Página 1 de 1

Eficiência de um VE carregado a partir de um gerador

Enviado: 16 fev 2018, 12:18
por BrunoAlves
Encontrei isto no Prius-PT. O teste é brilhante, e é a machadada final no argumento que a geração de electricidade gasta mais e é mais poluente e blablabla. Ponto.
https://insideevs.com/tesla-model-s-cha ... ce-wvideo/

Em resumo: O TMS com os seus 2200kg andou 104,6km com energia fornecida por um gerador diesel (4,46l). Para fazer os mesmos km, um Volvo V40 com apenas 1500kg, gastou 4,8l.

Re: Eficiência de um VE carregado a partir de um gerador

Enviado: 16 fev 2018, 13:01
por RJSC
E importante acrescentar que o gerador utilizado nesse vídeo (fui pesquisar) tem um motor sem injeção eletrónica e o Volvo tem um motor moderno com injecção eletrónica.
Se fosse um gerador com um motor com a mesma tecnologia que o que tem o carro a vantagem seria mais pronunciada.
No caso do GPL, se for queimado numa central eléctrica de ciclo combinado em que os gases de escape da turbina a gás são utilizados para aquecer água e fazer girar uma turbina a vapor com eficiências totais de 60% um VE carregado com gás consome menos de metade de um veículo de combustão a GPL.

Re: Eficiência de um VE carregado a partir de um gerador

Enviado: 14 mar 2018, 02:40
por migle
RJSC Escreveu:E importante acrescentar que o gerador utilizado nesse vídeo (fui pesquisar) tem um motor sem injeção eletrónica e o Volvo tem um motor moderno com injecção eletrónica.
Se fosse um gerador com um motor com a mesma tecnologia que o que tem o carro a vantagem seria mais pronunciada.
Mas um argumento que recordaram bem no Prius-PT é que o gerador não tem de cumprir normas Euro-6, antes pelo contrário, são bem fumarentos e barulhentos. Neste caso, a tecnologia rouba na eficiência energética.