Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

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rnlcarlov
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Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por rnlcarlov » 14 dez 2016, 17:56

Agora já não sei onde li, mas vi uma estimativa que a energia gasta ter 1L de gasolina é de 7kWh.

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LuisG
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Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por LuisG » 14 dez 2016, 20:51

no vídeo de apresentação do modelo Leaf em 2010, na sic notícias tvturbo, são anunciados 56g por 100km na produção de energia.
Vi algures noutro vídeo que em comparação com um CI que produza 120/140g se tiver em conta a extração, refinação e transporte do combustível este valor quadruplica.

Só não vê ou não percebe quem não quer. :oops:
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Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por Batotinha » 15 dez 2016, 00:10

LuisG Escreveu:no vídeo de apresentação do modelo Leaf em 2010, na sic notícias tvturbo, são anunciados 56g por 100km na produção de energia.
Vi algures noutro vídeo que em comparação com um CI que produza 120/140g se tiver em conta a extração, refinação e transporte do combustível este valor quadruplica.

Só não vê ou não percebe quem não quer. :oops:
verelesvêem,fingemquenãoeassubiandoprolado :evil: é que verdade verdadinha, o crime compensa!

A electricidade necessária para refinar, (só refinar), 1l de gasolina dá para um VE (4 rodas), percorrer entre 15 e 20km. Se por artes magicas deixasse de haver refinação, a energia eléctrica produzida actualmente dava e sobrava para as necessidades de mobilidade actuais...

Olhando para as "trampalhadas", desconfio que porque não podem evitar a transição para a mobilidade eléctrica, (primeiro foi a era do carvão/carbono/crude, segue-se a era da electricidade, que já devia ter atingido o apogeu mas vai continuar a marcar passo). Aproveitam a boleia para se infiltrar/manipular aos diferentes níveis, e vão apropriar-se dos recursos naturais que estão na base da era seguinte, a era do magnetismo. Como para essa área os recursos naturais/matérias primas parecem mais "complicados de obter", iremos cair novamente numa total dependência dos monopólios que entretanto se irão constituindo. A trampalhada já percebeu, "se não os podes vencer junta-te a eles". Assim já estão na linha da frente! :whistle:
Diferentes malabaristas/explicadores e iluminados irão aparecer para calar o pagode! :doh:

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mjr
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Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por mjr » 16 dez 2016, 00:37

Eu entendo que não é justo comparar o CO2 da eletricidade desde a produção quando nos CIs só se compara desde a bomba, mas sinceramente custa-me a acreditar que o processo de extração e transporte seja tão ineficiente como estão a dizer. Essa ineficiência teria de ter repercussão no preço, sem impostos (!), da gasolina/diesel, algo que não me parece que aconteça. O meu EG é que o aumento de CO2 face à bomba de gasolina até ao poço será de 2 dígitos, mas abaixo de 3 dígitos percentuais.
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Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por mikexilva » 16 dez 2016, 02:22

mjr Escreveu:Eu entendo que não é justo comparar o CO2 da eletricidade desde a produção quando nos CIs só se compara desde a bomba, mas sinceramente custa-me a acreditar que o processo de extração e transporte seja tão ineficiente como estão a dizer. Essa ineficiência teria de ter repercussão no preço, sem impostos (!), da gasolina/diesel, algo que não me parece que aconteça. O meu EG é que o aumento de CO2 face à bomba de gasolina até ao poço será de 2 dígitos, mas abaixo de 3 dígitos percentuais.
Acho que a eficiência também depende muito da profundidade a que se está a extrair o petróleo, pois quanto mais fundo mais energia é preciso para o fazer chegar à superfície, tenho ideia de ter lido que em certos poços gastam tanto a extrair como o que conseguem extrair..

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Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por mjr » 16 dez 2016, 10:56

Considerando uma extração a 5km de profundidade, a energia potencial necessária é de 5000x9,8J/kg = 49000J/kg. Usando uma eficiência de 50% para as bombas, dá 98kJ/kg = 0,027kW.h. Considerando que cada litro de gasóleo liberta 10kW.h, com um rendimento de 30% para a geração da eletricidade a extrair do poço são necessário 0.027/(10*0.3) = 0,009 l de gasóleo por kg de crude. Como cada litro de gasóleo produz 2600g de CO2, a extração de 1 kg de crude liberta 23,4g de CO2. Não me parece muito significativo, mas posso ter algum erro nas contas.
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Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por FullElectric » 16 dez 2016, 12:02

O rendimento, ou neste caso a quantidade de emissões por Kg extraído, depende muitissimo da origem do crude.
Se considerarmos por exemplo o petróleo extraído das areias asfálticas, temos um rendimento na ordem dos 66%, mais de 30% de perdas só na extração, ou seja são necessários 2 barris de crude para obter 3.
Mais armazenamento, mais bombagem, mais transporte em petroleiro, mais bombagem, mais refinação, mais novo armazenamento, mais novo transporte, etc, até chegar à bomba... no final teremos outro tanto ou mais do que vai emitir ao ser queimado num ICE.
Mas estas são as contas que a indústria petrolífera não mostra.

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Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por mjr » 16 dez 2016, 13:57

Lá está, depende muito da origem do petróleo. Mas acho que podemos balizar como no máximo o dobro das emissões a partir da bomba se passarmos para o poço.

No caso das tar sands, acho que as elevadas emissões de CO2 acabam por ser o mal menor. Aquilo é mesmo terrível na contaminação do meio ambiente.
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Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por LuisG » 16 dez 2016, 15:33

Só para dar um pouco mais de abrangência ao tema :D

"Pum de vaca" polui mais do que carros
Metano expelido pelos bovinos causa mais efeito estufa que o CO2 dos automóveis
"O Inventário Nacional de emissões de gases estufa, publicado pelo governo brasileiro em 2013, aponta que a produção de gado é responsável por 15,4% dos gases nocivos à atmosfera. A queima de combustíveis fósseis fica um pouco atrás, com 15,1% da emissão dos gases. Vale lembrar que o potencial do gás metano (CH4) para causar o efeito estufa é 25 vezes maior do que o CO2"

Por isso amigos, conduzam VE e comam mais vegetais :lol:
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Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por FullElectric » 16 dez 2016, 15:42

mjr Escreveu:Lá está, depende muito da origem do petróleo. Mas acho que podemos balizar como no máximo o dobro das emissões a partir da bomba se passarmos para o poço.

No caso das tar sands, acho que as elevadas emissões de CO2 acabam por ser o mal menor. Aquilo é mesmo terrível na contaminação do meio ambiente.
Sim claro, então falando dos efeitos laterais, aí o panorama ainda é muito pior para o lado dos ICE.
A discussão inicial do tópico surgiu porque um pseudo entendido no assunto fez um vídeo "muito esclarecedor" onde defende que um VE só consegue ser 3 ou 4% mais verde que um ICE. Contra tudo e contra todos, os poderosos lobbies do petróleo estão em todas as frentes a tentar defender os seus lucrativos negócios. Uma das frentes é esta, bombardearem as pessoas com informações erradas ou incompletas tentando condicionar as mentes dos menos atentos, cabe-nos a nós e a quem está mais elucidado desmontar estas investidas.
Uma coisa é certa, estas investidas irão aumentar exponencialmente quando a diminuição da procura do gasóleo e gasolina se começar a refletir nas bombas.
Eu não sou catastrofista mas esses lobbies do petróleo ainda vão dar muita luta feia, todos nós já vimos que não olham a meios nem têm limites para manterem os seus feudos.

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