O Gás Natural nos Transportes

Um lugar para discutir questões ambientais que dizem respeito à electrificação do automóvel.
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batalha
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O Gás Natural nos Transportes

Mensagem por batalha » 31 mar 2011, 16:49

Um artigo pertinente, de onde retirei só um excerto.

"Sem que se pretenda por em causa o projecto governamental do carro eléctrico, que também é parte da solução, é no entanto inquestionável que o mesmo não resolverá só por si, a nossa dependência do petróleo pois, como refere a APVGN, baseada nos dados oficiais, os carros eléctricos têm um potencial de 10% ou seja 500 mil viaturas ligeiras, o que permitirá somente uma poupança de 2,2% do petróleo importado."

Pode ser lido na integra aqui http://duartenuno.wordpress.com/2011/03 ... ansportes/

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Re: O Gás Natural nos Transportes

Mensagem por mjr » 31 mar 2011, 19:10

Não sei onde vão inventar estes números, mas obviamente que eles valem o que valem. Tudo depende do preço do petróleo, da qualidade dos VE, e como diz o Futre, etc, etc, etc :lol:

Concordo que os grandes consumidores são os pesados e que é necessário fazer algo. O autocarro eléctrico da Caetano é um passo, mas é fundamental que sejam criados veículos pesados de transporte de mercadorias eléctricos. O gás natural será sempre um passo intermédio, e penso que teria uma utilização mais nobre ao ser utilizado para gerar electricidade.
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Re: O Gás Natural nos Transportes

Mensagem por RJSC » 31 mar 2011, 19:34

O problema do consumo nos pesados é que a mior parte fazem mais de 300 km por dia carregados, o que é impossível de fazer a custo razoável com as baterias que estão no mercado ou "à vista".

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Re: O Gás Natural nos Transportes

Mensagem por mjr » 31 mar 2011, 20:37

RJSC Escreveu:O problema do consumo nos pesados é que a mior parte fazem mais de 300 km por dia carregados, o que é impossível de fazer a custo razoável com as baterias que estão no mercado ou "à vista".
Concordo, mas também têm de parar várias vezes para o descanso legal e fisiológico. Acima de 200km de autonomia real e com uma rede de cargas rápidas disponível penso que a poupança em combustível será muito mais compensadora que os "distúrbios" de uma paragem forçada por 20-30 minutos. É preciso lembrar que com a velocidade máxima de 90km/h legal e registada em tacógrafo, o consumo de veículo pesado não será demasiado.

O custo também tem de ser visto à luz da poupança em combustível. Um pesado de transporte de mercadorias que faça 300km por dia todos os dias daria mais de 100000km/ano (e 300 km /dia até nem será muito em alguns casos). Rapidamente a poupança em combustível compensa o investimento na grande bateria.
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Re: O Gás Natural nos Transportes

Mensagem por batalha » 31 mar 2011, 22:29

Caros colegas, ainda está muito longe a alternativa eléctrica viária para mercadorias!
Fazendo as contas de forma ligeira, um pesado (40ton) faz muitas vezes 1000km/dia com velocidades medias na ordem dos 80km/h! Um Leaf (1,2ton) a 80km/h faz menos de 100km, com 1/30 do peso! Seriam necessárias 3000 baterias do Leaf :shock:
Mesmo no transporte ligeiro de mercadorias teremos que esperar décadas! A mim convinha-me um ligeiro tipo Caddy refrigerada e autonomia na ordem dos 150km, isto são +/-2Leaf :?

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Re: O Gás Natural nos Transportes

Mensagem por mjr » 31 mar 2011, 22:56

batalha Escreveu:Caros colegas, ainda está muito longe a alternativa eléctrica viária para mercadorias!
Fazendo as contas de forma ligeira, um pesado (40ton) faz muitas vezes 1000km/dia com velocidades medias na ordem dos 80km/h! Um Leaf (1,2ton) a 80km/h faz menos de 100km, com 1/30 do peso! Seriam necessárias 3000 baterias do Leaf :shock:
Mesmo no transporte ligeiro de mercadorias teremos que esperar décadas! A mim convinha-me um ligeiro tipo Caddy refrigerada e autonomia na ordem dos 150km, isto são +/-2Leaf :?
Algumas considerações:

1 - O LEAF a 80 km/h estabilizados faz mais de 100km. Acredito que faça pelo menos os 160 km. A 60 km/h faz 220 km.
2 - O LEAF pesa 1,6 toneladas com o condutor.
3 - O consumo de energia não escala proporcionalmente com o aumento de peso, pelo menos a velocidades acima dos 30-40 km/h (até aí o peso é o principal factor devido ao atrito de rolamento). A 80 km/h o factor mais importante no consumo de energia já é claramente o atrito viscoso com o ar. Como o aumento de área frontal e Cx é menor que o aumento de peso, o factor não serão as 40t / 1,6t = 25x. O aumento de consumo de energia por atrito viscoso aumenta linearmente com o aumento de área frontal e Cx. Não sei onde foi buscar as 3000 baterias. Aliás, a relação de consumo de energia é relativamente fácil de saber. Alguém sabe o consumo de combustível em AE de um pesado carregado? Se for 10x a de um carro com 1,5 toneladas já dá uns 50 lt/100km!
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Re: O Gás Natural nos Transportes

Mensagem por mjr » 31 mar 2011, 23:12

Algumas pesquisas no google e vi que os consumos típicos para um pesado com 40 toneladas andam À volta dos 40 l/100km. Ou seja 8 vezes a de um carro com 1,5 toneladas a diesel. Deste modo a bateria teria de ter 8 vezes a capacidade da do LEAF para ter a mesma autonomia, ou seja 224 kW.h. Eu apostava em algo com 300 kW.h. Aos preços actuais daria por volta de 100k€ para o pack de baterias.

Fazendo 300 km/dia um pesado convencional gastaria 120 l, ou seja a preços actuais cerca de 170 € em combustível.No pesado eléctrico esse 300 km custariam no pior dos casos 50 €. Uma poupança de 120€ por dia. Num ano já iria em 44k€ e em pouco mais de dois anos já teria pago as baterias!
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Re: O Gás Natural nos Transportes

Mensagem por CarlosOliveira » 31 mar 2011, 23:20

batalha Escreveu:Caros colegas, ainda está muito longe a alternativa eléctrica viária para mercadorias!
Fazendo as contas de forma ligeira, um pesado (40ton) faz muitas vezes 1000km/dia com velocidades medias na ordem dos 80km/h! Um Leaf (1,2ton) a 80km/h faz menos de 100km, com 1/30 do peso! Seriam necessárias 3000 baterias do Leaf :shock:
Mesmo no transporte ligeiro de mercadorias teremos que esperar décadas! A mim convinha-me um ligeiro tipo Caddy refrigerada e autonomia na ordem dos 150km, isto são +/-2Leaf :?
Batalha, para o próximo ano já tens o Kangoo eléctrico...

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Re: O Gás Natural nos Transportes

Mensagem por batalha » 31 mar 2011, 23:23

Como disse "fazendo as contas de forma ligeira".
A que resultados chegou?

Quanto pesam as baterias do Leaf?
Quanto seria o tempo de carga?
E o reboque em caso de acabar a bateria?
O preço?
O tempo de carga?
Quanto gastaria um destes pesados para subir uma serra?
Etc? Ainda são muitos etc's
Infelizmente :|

Por muito que se goste de eléctricos, e eu gosto, ou temos ligação permanente (comboio /exp.) ou temos outro combustível!


Note-se, que só referi aqui este artigo porque achei que lhe faltava a alternativa eléctrica, mas depois de reflectir! Fui obrigado a concordar com muitas das coisas que negava á partida! Mesmo o famoso autocarro eléctrico, quantas horas fará por dia? Com que inclinações? A que velocidade média? (não é o mesmo que estabilizada).

PS: já vi as suas contas! Mas um pesado de mercadorias faz muito mais km/dia e o rendimento/ton não é proporcinal!

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Re: O Gás Natural nos Transportes

Mensagem por CarlosOliveira » 31 mar 2011, 23:24

Relativamente aos pesados, o próximo passo a dar é mesmo o da eficiencia. Grande parte do consumo associado aos pesados advem do seu mau comportamento aerodinamico. Já vi uns estudos de um tipo que estuda este problema há mais de 20 anos e que já tens soluções aerodinamicas que reduzem substancialmente o consumo dos pesados de mercadorias (mesmo à carga máxima). Vou ver se encontro isso para postar...

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