Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Um lugar para discutir questões ambientais que dizem respeito à electrificação do automóvel.
ricardot
Proprietário Leaf
Mensagens: 546
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por ricardot » 13 dez 2016, 23:49



https://www.youtube.com/watch?v=17xh_VRrnMU

Algumas verdade , algumas mentiras.
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

HugoCunha
Proprietário Leaf
Mensagens: 63
Registado: 15 nov 2016, 15:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por HugoCunha » 14 dez 2016, 00:39

Certo. Mas este Sr. conseguiu dar como exemplo um país que não é exemplo no que toca a poupança de energia eléctrica.

Actualmente, cerca de 56% da energia comercializada pela EDP tem como origem fontes renováveis.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por Fil » 14 dez 2016, 00:53

HugoCunha Escreveu:Certo. Mas este Sr. conseguiu dar como exemplo um país que não é exemplo no que toca a poupança de energia eléctrica.

Actualmente, cerca de 56% da energia comercializada pela EDP tem como origem fontes renováveis.
A média anual o ano passado, foi de 65% de energias renováveis, podem verificar nas facturas ou no site da ren.

HugoCunha
Proprietário Leaf
Mensagens: 63
Registado: 15 nov 2016, 15:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por HugoCunha » 14 dez 2016, 01:03

Fil Escreveu:
HugoCunha Escreveu:Certo. Mas este Sr. conseguiu dar como exemplo um país que não é exemplo no que toca a poupança de energia eléctrica.

Actualmente, cerca de 56% da energia comercializada pela EDP tem como origem fontes renováveis.
A média anual o ano passado, foi de 65% de energias renováveis, podem verificar nas facturas ou no site da ren.
Penso que a percentagem que vem na factura corresponde à energia que consumimos. Deverá ser estimada em função do horário de consumo.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por Erbium » 14 dez 2016, 10:13

Então:
- a eletricidade no US é maioritariamente produzida usando carvão, maioritariamente mas assume-se 100%!?
- considera o custo por tonelada de CO2 na Europa (que é $7) mas depois compara com $7500 de beneficio dos US!?
- os US só têm 14% de energia elétrica produzida por fontes renováveis e só preveem subir 3% em 25 anos e o problema são os carros ou como produzem eletricidade!?
- as centrais a carvão poluem mais e matam mais pessoas... mais uma vez o problema são os carros ou como produzem eletricidade!?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por Apr » 14 dez 2016, 10:31

Que video mais rafeiro!

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por pemifer » 14 dez 2016, 11:39

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 11:25, editado 2 vezes no total.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por RNM » 14 dez 2016, 11:43

Partilho convosco os seguintes números e nota:

Emissões EDP Comercial 2015: 292 g.CO2/kWh
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... m-energia/

Consumo de um VE, na tomada: kWh/100 km

Um Leaf a 15 kWh/100km dá 4380 g.CO2/100 km ou 43.8 g.CO2/km.
Nota: estimativa de emissões se o carro fizer 2 cargas/dia, uma à noite, outra durante o dia. Exclusivamente durante o dia, deveremos usar o valor de 438,64 g.CO2/kWh, que dá 65.8 g.CO2/km


Um litro de diesel dá origem a 2680 g.CO2.

Assim:
Leaf só carregado à noite, em PT 2015 = ~22 g.CO2/km (estimativa)
Leaf, carregado à noite e de dia = 43.8 g.CO2/km
2 litros/100 km = 53.6 g.CO2/km
Leaf, só carregado durante o dia = 65.8 g.CO2/km
3 litros/100 km = 80.4 g.CO2/km
4 litros/100 km = 107.2 g.CO2/km
5 litros/100 km = 134.0 g.CO2/km
6 litros/100 km = 160.8 g.CO2/km

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por Batotinha » 14 dez 2016, 15:41

RNM Escreveu:Um litro de diesel dá origem a 2680 g.CO2.

Assim:
Leaf só carregado à noite, em PT 2015 = ~22 g.CO2/km (estimativa)
Leaf, carregado à noite e de dia = 43.8 g.CO2/km
2 litros/100 km = 53.6 g.CO2/km
Leaf, só carregado durante o dia = 65.8 g.CO2/km
3 litros/100 km = 80.4 g.CO2/km
4 litros/100 km = 107.2 g.CO2/km
5 litros/100 km = 134.0 g.CO2/km
6 litros/100 km = 160.8 g.CO2/km
:mrgreen:
Clarinho como H2O. Acho que só falta os de 15litros /100km que não são tão poucos assim ;)

Não gosto de me pronunciar sobre "certas fontes", até porque não tenho som no pc ... e/ou domino mal o "ingaLês". Mesmo assim, cá vai o meu bitaite.

Sabendo nós que certas fontes só querem "atirar areia aos olhos" dos pacóvios como eu, veja-se o que diz a futura "admnistraçonnn", que garante que a poluição é uma vantagem porque assim temos mais e melhor actividade humana, (leia-se mais lucros para as suas hostes), mais economia, mais emprego, etc e tal.
Se compararem o discurso dessas alimárias aos discursos dos esclavagistas, verão que são sobreponíveis. Isto é, tem que haver escravos porque tem que haver quem faça o trabalho! Não interessa se o trabalho, (ou a economia), podia ser feito doutra forma. Interessa é que para produzir aquele lucro, (e quem manda pode), precisamos de escravatura. (ponto)

É claro que para usar o carvão, (e sabemos que se faz electricidade com base no carvão), porque há interesses reais na economia do carvão, não se vai usar as outras fontes pois não rende dividendos. lá está, quem manda pode. E o problema continua a não ter origem nenhuma nos VE.

De igual, modo se retirassem o "gasoile", (só o "gasoile"), do circuito da economia actual do crude, haveria uma substancial melhoria, pois a imensidão de venenos reduzia drasticamente. Só que a realidade é um pouco mais complexa. Sabe-se, que muita da circulação em países ditos "em desemvolvimento", (sobretudo nesses), se faz com base nos motores a 2 tempos (antigos e baratinhos) e que consomem pouca "gasuelina" mas imenso "oilio"... lá está, continuamos(uam) eles a dar louvas ao ciclo do carbono e às suas virtudes!

Na agricultura, se não tivéssemos as explorações a produzir em metade, (ou 1/3) do tempo que usava nos anos 50 da séc. anterior, e a desmatação astronómica, o ciclo do "carbono" continuava em valores aceitáveis. Mas se temos um consumo e um desperdício exagerado, a coisa complica-se diariamente. Basta reparar em ruas como na India, Paquistão, Indonésia, Vietname, Egipto, China, ... ou Europa, ou USA, ou México, etc, ... só estou a pensar no ar. Se juntarmos a água então devíamos atar as mãos à cabeça.
:evil:
S e em vez de energia poluente usasse-mos energia limpa, (ou pelo menos não tão poluente/venenosa), o que acontecia? Os da trampa queixavam-se que vivíamos na "*erda". Estávamos na pré-historia... etc e tal! Os mercados estavam sempre à espera! Não havia investigação! ...A economia não gerava empregos... etc e tal.
Portanto o problema não é do ciclo do carbono mas da utilização desenfreada do carbono como energia, nas mãos de UNS POUCOS. Foi ou não foi por causa disso que se provocou a actual situação de crise/instabilidade politica,insegurança? Não foi tb por causa da dispersão do poder da finança sobre os centros de extracção de matérias primas, produção industrial, decisão económica e cientifica, (leia-se políticos), que eles geraram (e geriram) as diferentes crises humanitárias e guerras actuais? Tinham que concentrar o poder "decisório" e empobrecer os consumidores, e fizeram-no!

Eu como carne e quero continuar a fazê-lo. Como é bastante menos do que à 5 anos. Já pratico produção horticula com base em compostagem, etc... e peso menos uns quilos sem abdicar de grande coisa. Às vezes basta pequenos ajustamentos e alguma aprendizagem. Pode é demorar mais do que pretendíamos!

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Os carros elétricos são mesmo "verdes" ?

Mensagem por Apr » 14 dez 2016, 15:51

?

Então! a comparação well-to-wheels não está bem feita!

O que custa muito à industria é este facto: A EMISSAO DE UM VE É ZERO
É zero. Ponto final. Podem tentar pintar das cores que quiserem continua a ser zero. Eu posso acampar na minha garagem com os meus filhos e com o carro ligado e não há emissão de nada. Espera afinal há: ZERO!

Esta é a comparação que todos estamos habituado a fazer entre CI's. Nunca antes se questionou qual a quantidade de poluição que é gerada antes de começar a usar o combustivel.

MAS!!! não é por isso que não se podem discutir, muito pelo contrário!

Nas questões dificeis temos que dividir o problema em problema mais pequenos de forma a simplificar a resolução.

Emissão de poluição em uso:
VE- zero.
CI- variável entre uma scooter que emite 53g.CO2/Km ou um veiculo que gaste 6l/100Km 160.8g.CO2/Km

Agora podemos iterar o ponto seguinte:
Emissão de poluição no fabrico do combustivel:

Eletricidade da rede no caso de PT: 292 g.CO2/kWh
Combustivel: ???????


E podemos continuar a iterar:
- Poluição gerada por transportar o produto final;
- Poluição gerada por extrair matéria prima:
- Poluição gerada por trasnportar matéria prima:
- Impacto politico e social da atividade económica...
- etc...

E só assim se compara com rigor. Tenho imensa dificuldade em encontrar dados fidedignos da industria incumbente, não me levem a mal mas acreditar em empresas que estiveram décadas a mentir na nossa cara é dificil de não sermos um pouco desconfiados nos numeros mágicos que aparecem do nada. E se o que o individuo do Fullycharged disse for verdade de só em 2005 é que apareceu o primeiro relatório com informação "oficial" sobre os consumos dos processos de refinação dá para concluir que acreditar nestes meninos é mesmo estar a acreditar no pai natal.


Agora o que eu sei e que me interessa é que ter um VE permite fazer uma coisa destas:

Imagem

Este individuo tem um Tesla e já carrega 100% solar. Zero emission a usar e zero emission a produzir.

Mas quando isto for importante vai sair um video a dizer que o grande problema que os VE's tem e não contam é que fazer paineis solares faz desviar a órbita da lua e fazer baterias vai gerar tanto ácido que vamos morrer todos no inferno. E o pior é que alguns vão acreditar!

Responder

Voltar para “Questões Ambientais”