Multado aquando do carregamento

Fórum para os proprietários do LEAF discutirem e descreverem a sua experiência e impressões dos seus LEAF's
beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Multado aquando do carregamento

Mensagem por beme83 » 28 nov 2018, 10:47

Aconteceu-me uma situação estranha, que penso, que só aconteceu devido a desconhecimento da legislação. O meu VE por inerência eu, fui multado aquando do carregamento por estar em contra-mão no ponto de carregamento. Contudo como tenho um LEAF só me é possível carregar pois de outra forma o cabo não é suficiente. Penso que como o carro não está em estacionamento mas sim em local de carga o artigo 48 alínea 4 do Código da estrada não se devia aplicar pois não estamos estacionados ou parados, mas sim em carregamento. A alguém já aconteceu essa situação? Como devia contestar?
Artigo 48 alínea 4
"Dentro das localidades, a paragem e o estacionamento devem fazer-se nos locais especialmente destinados a esse efeito e pela forma indicada ou na faixa de rodagem, o mais próximo possível do respetivo limite direito, paralelamente a este e no sentido da marcha"

Ou seja estar estacionado fora da faixa de rodagem se não tiver uma seta a indicar a direçao de estacionamento devia-se poder estacionar em contra-mão de acordo com o articulado correto?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Multado aquando do carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 28 nov 2018, 11:06

É uma situação bicuda sim...
Em PCN nunca me aconteceu porque tenho cabo de 10m, não o dispenso nem por nada. Mas em PCR, como a porta de carregamento do ioniq é num sítio ordinário, já fiz umas manobras bem desagradáveis para conseguir carregar em alguns locais.

Não sei com quem te aconselhares, honestamente. Eu pedia ajuda à UVE (sou associado)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Multado aquando do carregamento

Mensagem por pemifer » 28 nov 2018, 11:16

beme83 Escreveu:
28 nov 2018, 10:47
Aconteceu-me uma situação estranha, que penso, que só aconteceu devido a desconhecimento da legislação. O meu VE por inerência eu, fui multado aquando do carregamento por estar em contra-mão no ponto de carregamento. Contudo como tenho um LEAF só me é possível carregar pois de outra forma o cabo não é suficiente. Penso que como o carro não está em estacionamento mas sim em local de carga o artigo 48 alínea 4 do Código da estrada não se devia aplicar pois não estamos estacionados ou parados, mas sim em carregamento. A alguém já aconteceu essa situação? Como devia contestar?
Artigo 48 alínea 4
"Dentro das localidades, a paragem e o estacionamento devem fazer-se nos locais especialmente destinados a esse efeito e pela forma indicada ou na faixa de rodagem, o mais próximo possível do respetivo limite direito, paralelamente a este e no sentido da marcha"

Ou seja estar estacionado fora da faixa de rodagem se não tiver uma seta a indicar a direçao de estacionamento devia-se poder estacionar em contra-mão de acordo com o articulado correto?
É esse o artigo mencionado na multa?
Se é verdade que o carro não estava estacionado, também é verdade que estava parado. O artigo fala em "paragem", pelo que não vejo maneira de contestação por aí.
A única contestação possível será argumentar que é impossível carregar sem por o carro em posição ilegal. Para isso é fundamental fotos do local.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Multado aquando do carregamento

Mensagem por mjr » 28 nov 2018, 11:37

Já fui "avisado" pela PSP por estar a carregar em contramão num local privado de acesso público (Prio.e Zona industrial do Porto). Há até um vídeo da UVE... :whistle:

Legalmente não sei a legitimidade da multa, mas a questão deles deve ser que para colocar (ou retirar) o carro naquela posição foi necessário realizar uma manobra perigosa, e daí a multa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Multado aquando do carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 28 nov 2018, 11:46

mjr Escreveu:
28 nov 2018, 11:37
Já fui "avisado" pela PSP por estar a carregar em contramão num local privado de acesso público (Prio.e Zona industrial do Porto). Há até um vídeo da UVE... :whistle:
No PCR da Prio? Mas se a memória não me falha aquilo nem sequer fica numa estrada, apenas no caminho de acesso às lavagens ou lá o que é

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Multado aquando do carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 28 nov 2018, 12:45

Pode sempre ter sido o mesmo agente que há uns anos tinha o carro da PSP estacionado no PCR enquanto tomava café :?

O facto é que a nossa necessidade de carregamento não se pode sobrepor ao código da estrada.
Na Av. França tenho de virar o carro em contra mão para conseguir carregar. Está errado e a culpa é da porcaria da colocação da tomada no carro, não dos polícias nem da legislação
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Multado aquando do carregamento

Mensagem por migle » 28 nov 2018, 23:10

Av de França, PCR de Santarém... Porém, também em quase todas as AS de autoestradas em que é preciso meter em espinha... Pensando bem, é um bocado inerente ao estacionamento em espinha.

Penso que a manobra não é argumento, o argumento é sim a tal regra do estacionamento em contra mão. Eu já fui multado por essa regra (30€) numa aldeia no Alentejo.... E senti-me alvo de perseguição, porque... Desde carros estacionados encostados à parede, etc...

Onde foi? Que zona do país evitar?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Multado aquando do carregamento

Mensagem por mjr » 28 nov 2018, 23:11

rnlcarlov Escreveu:
28 nov 2018, 11:46
mjr Escreveu:
28 nov 2018, 11:37
Já fui "avisado" pela PSP por estar a carregar em contramão num local privado de acesso público (Prio.e Zona industrial do Porto). Há até um vídeo da UVE... :whistle:
No PCR da Prio? Mas se a memória não me falha aquilo nem sequer fica numa estrada, apenas no caminho de acesso às lavagens ou lá o que é
Mas como é de acesso público e tem um sinal de sentido único deu para o agente da PSP querer mostrar quem é que manda. Enfim...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Multado aquando do carregamento

Mensagem por santanamos » 30 nov 2018, 14:51

Eu estaciono em contra-mão todas as semanas para carregar. Como a minha boleia é de um amigo policia que se farta de me ouvir reclamar dos outros electricos que ali estão sem carregar agora manda-me a boca que estou a jeito de ser multado também.

Ainda não tive problemas com isso e nem sei o que faria.
Provavelmente contestava simplesmente com o argumento de que estava em abastecimento tal como indica o sinal auxiliar.

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Multado aquando do carregamento

Mensagem por brunoa » 30 nov 2018, 15:19

beme83 Escreveu:
28 nov 2018, 10:47
Artigo 48 alínea 4
"Dentro das localidades, a paragem e o estacionamento devem fazer-se nos locais especialmente destinados a esse efeito e pela forma indicada (...)
Beme83,

E minha opinião pessoal deveria sempre contestar a coima. O artigo em causa é bastante explicito. Paragem e o estacionamento, o que não era o caso. Mais esse local tinha de estar indicado para o efeito, mas pelo que entendo tratava-se de um PCN pelo que também está totalmente esclarecido para que é que o local serve.
Não vejo nessa explicação simplista motivo para coima.

Poderá dar mais dados sobre o local?
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Responder

Voltar para “Proprietários do Nissan Leaf”