PHEV até 42k - Kia Niro - Mini Contryman - Hyundai IONIQ

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migle
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Re: PHEV até 42k - Kia Niro - Mini Contryman - Hyundai IONIQ

Mensagem por migle » 29 jun 2019, 13:10

No site da Hyundai Portugal podemos ver no mapa qual o concessionário com os preços mais baratos. Seleccionamos os kms e ele diz o preço em cada concessionário.

Mas claro. E também podíamos dizer, então com o Kauai não dá para ir e voltar Lisboa/Porto no mesmo dia? Claro que não tem autonomia para isso, mas não deve precisar de mais do que dois carregamentos de 15' em 50kW. Não parece um inconveniente muito grande.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

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Re: PHEV até 42k - Kia Niro - Mini Contryman - Hyundai IONIQ

Mensagem por migle » 29 jun 2019, 14:00

frankesousa Escreveu:
29 jun 2019, 09:18
Só para corrigir, o Android auto (e talvez os Apple também) recebe todos os dados que quiser do carro, tipo canbus, não é só espelhar o tlm.
Tens algum link para isso? Eu gostava de saber, não me espanta que no interface do Android Auto exista um serviço simplificado de posicionamento. Se eu tivesse idealizado o protocolo, esse serviço estaria lá. Mas constato, claramente, que, se existe, o Google Maps e o Waze não o utilizam. Há muita coisa que está para ser definida, mas ainda não está bem aí. Por exemplo, toda a gente diz que devia ser possível eu estar com um caminho no Google Maps, entrar no carro, ele passar o destino para o carro, depois desligar o Android Auto e continuar com o sistema do carro. Parece que isto está mais ou menos definido no Car Play, mas acho que ainda não está lá (não sei, não tenho iPhone).

Agora "todos os dados que quiser do carro", claro que não. Isso implicaria que os fabricantes de carros acordariam numa API comum para todos os serviços do carro, isso era uma loucura, uma API gigantesca! Por aí, poderíamos trocar qualquer peça de um carro e pô-la noutro de outra marca... os carros seriam todos quase iguais... Se alguém quisesse fazer evoluir qualquer coisa, teria de haver reuniões de comités, etc...

Mesmo que fosse todos os dados que chegam ao infotainment, imagina, tipo as imagens das câmaras de estacionamento? Para poder vê-las no telemóvel? Claro que não... E CANBUS o quê? Os dados da porta de diagnóstico? É que CANBUS num carro moderno, não é usado para muita coisa, é um bus lento, é para coisas simples, tipo iluminação, pressão dos pneus... Um sensor de posicionamento e orientação provavelmente vai comunicar via ethernet ou no mínimo USB 2.0. As câmaras vão usar ethernet de gigabit.
frankesousa Escreveu:
29 jun 2019, 09:18
Dados de GPS, direção, odometro, velocidade do carro, usa portanto a antena do tejadilho e não a do tlm.
Custumas usar? E usas parques subterrâneos?

Para mim faz todo o sentido que os protocolos do Android Auto permitam aceder a um serviço de posição. Uma fachada para serviços disponíveis dentro do infotainment. (não ao nível de usar a antena, claro, porque os fios até ao telemóvel não têm as características físicas necessárias).

Em relação a posição, eu tenho um problema logo em minha casa. Moro numa praceta. Meto no Google Maps, meto pela imagem, ou pela posição onde estou, e ele está-me sempre a saltar para uma rua fora da praceta, que, através dos prédios estará no mínimo a 50m de distância. Tive de desviar um bocado o sítio para ele me meter a casa dentro da praceta, mas todos os dias o Google Maps me sugere se eu quero regressar à Rua da Eira. Eu acho que o problema é um antena que há num campo em frente não estar correctamente localizada.

Em relação a orientação, quando saio do meu trabalho (parque subterrâneo) com o Waze ou o Maps, vejo sempre que ele não tem qualquer noção da orientação do carro, até que eu comece francamente a andar. Quer com o Ioniq, quer com o Prius+ ou o Yaris antes desse, eu via que o satnav do carro, mesmo depois de estacionado umas horas num parque subterrâneo, sabe sempre a sua posição e orientação dentro do parque, o que é bom nos centros comerciais, para apanhar a saída que me dá mais jeito.

Mas sim, o Google Maps sabe quando estou em P, porque só quando estou em P me é permitido escrever na caixa de procura, e deve saber a velocidade também.
frankesousa Escreveu:
29 jun 2019, 09:18
Normalmente a experiência de utilização é muito boa, mapa fluído trânsito realmente em tempo real, etc.
Comparando com o da Hyundai, não é mais "em tempo real". É igual. Quando há problemas, eu muitas vezes alterno entre os dois, para tomar uma decisão (por exemplo, se vou desviar para 25 de Abril por causa de um acidente na Vasco da Gama). Gosto mais de ler as linhas verdes e vermelhas no Google Maps do que a maneira como aparecem no Hyundai. Quanto ao BMW, são linhas verdes/vermelhas muito parecidas com as do Google Maps.

Fluídez... bem nos Toyotas, aquilo devia ser um CPU ARM antigo, aquilo corre QNX... enfim... é lento. No Ioniq é um ARM64 com 1GB de RAM, ao nível de um telemóvel de 2016. Não tem qualquer lentidão. Claro... num BMW se calhar é um processador Intel com uns 4GB de RAM e bate o telemóvel... Na Tesla é um NVIDIA Tegra, não é? Também é uma boa escolha, porque o Infotainmente precisa de músculo é para os gráficos...

Mas dificilmente vai ficar mais fluido através do telemóvel... o canal de comunicação é muito limitado...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

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