Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Um lugar para discutir questões ambientais que dizem respeito à electrificação do automóvel.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por RJSC » 03 set 2018, 10:00

Imagem
Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Conheça a lei e evite as coimas.

Sabes o que significa e as consequências? Multas pesadas e não só! Imagina aquelas vezes em que vais a conduzir, e o carro à tua frente lança um fumo negro pelo escape, que nos tapa completamente a visão. É uma situação bastante comum e é rara a semana em que não nos cruzamos com um veículo que se encontra nestas condições.

A questão que se coloca é, sabes o que significa esse fumo negro e quais as consequências para ti e para o veículo?

Pois fique a saber que, se é o caso do seu carro, está a perder dinheiro. O fumo negro, por norma, representa um excesso de combustível a ser queimado pelo motor do seu carro. Isto é, está a gastar mais combustível do que deveria!
Para além disso, faz a carbonização das velas, que por sua vez prejudica a sua ignição e prejudica também o desempenho do veículo. A situação anterior, é a mais comum, mas este tipo de problema, poderá estar também relacionado com a sobrecarga/sobretaxa de compressão do motor ou até mesmo, de um desequilíbrio na relação à mistura, ar/combustível.

Problemas na injecção do veículo, é também responsável pela emissão elevada de fumo preto. Seja qual for a causa, o importante é levar o seu carro a uma oficina para resolver o problema.

Para além deste problema mecânico saiba que se habilita a levar uma multa por estar a poluir o meio ambiente, e caso o agente assim entenda, pode enviar o seu veículo para uma inspecção do tipo B, que só por si são várias centenas de euros… e avisamos que as coimas não são pequenas.

O fumo negro, para além de ser prejudicial à saúde de que todos nós respiramos, extrapola as quotas de poluição estabelecidas pela União Europeia para o país. Neste sentido, artigo 79.º do Código da Estrada prevê que quando há emissão “fumos ou gases em quantia superior à fixada em regulamento”, o condutor poderá ser autuado com uma coima que vai dos 120 aos 600 euros.
Se o seu veículo está nesta situação resolva o problema o mais rápido possível, pelo ambiente, pela sua carteira e pela carteira do nosso país!
Em: http://www.bligz.com.pt/2018/03/07/fumo ... o-pesadas/

Infelizmente parece que na prática a polícia não quer saber.
Em 2014 em Gaia passaram por mim os artistas dos vídeo seguinte, estava lá polícia e não fizeram nada.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por Nonnus » 03 set 2018, 10:22

Tocaste no ponto que eu nem consigo classificar, por ser tão grande a estupidez desses "gaiatos" parvos. Sim, são gaiatos. Porque quem no seu perfeito juízo e com maturidade anda com carros nessas condições?

Como não consigo fazer com que o meu carro sobressaia no meio dos outros faço-o fazer fumo, barulho e ando com a traseira toda negra para verem que sou o maior lá do bairro.

Eu a esses indivíduos só lhes dava um castigo. Atava-lhe as mãos e os pés e punha-os sentados junto ao escape do carro durante cinco minutos com o carro a trabalhar as 4000RPM. Se ainda assim não conseguissem perceber a mensagem, da segunda vez eram 10 minutos e assim sucessivamente até perceberem, ou até morrerem intoxicados pela porcaria que fazem.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por RJSC » 03 set 2018, 10:58

Nonnus Escreveu:
03 set 2018, 10:22
Eu a esses indivíduos só lhes dava um castigo. Atava-lhe as mãos e os pés e punha-os sentados junto ao escape do carro durante cinco minutos com o carro a trabalhar as 4000RPM. Se ainda assim não conseguissem perceber a mensagem, da segunda vez eram 10 minutos e assim sucessivamente até perceberem, ou até morrerem intoxicados pela porcaria que fazem.
Infelizmente não resulta... Isto é um fenómeno cultural chamado "Rolling Coal".
Esses idiotas submetem-se voluntariamente ao teu castigo:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por Nonnus » 03 set 2018, 11:41

Olha que 5 minutos não são 20 ou 30 segundos. Se calhar fazia diferença :lol:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por brunoa » 03 set 2018, 11:45

:o :o :o
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por Flyer » 03 set 2018, 14:31

Relativamente a este tópico, tenho uma história "engraçada" :
sensivelmente à um ano atrás algures na nacional 10 entre Azeitão e o Fogueteiro, seguia calmamente quando me apercebo que sou seguido de muito perto por um daqueles chaços que infelizmente ainda circulam nas nossas estradas; e refiro-me a chaço de carro e chaço de condutor.. :mrgreen:
Na primeira oportunidade o chaço ultrapassa-me e tendo-se apercebido que se tratava de um veículo eléctrico, assim que se coloca à minha frente, propositadamente lança pelo escape uma nuvem imensa de fumo preto! Daquelas que até perdemos parcialmente a visibilidade! Questão de afirmação pessoal, suponho eu.. :twisted:
Acho que se trata de um bom candidato para que alguém lhe enfiasse o fumo pelo nariz acima, e não só por aí.... :mrgreen:
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por migle » 03 set 2018, 21:29

Eu gostava de saber de um caso em que a polícia tivesse multado por excesso de fumo.

Enviar para inspecção tipo B era boa ideia. Assim o polícia não fica com a dúvida na consciência, se era muito ou pouco o fumo.

Mas onde é que o autor do texto foi buscar a ideia de que a inspecção tipo B eram várias centenas de euros? Da ultima vez que vi eram 90€.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por Erbium » 24 set 2018, 16:37

E desde que os multam e "enviam" para IPO B, dá bem tempo para o carro chegar lá normal... :roll:

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por PMESS79 » 24 set 2018, 18:22

Erbium Escreveu:
24 set 2018, 16:37
E desde que os multam e "enviam" para IPO B, dá bem tempo para o carro chegar lá normal... :roll:
Pelo menos durante algum tempo anda a fumegar menos, e pode ser que depois não voltem a programar o carro (sempre tem algum custo, não?)
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por migle » 24 set 2018, 22:48

Não, não tem custo. Essas reprogramações são vendidas "com garantia". Eles ficam lá com o ficheiro com o firmware antigo numa ficha do cliente, e fazem as reprogramações que forem precisas.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Questões Ambientais”