Inspecção Periódica Obrigatória

Fórum para os proprietários do LEAF discutirem e descreverem a sua experiência e impressões dos seus LEAF's
Avatar do Utilizador
joelfmachado
Proprietário Leaf
Mensagens: 293
Registado: 05 jan 2012, 21:56
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 46,84 Ah
Localização: Benedita

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Mensagem por joelfmachado » 09 jun 2015, 16:02

Hoje fui fazer a inspeção ao meu Leaf que é de 1 junho 2011.
Tudo rápido e normal.
O melhor foi depois porque tive a oportunidade de experimentar na mesma manhã o kia sool e o Tesla P85D. Obrigado Filipe pela experiência.

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Mensagem por Flyer » 16 nov 2015, 19:31

Fiz hoje a ipo; Primeiro VE a fazer em Azeitão, e do ponto de vista técnico correu tudo bem e passou sem problemas.
Ia chumbando por um detalhe, que confesso não saber se é válido, mas do qual tenho sérias dúvidas: onde se encontra o número do chassis?
Tanto quanto sei, está no tablier do lado do condutor junto ao vidro; acho que é onde a lei manda pôr. É.... só que não aceitaram, porque dizem que tem de estar gravado na chapa do veículo.
Procurámos, procurámos e nada...às tantas tinha seis inspectores e dois policias (que estavam a fazer o ipo a uma viatura), junto do carro e quase já a pensarem desmontar o carro.... :D
Telefonei para a Renault que confirmou o sitio do vidro. Finalmente lá descobriram e deixo aqui o aviso aos próximos, caso apareçam mais inspectores destes: o número está gravado na chapa do chão do carro, por detrás do banco do pendura. Existe um corte quase imperceptível na carpete, levanta-se e tem mais uma espécie de tampa que se levanta e...milagre, o dito número.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

pcdefl
Mensagens: 452
Registado: 21 abr 2015, 14:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Mensagem por pcdefl » 16 nov 2015, 19:47

Chassis number ou VIN é a mesma coisa, certo?
Mas que grande cegada.
Quando trouxe um bm de bruxelas para cá teve que se desmontar uma tampa por baixo do carro, foi uma bela chatice. Ou seja: os fabricantes colocam visível para facilitar, a lei complica para complicar...
Parabéns por ter passado, depois desse susto.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Mensagem por mjr » 16 nov 2015, 21:53

No Leaf o técnico também demorou alguns minutos a encontrar. Normalmente há vários sítios no chassis onde está marcado o VIN. E é importante que assim seja.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Mensagem por rnlcarlov » 17 nov 2015, 11:05

O VIN dos clones é facil. No porta bagagens temos uma tampa de plástico do lado direito, e lá dentro está gravado o VIN. O compartimento ainda tem algum espacito, pelo que até o uso para guardar a minha extensão de 10m (fica um bocado a abarrotar, mas pronto ;)

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Mensagem por lmmr74 » 17 nov 2015, 11:21

Levei o Ampera à inspecção em Outubro e correu bem, fiquei inclusivé surpreendido pela positiva, pois estavam preparados para fazerem a vistoria num carro pouco comum. A única nuance que me deixou com a "pulga atrás da orelha" foi terem-me pedido para ligar o AC no máximo e quando perguntei qual a razão, responderam-me que era para a máquina captar a rotação do motor eléctrico :shock: . Passou sem qualquer anotação.

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Mensagem por Flyer » 17 nov 2015, 11:30

lmmr74 Escreveu:Levei o Ampera à inspecção em Outubro e correu bem, fiquei inclusivé surpreendido pela positiva, pois estavam preparados para fazerem a vistoria num carro pouco comum. A única nuance que me deixou com a "pulga atrás da orelha" foi terem-me pedido para ligar o AC no máximo e quando perguntei qual a razão, responderam-me que era para a máquina captar a rotação do motor eléctrico :shock: . Passou sem qualquer anotação.
Não estão já a inventar um bocado?... o que é a rotação do motor eléctrico tem a ver com a segurança? faz-me lembrar à uns anos atrás que quiseram chumbar-me um carro que tinha importado e que tinha uma ligeira amolgadela do pára-choques, mas sem consequências de maior...
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Mensagem por Flyer » 17 nov 2015, 11:31

rnlcarlov Escreveu:O VIN dos clones é facil. No porta bagagens temos uma tampa de plástico do lado direito, e lá dentro está gravado o VIN. O compartimento ainda tem algum espacito, pelo que até o uso para guardar a minha extensão de 10m (fica um bocado a abarrotar, mas pronto ;)
Se calhar é ignorância minha, mas eu achava que o VIN só tinha de estar visível junto ao vidro. pelos vistos estou enganado.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Mensagem por mjr » 17 nov 2015, 11:32

LOL que ignorantes... Acham que o AC dos VEs funciona como os pré-históricos CI, através de uma correia acoplada ao veio do motor. Enfim...

Sobre o VIN, além do vidro também está gravado mecanicamente no metal do chassis em vários sítios, alguns conhecidos, outros secretos. Uma das razões é para identificar carros roubados...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Inspecção Periódica Obrigatória

Mensagem por Flyer » 17 nov 2015, 11:38

mjr Escreveu:LOL que ignorantes... Acham que o AC dos VEs funciona como os pré-históricos CI, através de uma correia acoplada ao veio do motor. Enfim...

Sobre o VIN, além do vidro também está gravado mecanicamente no metal do chassis em vários sítios, alguns conhecidos, outros secretos. Uma das razões é para identificar carros roubados...
Compreendo. Mas a questão é : se eles não encontrassem oVIN na chapa podiam chumbar o carro? legalmente não sou obrigado a conhecer os lugares onde o fabricante possa esconder o número.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Responder

Voltar para “Proprietários do Nissan Leaf”