!
Em casa, se um disjuntor desligar, a pessoa pode ir ao quadro para o voltar a ligar. No posto não tem acesso, logo o mínimo que se exigia era um dispositivo que fizesse um teste e se rearmasse automaticamente ao fim de algum tempo, não apenas um simples disjuntor que pode desligar a um fim-de-semana e deixar alguém a pé.

O problema do mennekes preso era mecânico na tomada, ou elétrico no sistema de controlo?

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: CABO MENNEKES

Mensagem por JAbrizida » 25 nov 2011, 08:21

Em relação ao disjuntor, comuniquei a ocorrência à MOBI.E no princípio de Outubro e eles disseram que o posto ainda estava em instalação. Ontem o técnico da EFACEC disse-me que o posto estava operacional e o problema foi só o disjuntor que disparou!
Isto de não se pagar é uma arma de 2 bicos, por um lado nós vamos testando e dando informação sobre as anomalias detectadas, por outro eles não se sentem na obrigação de reparar as avarias atempadamente e nós não podemos reclamar.
O problema da tomada Mennekes é mecânico pois quando se dá a instrução de desligar nota-se que a luz de aviso apaga, portanto deixa de haver corrente na tomada. Serão portanto as garras que prendem a ficha que não desarmam. Como já referi este problema é recorrente.

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: CABO MENNEKES

Mensagem por vgomes » 25 nov 2011, 12:17

Pois,

Na Trafaria o posto está assim há muito tempo. é o único posto que dá para nós, visto no nosso concelho não haver nenhum. Este é mesmo em frente ao local de trabalho.
nem quero acreditar que foi o disjuntor que disparou! Para além que querer dizer que não conseguem sequer solucionar em tempo útil, posso garantir que ficou assim qd o nosso carro estava lá a carregar pela primeira vez. Quer dizer que vai disparar sempre?

Com a suspensão do subsidio vai ser muito difícil por este projecto no bom caminho.
Mais uns milhares de € que vão ficar ao abandono só para ser utilizado como arma de arremesso politico...

Enfim.

Responder

Voltar para “Proprietários do Nissan Leaf”