Portimão a 600 kms e ferry até à Madeira

Fórum para os proprietários do LEAF discutirem e descreverem a sua experiência e impressões dos seus LEAF's
beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Portimão a 600 kms e ferry até à Madeira

Mensagem por beme83 » 02 jul 2018, 16:13

Caros
Uma vez que podemos ir até à Madeira de Ferry pensei em organizar uma ida lá, a questão é que Portimão dista 600 Kms de minha casa (região de Aveiro) :shock: nada que tema mas preciso de uma pequena ajuda antes de marcar viagem. O meu Leaf é de 24kws "lizzard" e está neste momento pelo leafspy com 19kws a 100% assim e simulando no Jurassich deram me os seguintes valores para os kms e % de bateria.
Pedia assim a quem já foi se pudesse dar uma ajudinha:
Imagem

Escolhi Santarém para evitar Aveiras de Cima devido às possíveis filas (mesmo indo de noite) e Almodôvar pois chego com pareceu-me melhor para ir a Loulé. Como vou para Portimão o PCR de Loulé via Almodôvar é uma opção apenas pois poderia ir direito a Portimão e seguir no Ferry e só carregar no Funchal. Que me dizem desta última opção é viável
Em termos de tempos de carregamento sei que alguns ultrapassam os 30 minutos mas como referi pretendo fazer esta viagem de noite de forma evitar/fazer filas nos PCR.
Já procurei por dados do LEAFSPY de quem tenha feito Porto-Algarve mas não consegui encontrar, para me orientar.

Edit: Estava pensar ir sempre por nacional excepto os carregamentos
Última edição por beme83 em 02 jul 2018, 16:46, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Portimão a 600 kms e ferry até à Madeira

Mensagem por BrunoAlves » 02 jul 2018, 16:42

Eu acabei de vir da Madeira, mas de avião ehehehe :mrgreen:
O preço do ferry até é engraçado para os carros eléctricos, mas para a restante família não é assim tão simpático :( No geral, dificilmente compensa a viagem de avião, se se conseguir um voo a preços porreiros (eu comprei 7 voos ida e volta por cerca de 450€). Além da duração de cerca de 20h, mas a viagem também pode valer por isso. Cada um terá de fazer as suas contas.

Dito isto, em relação à viagem, eu fui ao Algarve no meu, que tinha mais ou menos os mesmos 19kWh pelo LS, mas ainda só havia Pombal e Aveiras. Com os novos é mais fácil pelo menos a A1.

Alguns dos teus tempos de carregamento parecem-me exagerados. Eu sugeria:
- Pombal, carregar até 80% max. Nem meia hora deve dar. Depois modera o pé até ao topo da serra, daí para a frente aproveita o embalo até Santarém :) Podias carregar mais um bocado e ir até Aveiras directo, muita gente o fez quando só haviam esses. Eu fiz, mas saí para a nacional.
- Santarém - Alcácer, se são 125km não deves chegar com 24% a menos que vás MUITO devagar. Eu sugeria carregar bem em Santarém e manter CC nos 90km/h. Dá de certeza, mas vais chegar a roer os dedos :mrgreen:
- Alcácer - Aljustrel é um tirinho. Carrega só a 70-80%
- Aljustrel - destino é que a porca torce o rabo...
Em qualquer situação, vais ter de carregar bem. A serra não perdoa (pelo menos pela A2, por Almodôvar não conheço). O maps está a dar-me 125km por Almodôvar.
Para Portimão directo também são ~~128km. Se contactares o ferry e te derem autorização para carregar a bordo (já há relatos disso no ferry de Setubal), eu arriscava a ir mais devagar e ir directo a Portimão.
Vai ser um troço de alguma ansiedade e velocidades baixas :mrgreen:

edit para o teu edit: :mrgreen:
Isso foi o que eu fiz e não o recomendo. É uma viagem penosa, de seguramente 10-11h ou mais. Tens aqui o relato da minha viagem para Monte Gordo
viewtopic.php?f=56&t=5173&start=100#p77520 (e posts seguintes)
E o regresso:
viewtopic.php?f=56&t=5173&start=160#p79415
Fiz muitas coisas erradas, na altura sabia muito pouco de como rentabilizar o carro. Para baixo fiz 14h (mas na altura era obrigado a ir a Palmela porque não havia PCR no sentido SN em Alcácer), para cima 11h. Feito por AE só a A2/A22, tudo o resto foi entra e sai. Já voltei ao Algarve mais algumas vezes e nunca mais repeti a gracinha, só o volto a fazer quando for possível carregar ao longo da nacional.
edit2: Santarém fica muito longe do IC2. Se fores para fazer isso, carrega bem em Pombal e faz o IC2 até Aveiras, a área de serviço é logo a seguir à entrada na auto estrada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Portimão a 600 kms e ferry até à Madeira

Mensagem por labutess » 02 jul 2018, 22:44

Mais 1 que vai para a Madeira de ferry :) .Já tenho bilhetes para a 1 semana de agosto, aqui fazendo as contas,pra mim compensa ir de ferry. Se não reservar previamente um carro,este poderá sair no mínimo uns 70 euros dias,no leaf são 120 ida e volta,já compensa aqui e fica de fora o combustível.
Na minha viagem a partida vai ser de setubal e pela nacional,já só posso contar com 14kwh, mas chego lá :lol:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Portimão a 600 kms e ferry até à Madeira

Mensagem por migle » 03 jul 2018, 01:43

Conheces bem o caminho por Almodôvar? É que se não conheces, não vás. Eu bem sei que apetece, porque não há maneira de sair do PCR de Aljustrel sem fazer kms a mais.

Sair do PCR de Aljustrel e voltar para o IC1 para Alvalade é andar para trás. Sair do PCR e voltar para o IC1 pela Messejana é uma granda volta. Sair do PCR e seguir para Aljustrel e depois Castro Verde e aí voltar ao IC1 por Ourique, parece menos mal, mas a estrada (IP2 Ourique-Beja) tem piorado. De Castro Verde a Almodôvar é o único pedaço que se aproveita, mas depois em Almodôvar não há alternativa senão continuar pela serra.

Ir pela serra é muito demorado. Pela velhinha N2 em direcção a Faro são apenas 74km mas demora-se à vontade 1h30. A estrada foi pensada para que os animais a conseguissem fazer. Além disso, sobe ao ponto mais alto da serra, a estrada passa no miradouro do Caldeirão, 588m (dá 638m em altura de GPS, são mais 50m), e só desce significativamente depois de São Brás. Portanto, esta opção é para esquecer.

A outra estrada, pelo Malhão, Salir, Tôr, Loulé, vai mesmo a caminho do PCR no sentido O/E, mas passa pelo segundo e terceiro pontos mais altos da serra, Mú no Alentejo, e Malhão, ambos bem acima dos 500m. Só depois de Malhão, já perto de Salir, é que se perde altitude e se pode esperar que o consumo desça. Entre Malhão e Pé do Coelho, em 3km, a diferença de elevação são 250m. Mas esta estrada faz-se comparativamente melhor que a N2, tem partes com o piso todo arranjadinho, mas estamos a falar de estradas muito demoradas.

Por comparação, a A2 não atinge os 350m e o IC1 não atinge os 300m. Mas de qualquer modo, eu não estou a falar do ponto de vista da autonomia, nem fiz contas. Estou a chamar a atenção que são caminhos bastante penosos. Para mim, com carro a gasolina, eram 3h15 pela nacional ou 4h a 4h15 pela serra. É bonito, daí despertar tanta conversa (particularmente pela N2), mas...

O problema da altitude é só a pessoa, até ao momento em que desce, ficar a pensar que não tem gasolina que chegue no depósito. Depois desce e afinal deu, mas até lá é um stress. Eu fui uma vez de Alcácer para Faro pela N2. Em São Brás, a 21km de Faro, tinha 8km de autonomia, e cheguei a Faro mais ou menos com os mesmo 8km.

Ou seja, a altitude é o menos, o pior é as curvas. Eu ia dizer que do lado positivo, Salir, que fica bem antes do destino, é uma vila grande, teria bombeiros, mas parece que já não tem: o antigo quartel foi convertido em posto da GNR.... portanto bombeiros só em Loulé um quartel grande, logo à entrada para quem vem da serra. (EDIT: custa a acreditar que Loulé, o maior concelho do Algarve, a maior parte da serra do Caldeirão, floresta autóctone, o último refúgio conhecido do lince em Portugal, a melhor cortiça do mundo, só tenha um quartel de bombeiros em Loulé e uma delegação em Quarteira, pode-me estar a escapar algum).

O caminho rápido é sair da A2 apenas em Messines e depois N124 até Silves. Messines tem bombeiros voluntários, Silves também. Alternativamente, para poupar na portagem, sair em Ourique.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Portimão a 600 kms e ferry até à Madeira

Mensagem por beme83 » 03 jul 2018, 10:20

labutess Escreveu:
02 jul 2018, 22:44
Na minha viagem a partida vai ser de setubal e pela nacional,já só posso contar com 14kwh, mas chego lá :lol:
Como pensa fazer o último trajeto entre PCRs? é que fica à justa para um de 19 kw quanto mais para 14kw... eu no meu dia a dia levo uma média de 11.4kw/100km nos ultimos 20000kms e a dos últimos 45000 não é muito diferente.... e mesmo assim estou :? :shock: em fazer a viagem....

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Portimão a 600 kms e ferry até à Madeira

Mensagem por migle » 03 jul 2018, 10:24

Diz que há um sítio em Ourique, onde fazem festas, que tem umas tomadas. Está no electromaps.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Portimão a 600 kms e ferry até à Madeira

Mensagem por beme83 » 03 jul 2018, 12:26

migle Escreveu:
03 jul 2018, 10:24
Diz que há um sítio em Ourique, onde fazem festas, que tem umas tomadas. Está no electromaps.
Já vi. Quem vai do norte mais uma hora de viagem já começa a pesar.....

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Portimão a 600 kms e ferry até à Madeira

Mensagem por labutess » 03 jul 2018, 12:59

beme83 Escreveu:
03 jul 2018, 10:20
labutess Escreveu:
02 jul 2018, 22:44
Na minha viagem a partida vai ser de setubal e pela nacional,já só posso contar com 14kwh, mas chego lá :lol:
Como pensa fazer o último trajeto entre PCRs? é que fica à justa para um de 19 kw quanto mais para 14kw... eu no meu dia a dia levo uma média de 11.4kw/100km nos ultimos 20000kms e a dos últimos 45000 não é muito diferente.... e mesmo assim estou :? :shock: em fazer a viagem....
A minha viagem vai ser
Setubal- pcr alcarcer e saio logo para a nacional direito a Santiago e fico em s.luis, tenho lá família. No outro dia vou de s.Luís até aljezur e carrego nos bombeiros e depois Portimão .já recebi email do ferry para quando colocar o carro no porão pedir para colocar logo á carga,depois já não se pode ir ao carro.Depois na madeira temos 3 pcr e vários lentos e tb a opção de carregar no alojamento.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Portimão a 600 kms e ferry até à Madeira

Mensagem por beme83 » 03 jul 2018, 14:27

Não se esqueça que a partida é as 12 logo para fazer isso tudo no dia da partida há que acordar bem cedo...vou estudar melhor o assunto mas gostava mesmo de ir de VE. Na madeira não me preocupa. Fico contente de saber que possibilitam o carregamento no porão do navio

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Portimão a 600 kms e ferry até à Madeira

Mensagem por labutess » 03 jul 2018, 18:18

O embarque é as 11h,como veNS de mais longe talvez seria melhor passares a noite mais perto de Portimão para não haver chatices. É que depois de comprares os bilhetes eles não devolvem o dinheiro e só tens uma ida por semana.
Estas a pensar ir em que dia?

Responder

Voltar para “Proprietários do Nissan Leaf”