+ Outlander PHEV Sintra

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t3lmo
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+ Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » 18 dez 2014, 02:03

Ora bem, tal como já tinha anunciado no DB da minha mota elétrica: http://goo.gl/KEeyFP
:)

No dia em que comemorei 3 anos e quase 28.000 km em 2 rodas elétricas, tomei a decisão de partilhar os eletrões, mas para 4 rodas.
Troquei 2 carros a combustão diesel por um PHEV familiar. Assim serve todos os cenários até que a tecnologia permita mais...


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A história...

Tudo começou num passeio convívio de 2 rodas elétricas ao Cabo da Roca que acabou num almoço em família em Colares, onde no mobi.e local estava um PHEV a carregar. Giro por sinal, despertou o interesse de que afinal havia elétricos familiares que poderiam servir os objetivos em causa: família de 5, muita carga e autonomias para todos os gostos.
Alguns destas premissas ainda caiem por terra em alguns (senão todos) dos elétricos disponíveis no mercado, e os quais testei todos (excepto o Tesla Model S!). Os tempos de carga e autonomias servem para a cidade mas são pouco compatíveis com viagens familiares com 3 filhos menores.

A tecnologia...

Ao PHEV já o tinha testado uns 7 meses atrás: https://www.youtube.com/watch?v=mc424y0lC1A
e achei tecnológicamente bem conseguido, pois um híbrido só faz sentido quando se pode colocar em carga externa e usar em modo elétrico puro, com uma autonomia razoavél para um cenário de utilização diária.
O sistema assenta em dois motores elétricos com 82 CV em cada eixo com 137 Nm de binário (frente) e 195 Nm (atrás), um pack de baterias de 12kW e um motor a gasolina com 2.0 litros de cilindrada com 121 CV e 190 Nm de binário que carrega o pack e auxilía o eixo da frente em caso de necessidade (acima de 120km/h ou na ausência de carga).
Tem três modos de funcionamento:
- Híbrido: funciona com gestão eletrónica destacando o motor CI ou o motor elétrico consoante as necessidades;
- Híbrido paralelo: prioridade ao motor CI com preservação da carga da bateria, recorrendo aos motores elétricos se houver necessidade;
- ZEV: com bateria carregada, usa apenas os motores elétricos.
Tem ainda as funções de:
- Save: para guardar a carga das baterias para usar depois (numa subida ou no trânsito da cidade);
- Charge: usa o motor CI para carregar as baterias (em andamento ou mesmo parado), até 80% em 1h (dizem usar um total 7 litros de gasolina, dispenso para já, mas pode ser útil).

A decisão...

A decisão não foi trivial, por um lado tinha 2 carros a combustão, sendo que um deles queria mesmo trocar (VW Polo 1.4 TDI, 13 anos) e o outro mais familiar, nem por isso! (S-Max Titanium S 2.2 TDCI, 3 anos), por outro estavam a desvalorizar-se cada vez mais... e a consumir combustível (que começa a ser contra os meus princípios).

E assim foi, saem 2 CI's e entra um PHEV nas nossas vidas ;)

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Foi comprado na Univex em Lisboa, pois foi quem me valorizou mais a retoma dos 2 carros.
Era veículo da administração com 1 mês e 950km.

Os detalhes...

Mitsubishi Outlander PHEV INSTYLE NAVI+

- 50km de autonomia em modo elétrico
- 770km de autonomia a gasolina
- 1,9 litros/100km de consumo combinado (...duvido!)
- Tração elétricas às 4 rodas (4WD)
- Sistema de Mitigação de Colisão Frontal (FCM)
- Programador de Velocidade Adaptativo (ACC)
- Sistema de Alerta de Desvio de Faixa (LDW)
- Sistema de navegação (MMCS)
- Sistema de audio premium Rockford Fosgate 710W
- Acesso remoto Wifi (estado de carga, controle da climatização, agendamento/temporização da carga e configurações)
- Carregador EVSE de 10A portátil
- Ficha J1772 (carga lenta) e CHAdeMO (carga rápida)
- Teto de abrir
- Bancos pele preta (trocados, por eram bege)
- Bagageira de 463 litros
- Cor cinzento titanium
Extras:
- Proteções todo-o-terreno (por instalar ainda) e sensores de parqueamento traseiros e frontais
Link:
http://www.mitsubishi-motors.pt/outlander-phev/

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Após a decisão, iniciou-se o processo dos... :)

Acessórios...

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- Cabo Tipo 1 / Tipo 2 (J1772 para Menekkes/62196-2): http://goo.gl/yJrXgh
- Adaptador Cee 3X16 / Shucko 2P+T: http://goo.gl/D2k72L (obrigado zointz) ;)
- Extensão de rolo 15m 16A (Leroy Merlin)
- Cadeados para as fichas J1772

...e uma prática:

- Wallbox MCBW EASY de 16A da MagnumCap (produto nacional de qualidade) com tomada tipo 1, contador de kW total, temporizador e seletor de 3 modos de carga: 6, 10 e 16A.

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Configurações e instalações...

Iniciei logo as atualizações de firmwares do carro para testar o acesso remoto, embora esta interface seja um pouco limitativa e somente dentro do alcance wireless do AP.
Um acesso de dados GPRS seria mais útil, mas é algo a investigar ;)

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E a base de carga local, com schuko para a mota e EVSE tipo 1 para o carro (depois posso detalhar a instalação e componentes).

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Por ai, em modo elétrico...

Em 10 dias já fiz quase 400km e sempre em modo elétrico :)
E 80% dos percursos vão ser assim.
Claro que para viagens grandes, vou entrar em modo DEBUG e calcular todos os gastos e consumos.

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(na companhia do Rui 'megas')

Ainda faltam algumas alterações que com o tempo ainda vou fazer, mas isso serão as histórias dos próximos capítulos ;)

Espero ter tomado a decisão certa, para o momento atual...
... até que um dia possamos ter mobildade (quase) auto-suficiente e dispensar os combustíveis fosseis por completo!
Última edição por t3lmo em 20 dez 2014, 12:29, editado 1 vez no total.
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por jasmim » 18 dez 2014, 07:50

Parabéns pela aquisição. Se tomaste a decisão certa? Claro que sim! Poderaste o teu caso e concluiste que este era o veículo ideal para ti, logo estás certo.
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por Orlando » 18 dez 2014, 10:17

Se te serve é porque a escolha é certa!
Qto tempo para carregar do 0?
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » 18 dez 2014, 12:36

Orlando Escreveu:Qto tempo para carregar do 0?
Com o EVSE de 10A demora 7:30h.
Ainda não fiz mais nenhuma descarga total para testar os 16A da wallbox. Brevemente :)

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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por VETL » 18 dez 2014, 12:50

Parabéns t3lmo.
Demora 07h30m efectivamente ou isso é apenas o que o carro diz?
É que se isso for verdade, ou o pack tem mais de 12Kw ou a eficiência do carregamento andaria apenas pelos 70%...
Nesta imagem do post anterior, o pack também não está mesmo a zero, pois não?
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » 18 dez 2014, 13:08

VETL Escreveu:Demora 07h30m efectivamente ou isso é apenas o que o carro diz?
É que se isso for verdade, ou o pack tem mais de 12Kw ou a eficiência do carregamento andaria apenas pelos 70%...
Nesta imagem do post anterior, o pack também não está mesmo a zero, pois não?
Não tenho OBD neste para verificar, mas julgo que nesta única descarga total que fiz, deveria estar quase no fim (ou na reserva que tem).
Ainda andava em modo elétrico mas bastava carregar um pouco mais no acelerador e ligava logo o motor a combustão para carregar o pack em andamento.
Quanto ao tempo de carga real, é um teste a fazer mas julgo estar ali 1 hora a mais.
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por MRider » 18 dez 2014, 13:08

Muitos parabéns pela nova aquisição .

De uma vez só livras-te de 2 CI :lol:



Tenho algumas questões :mrgreen: Espero que não te importes 8-)

Quantos anos tens de garantia no pack de baterias ? E semelhante ao Nissan Leaf ?
Existe algum mal em andar sempre no modo EV ? Não irá desgastar precocemente o pequeno pack de baterias ?

O motor de combustão interna tem de ser posto a trabalhar periodicamente ou nem por isso ? A revisão do mesmo é feita de quantos em quantos o km ? Ou é pelo tempo decorrido?

O outlander quanto irá pagar de imposto de circulação ?

Tens roda de reserva para o caso de um furo ou é como o Nissan Leaf ?

De resto parece ser um GRANDE CARRO parabens :)

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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » 18 dez 2014, 13:34

MRider Escreveu:Quantos anos tens de garantia no pack de baterias ?
5 anos
MRider Escreveu:Existe algum mal em andar sempre no modo EV ? Não irá desgastar precocemente o pequeno pack de baterias ?
Vou andar sempre em modo EV, é para isso que o comprei. Posso desligar colocando no modo 'Save' que passa a usar sempre o motor CI.
MRider Escreveu:O motor de combustão interna tem de ser posto a trabalhar periodicamente ou nem por isso ? A revisão do mesmo é feita de quantos em quantos o km ? Ou é pelo tempo decorrido?
Não tem que ser posto a funcionar e a revisão é anual (ou por km's que não irei atingir) e tabelada (já sei os custos para os próximos 10 anos).
MRider Escreveu:O outlander quanto irá pagar de imposto de circulação ?
O deste ano está pago pela marca, 190€. A partir de 2015, será uns 45€ (25% para PHEV's no OE2015).
MRider Escreveu:Tens roda de reserva para o caso de um furo ou é como o Nissan Leaf ?
Já são raros os carros com pneu de reserva. Vem com liquido de enchimento como os restantes.
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por t3lmo » 18 dez 2014, 14:07

Para se perceber melhor como funciona a tecnologia PHEV envolvida...



E as perguntas mais fequentes... http://www.mitsubishi-motors.com.au/veh ... -phev/faqs
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Re: + Outlander PHEV Sintra

Mensagem por MRider » 18 dez 2014, 14:46

Muito obrigado pelas respostas.

Estava a pensar se seria viável um carro desses para a Madeira.

Esses 50 km em modo EV são em plano ou com algumas subidas ?

Aqui talvez não se consegue fazer os 50 km no modo EV.

Se o concessionário decidir trazer algum já posso testar :-)

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