PHEV até 42k - Kia Niro - Mini Contryman - Hyundai IONIQ
Enviado: 28 jun 2019, 02:06
Boas pessoal, apesar de continuarmos a ter o LEAF (principalmente usado pela esposa) estou numa fase nova da vida em que (se tudo correr bem) vou poder escolher um novo veiculo de serviço para substituir o Honda Jazz (que tb era o que usava para as viagens maiores de férias com a familia mulher e 2 miúdos).
E como já tenho lugar de garagem com possibilidade de carregamento (lugar ao lado onde carrego o LEAF), estou muito inclinado para um PHEV.
Como a empresa tem um acordo com a leaseplan e tb com a BMW (porque existe ou existiu um acordo com a marca) tb tinha o Mini como opção, mas PHEV's dentro do grupo BMW penso que só poderia optar pelo Mini Contryman PHEV, que tem uma motorização bastante potente (igual ao 225xe) mas quando se acaba a bateria os consumos disparam, e não tem tantos extras de tecnologia de série como por ex um Kia Niro PHEV (Android Auto, Lane Assist - para manter o carro na faixa de rodagem), etc
Em termos de distancias, como tenho um trajeto pequeno para o casa-emprego-escola-casa, nos dias que não tenha de ir a clientes o modo eletrico chega, claro que depois com deslocações aos clientes terei de usar gasolina talvez umas 2 ou 3 dias por semana (dependendo um pouco da ocasião).
Dado que os valores dos carros não sao assim tão diferentes, qual é que seria o vosso PHEV de eleição para uma situação destas?
Ando muito inclinado para o Kia Niro PHEV de 2020 que supostamente está para sair em breve e já foi mostrado no salão de genebra (tem umas ligeiras melhorias em relação ao modelo de 2018/2019 mais em tecnlogia de assistencia a condução).
Mas tb existe o Hyundai IONIQ PHEV (que me parece ter exactamente o mesma motorização do Kia PHEV) mas tem um design mais aerodinâmico e deve ter um consumo ligeiramente inferior na estrada (e tb é mais comprido que não ajuda muito nos estacionamentos em Lisboa), e depois tb existe o Mini Countryman PHEV que tem bastante mais potencia, e tb maior consumo (menos autonimia no modo eletrico, apesar de tb estar prestes sair uma actualização com uma ligeira melhoria na capacidade da bateria), mas como sempre fui um fan dos smartphones da Google, os BMW (e Mini que é do grupo) são um sapo difícil de engolir pois continuam a dizer que não vão suportar o Android Auto (talvez agora com a quebra de vendas resolvam a trocar o CEO e passar a suportar o Android Auto conforme esta petição quase com 2000 assinantes) e sinto muito a necessidade de usar a navegação com o smartphone e Google Maps ou Waze para fugir ao transito, etc .
Como não conduzi nenhum destes modelos, gostava de ter a vossa opinião, seja de comportamento ou de problemas/pontos muito positivos. Se existir algum outro PHEV dentro destes valores que me esteja a escapar tb é bem vindo à comparação.
PS: Porque não um 100% EV? porque os valores com baterias de grande autonomia normalmente andam mais para cima do que os PHEV, e tb devo ter a necessidade de vez em quando fazer Lisboa-Porto-Lisboa no mesmo dia que num EV pode-se tornar mais inconveniente.
Obrigado pelas vossas opiniões.
E como já tenho lugar de garagem com possibilidade de carregamento (lugar ao lado onde carrego o LEAF), estou muito inclinado para um PHEV.
Como a empresa tem um acordo com a leaseplan e tb com a BMW (porque existe ou existiu um acordo com a marca) tb tinha o Mini como opção, mas PHEV's dentro do grupo BMW penso que só poderia optar pelo Mini Contryman PHEV, que tem uma motorização bastante potente (igual ao 225xe) mas quando se acaba a bateria os consumos disparam, e não tem tantos extras de tecnologia de série como por ex um Kia Niro PHEV (Android Auto, Lane Assist - para manter o carro na faixa de rodagem), etc
Em termos de distancias, como tenho um trajeto pequeno para o casa-emprego-escola-casa, nos dias que não tenha de ir a clientes o modo eletrico chega, claro que depois com deslocações aos clientes terei de usar gasolina talvez umas 2 ou 3 dias por semana (dependendo um pouco da ocasião).
Dado que os valores dos carros não sao assim tão diferentes, qual é que seria o vosso PHEV de eleição para uma situação destas?
Ando muito inclinado para o Kia Niro PHEV de 2020 que supostamente está para sair em breve e já foi mostrado no salão de genebra (tem umas ligeiras melhorias em relação ao modelo de 2018/2019 mais em tecnlogia de assistencia a condução).
Mas tb existe o Hyundai IONIQ PHEV (que me parece ter exactamente o mesma motorização do Kia PHEV) mas tem um design mais aerodinâmico e deve ter um consumo ligeiramente inferior na estrada (e tb é mais comprido que não ajuda muito nos estacionamentos em Lisboa), e depois tb existe o Mini Countryman PHEV que tem bastante mais potencia, e tb maior consumo (menos autonimia no modo eletrico, apesar de tb estar prestes sair uma actualização com uma ligeira melhoria na capacidade da bateria), mas como sempre fui um fan dos smartphones da Google, os BMW (e Mini que é do grupo) são um sapo difícil de engolir pois continuam a dizer que não vão suportar o Android Auto (talvez agora com a quebra de vendas resolvam a trocar o CEO e passar a suportar o Android Auto conforme esta petição quase com 2000 assinantes) e sinto muito a necessidade de usar a navegação com o smartphone e Google Maps ou Waze para fugir ao transito, etc .
Como não conduzi nenhum destes modelos, gostava de ter a vossa opinião, seja de comportamento ou de problemas/pontos muito positivos. Se existir algum outro PHEV dentro destes valores que me esteja a escapar tb é bem vindo à comparação.
PS: Porque não um 100% EV? porque os valores com baterias de grande autonomia normalmente andam mais para cima do que os PHEV, e tb devo ter a necessidade de vez em quando fazer Lisboa-Porto-Lisboa no mesmo dia que num EV pode-se tornar mais inconveniente.
Obrigado pelas vossas opiniões.