Mais uma notícia óbvia, no CM

Um lugar para discutir questões ambientais que dizem respeito à electrificação do automóvel.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Mensagem por mjr » 27 set 2016, 23:25

Isto dá uma discussão interminável, mas podemos incrementar o parte associada ao consumo dos CIs (CO2) no IA de maneira considerável mas mantendo em valores razoáveis os veículos com menor consumo, que regra geral são os mais baratos. Ou seja tornar o segmento médio alto dos CIs muito caro para tornar apetecível a mudança para VEs nesse segmento. A lógica da Tesla. Os transportes públicos são uma boa solução, mas nunca serão completos pois não é possível de maneira eficiente servir as necessidades de todos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Mensagem por BrunoAlves » 27 set 2016, 23:35

mjr Escreveu:Isto dá uma discussão interminável
Grasszádéus que a malta gosta é de divagar :lol:
mjr Escreveu:Os transportes públicos são uma boa solução, mas nunca serão completos pois não é possível de maneira eficiente servir as necessidades de todos.
Mas aí era um 2-em-1. Incentivas o abandono do fóssil enquanto incentivas o transporte colectivo. Win-win :)

Agora é só chamar aqui o Mário Centeno, as boas ideias estão cá todas :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Mensagem por mjr » 27 set 2016, 23:38

E dinheiro para investir na renovação da frota de autocarros das cidades? Bem, o secretário de estado adjunto e do ambiente deu um passo nesse sentido (ver concentração de VEs em Gaia).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Mensagem por BrunoAlves » 27 set 2016, 23:49

Bom eu estava a referir-me em taxar fósseis para incentivar outras alternativas que não o transporte individual. Seria daí a maior parte desse investimento (ainda que possivelmente não suficiente ou pelo menos não de uma vez - ou até de várias) ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Mensagem por Essiemme » 28 set 2016, 11:28

Os transportes públicos necessitavam de pessoas inteligentes no planeamento dos mesmos.

No que diz respeito à CP, para o meu caso, é um desastre obrigar pessoas como eu (que não são poucas) a andar em comboios que param em todas as estações, não havendo alternativas.
No meu caso, estou a falar em comboios que param em 23 estações (para cada lado) para me deslocar desde Vila Franca de Xira até ao Algueirão, onde saio.
Já não falo nos autocarros, recorro à bicicleta para fazer os cerca de 3 KMs que distanciam a estação de comboios até ao meu local de trabalho, assim como o Punto que me leva desde casa até VFX.
Multiplicar isto por 2 (à tarde, o trajeto repete-se), perco pouco menos de 4 horas por dia em transportes!

Meus amigos, 4 horas doi !!! Bastante, especialmente quando já se faz isto há 12 anos...
De carro, são pouco menos de 60 minutos... só que, pesa o custo do combustível, portagens, etc... a CREL são 3.60 Euros (para cada lado) !
No caso do Punto 1300 Diesel, é um depósito de gasóleo por semana + 1 dia !!! Façam as contas.

O LEAF, infelizmente, a patrôa não o larga... e, quando o levo para Sintra, sou obrigado a carregar no destino e calha mal à minha família esperar por mim, às tantas da tarde...

Estou "em pulgas" para trocar o Punto por outro VE. Este ano ainda não, para o ano provavelmente sim.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Mensagem por Batotinha » 28 set 2016, 12:08

pemifer Escreveu:Acho que essa penalização já existe com os impostos que se pagam nos combustíveis.
:naughty: :naughty: :naughty:
nãomef+++++++++++++
sedefactosepagasseessesimpostos não teríamos a quantidade de "energumenos" a trás de autocarros ou à frente de garotas, a dar rateres, fazer peões, derreter pneus, a vomitar m****** pela cloaca das suas viaturas. Para esses "energumenos" pagar 5x+ ainda era barato, em função do mal que fazem aos outros. Esses não merecem o ar que respiram porque "aporcalham" o ar que eu respiro. O lugar desses "criminosos" era a puxar carroças... :evil: :evil: :evil: :evil:
Tudo o que é movido a "diésele", quer na agricultura, quer no transporte de passageiros, tem que ser removido da produção... custe-nos o que custar. Estou farto de enfrentar doenças por causa destes comportamentos. E VOCÊS TB DEVIAM ESTAR!
É preciso começar por algum lado.
sorry, se estou a defender a saúde! :think:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Mensagem por pemifer » 28 set 2016, 15:19

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:35, editado 1 vez no total.

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Mensagem por Alx99 » 28 set 2016, 23:56

Batotinha Escreveu:
pemifer Escreveu:Acho que essa penalização já existe com os impostos que se pagam nos combustíveis.
:naughty: :naughty: :naughty:
nãomef+++++++++++++
sedefactosepagasseessesimpostos não teríamos a quantidade de "energumenos" a trás de autocarros ou à frente de garotas, a dar rateres, fazer peões, derreter pneus, a vomitar m****** pela cloaca das suas viaturas. Para esses "energumenos" pagar 5x+ ainda era barato, em função do mal que fazem aos outros. Esses não merecem o ar que respiram porque "aporcalham" o ar que eu respiro. O lugar desses "criminosos" era a puxar carroças... :evil: :evil: :evil: :evil:
Tudo o que é movido a "diésele", quer na agricultura, quer no transporte de passageiros, tem que ser removido da produção... custe-nos o que custar. Estou farto de enfrentar doenças por causa destes comportamentos. E VOCÊS TB DEVIAM ESTAR!
É preciso começar por algum lado.
sorry, se estou a defender a saúde! :think:
É muito fácil apontar o dedo e olhar para o seu umbigo como se fosse o centro do mundo.

Mas quanto é que está disposto a pagar do seu bolso, para além dos impostos directos que paga (desculpe se me enganei), através dos produtos e serviços que adquire, para se acabar com os motores diesel? Ou é tão naïf que pensa que que o custo das coisas ficava igual?

E já todos percebemos que pretende morrer cheio de saúde.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Mensagem por mjr » 29 set 2016, 10:13

A parte do morrer cheio de saúde era completamente dispensável e não faz qualquer sentido. Desse ponto de vista toda a medicina é inútil pois na verdade todos vamos morrer.

Neste momento já temos alternativas tecnológicas ao modelo coletor de recursos energéticos, pois já conseguimos gerar e armazenar energia de fontes renováveis em quantidades escaláveis. Nos EUA o uso do Diesel é marginal e não significa que lá as coisas sejam mais caras que cá. Uma introdução progressiva e programada (5-10 anos) de custos ambientais nos Diesel parece-me uma solução equilibrada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Mais uma notícia óbvia, no CM

Mensagem por Alx99 » 29 set 2016, 11:17

mjr Escreveu:A parte do morrer cheio de saúde era completamente dispensável e não faz qualquer sentido. Desse ponto de vista toda a medicina é inútil pois na verdade todos vamos morrer.

Neste momento já temos alternativas tecnológicas ao modelo coletor de recursos energéticos, pois já conseguimos gerar e armazenar energia de fontes renováveis em quantidades escaláveis. Nos EUA o uso do Diesel é marginal e não significa que lá as coisas sejam mais caras que cá. Uma introdução progressiva e programada (5-10 anos) de custos ambientais nos Diesel parece-me uma solução equilibrada.
Os EUA não são exemplo nenhum em questões de geração de energia ou de protecção ambiental. Basta pensar nas centrais nucleares e nas centrais a carvão fortemente poluidores do meio ambiente, que persistem em manter.

É igualmente uma falácia referir que o marginal uso dos diesel no EUA é devido a questões ambientais. Como bem saberá, esse situação deriva de outros factores, nomeadamente o baixo custo da gasolina, o interesse dos construtores americanos de automóveis, lobby das petrolíferas, hábitos enraizados dos utilizadores, etc, etc.

A realidade é que neste momento estamos ainda muito longe de ter as infra-estruturas necessárias para gerar, transportar, armazenar e distribuir energia de renováveis, em quantidades significativas, de forma consistente, fiável e duradoura. Para lá caminhamos, sem dúvida, mas ainda existe um longo caminho a percorrer. Não o querer aceitar é como enfiar a cabeça na areia.

Existem ainda os custos associados a estas soluções, que serão, no mínimo, exorbitantes. É que no fim do dia é sempre o mesmo a pagar, ou seja, o contribuinte/consumidor comum. Em que medida está o cidadão comum disposto a retirar aos seus parcos recursos, verbas para financiar a substituição dos meios poluidores por outros amigos do ambiente?

Veja-se o caso de Portugal com a substituição das centrais térmicas por fontes de energia renovável e quanto isso nos está a custar a todos, através dos contratos entre o estado e os operadores. Só para terem uma ideia, em Portugal quando as eólicas estão a funcionar, estamos, todos, a pagar as eólicas e simultaneamente as térmicas que estão paradas. Pensem no custo a que essa energia não sai. Daí deriva o preço que pagamos pela energia, que seria ainda mais caro não fosse a existência desse monstro que é o deficit tarifário, que todos vamos ter de acabar por pagar.

É muito bonito querermos ser os paladinos da mobilidade verde e da defesa do meio ambiente, mas basta abrirmos os olhos e vendo o que se passa à nossa volta para verificarmos o quanto há a fazer nestas matérias.
Que o contributo individual é importante, sem dúvida, concordo e aplaudo. Mas não chegam as boas intenções, é necessário dinheiro sobre a mesa. É a velha questão, querem mais, paguem mais.

Por último, quanto à questão da saúde, a medicina não é em nada inútil, mas pode ter a certeza, com ou sem poluição, com bons ou maus hábitos (nomeadamente alimentares), vamos todos morrer, seguramente, é melhor indo habituando-se a essa ideia. Querer endereçar culpas aos demais por não poder morrer saudável, é no mínimo caricato. Até a natureza é a muitas vezes poluidora.

Não se esqueça, ter saúde é algo provisório que não augura nada de bom.

Responder

Voltar para “Questões Ambientais”