O Gás Natural nos Transportes

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batalha
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Re: O Gás Natural nos Transportes

Mensagem por batalha » 31 mar 2011, 23:26

CarlosOliveira Escreveu:
Batalha, para o próximo ano já tens o Kangoo eléctrico...
Cheguei ao Leaf na busca disso :o , mas mete-lhe um aperelho de frio e quantos km's faz?

CarlosOliveira
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Re: O Gás Natural nos Transportes

Mensagem por CarlosOliveira » 31 mar 2011, 23:41

Não era bem isto que procurava mas aqui vai um exemplo... (Segundos os especialistas, a redução de combustivel pode ser na ordem dos 10%)
http://blog.vadaenergy.com/?p=1658

CarlosOliveira
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Re: O Gás Natural nos Transportes

Mensagem por CarlosOliveira » 31 mar 2011, 23:43

POis, se o AC já pesa bastante, um sistema de frio pesará muito mais...

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mjr
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Re: O Gás Natural nos Transportes

Mensagem por mjr » 01 abr 2011, 08:12

batalha Escreveu: Quanto pesam as baterias do Leaf?
Cerca de 200kg. 300kW.h pesaria então 2500kg. Em 40t nem se nota...
batalha Escreveu:Quanto seria o tempo de carga?
Só depende da potência do carregador. Se fosse de 600kW seriam 30 minutos.
batalha Escreveu: E o reboque em caso de acabar a bateria?
Será o habitual reboque que reboca pesados. Eles tb avariam e necessitam de reboque por vezes.
batalha Escreveu:O preço?
Como indiquei um pack com 300kW.h deverá custar por volta de 100k€ (330€/kW.h).
batalha Escreveu: Quanto gastaria um destes pesados para subir uma serra?
O gasto extra seria a diferença de energia potencial entre as duas altitudes. Energia que seria recuperada na descida. Por cada 1000 metros estamos a falar de aproximadamente 108kW.h (para 40t), recuperáveis na descida (bom, talvez 80% de recuperação).
batalha Escreveu: PS: já vi as suas contas! Mas um pesado de mercadorias faz muito mais km/dia e o rendimento/ton não é proporcinal!
Claro que é proporcional. O factor de proporcionalidade é que não será de 1, certamente menor (como mencionei, a velocidades razoáveis o atrito viscoso com o ar é o principal consumidor de energia, completamente independente do peso). Se um veículo CI a velocidade média de 80 km/h consome cerca de 5l/100km e um pesado de mercadorias com 40 t consome cerca de 40l/100, é óbvio que para um aumento de 27 vezes no peso temos apenas um aumento de 8 vezes no consumo! Há alguma razão que o leve a pensar que num VE essa relação será diferente para pior?

Quantos mais km/dia melhor, mais rápida será a amortização do investimento. O único senão é o de sempre, é fundamental haver uma rede de cargas rápidas.

De facto é complicado, pois exige um grande investimento de criação de infra-estruturas de carregamento. Assim sendo, os primeiros pesados de transporte de mercadorias serão certamente dedicados a pequenos circuitos (<200km) de distribuição urbana e semi-urbana, que permitam realizar a carga durante a noite na estação base. Penso que o primeiro passo poderá ser dado pelas empresas de distribuição, como os CTT, Fedex, DHL, TNT, etc. Depois, com um sistema de cargas rápidas crescentes e com o aumento da densidade energética das baterias iremos subir na tonelagem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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