Comparativo da Eficiência de EVs

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.

Re: Comparativo da Eficiência de EVs

Mensagempor PedroSantos » 29 jul 2017, 23:23

Viva,

Após a Tesla apresentar o Tesla Model 3 e sabermos mais alguns dados importantes sobre o carro, fui verificar os dados do meu modelo (que tinha aqui partilhado em Julho de 2016) para ver o quão longe ou perto estava das previsões que na altura calculei. Principalmente porque a Tesla não divulgou os dados dos Packs.

Foi por isso que fique bastante agradado quando vi o Peso do Model 3:

Curb weight:
3549 lbs. (Model 3) - 1609 Kgs
3814 lbs. (Model 3 Long Range) - 1730 Kgs


A questão do Peso, o ano passado tinha gerado alguma discussão, principalmente entre alguns utilizadores.

A minha posição em relação ao Peso do Model 3 era esta:
viewtopic.php?f=66&t=4385&start=130#p74057
e:
viewtopic.php?f=66&t=4385&p=74438#p74438

Como resposta a alguns utilizadores, entre eles o RNM e o RDIAS que viam "demasiados milagres" com a possibilidade de uma redução tão "drástica" do peso pela Tesla (é interessante reler os comentários anteriores nestas threads). Embora o RNM tenha, pelo menos esforçado-se, para calcular um valor :

RNM Escreveu:Atenção às fontes e aos opinion makers que andam por aí...

Esta fonte, de longe das mais fidedignas, diz que o pack do 85 são 545 kg.
Assim, as células são apenas 63.8%, 197 kg para estrutura e cooling do pack. Dá Pack Specific Energy: 156 Wh/kg

Relativamente à densidade energética, apenas não acredito que ela apareça a tempo do início de produção do Model 3, em 2018.
Se fizermos as contas a partir do Roaster, dá uma boa evolução em densidade, é verdade.
Contudo, desde do 85 de 2012 até ao 90 de 2015, foram apenas 6% em 3,5 anos. Com a "matemática" de 7%/ano seria um pack de 108 kWh.
Há contas para todos os gostos.

Vamos supor que eles dão 2 saltos tecnológicos, bateria e pack: 20% aumento de densidade energética (química + form factor) e redução de 20% no peso da estrutura e cooling / kWh. Ambos bem ambiciosos.
Para 60 kWh dá 300 kg (muito bom, 2.5x melhor que o pack de 24 do Leaf). 45% menor peso que o pack de 90, com menos 33% de capacidade.

Assim, a minha aposta é 1700~1800kg para o Model 3, modelo base com 60 kWh com a ambiciosa redução de peso no pack acima.


A verdade é que o peso real foi muito semelhante ao que tinha previsto. Isso deveu-se, na minha opinião, às melhorias que referi na densidade energética, na redução do peso do próprio pack e, claro, em algumas reduções de peso no resto do carro.

Assim, utilizando exactamente o mesmo modelo que usei, mas especificando os valores reais hoje disponíveis (peso real da versão base 1609 kgs e Drag Coef. de 0.23) é interessante verificar que a extrapolação da versão Standard (com bateria de 55 kWh e autonomia de 354 kms) para a versão "Long Range" resulta num peso de 1732 Kgs, uma autonomia de 531 Kms e um pack de 75 kWh. O peso oficial da versão Long Range é apenas 2 Kgs a menos do que o meu resultado.

Por essa razão, acredito que os Packs do Model 3 sejam 55kWh para versão Standard e 75kWh para a versão Long Range.

Deixo os dados e o gráfico de eficiência:
Image
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Há um conjunto de outras indicações que me parecem interessantes com base nas specs oficiais apresentadas do Model 3, mas ainda estou a analisar. Se forem pertinentes, partilharei aqui.
PedroSantos
 
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Re: Comparativo da Eficiência de EVs

Mensagempor RNM » 31 jul 2017, 17:02

Ora viva!

Penso que faltam dados oficiais sobre kWh nas baterias e pesos das versões.
EDIT: Aqui estão os pesos, na página oficial:
https://www.tesla.com/pt_PT/presskit?redirect=no

Mas, continuando no reino dos palpites, deixo aqui os meus novos palpites e comentários:
- 2 versões, 50 e 75 kWh
- 25 kWh para os 121 kg de diferença entre versões dá 24% de aumento de densidade energética ao nível do pack. Nada longe da minha estimativa. (***)
- Se forem 20 kWh entre versões, como o Pedro Santos aponta, dá 6% de melhoria de densidade energética.
- Mesmo assim, se os pesos corresponderem à verdade, a minha estimativa de peso falhou principalmente pq não considerei o impacto do minimalismo do interior. (***)
- Assim sendo, com dados que temos, mantenho a minha opinião: não houve qq milagre.

(***) - Parabéns Tesla!
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