Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Um lugar para discutir questões ambientais que dizem respeito à electrificação do automóvel.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3190
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 18kWh, 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por RJSC » 25 set 2018, 00:15

Pelo menos as inspeções extra cada vez que eram apanhados tinham que pagar.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 760
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por BrunoFonseca » 04 jun 2019, 00:54

Hoje no Jornal da Noite da SIC deu uma reportagem sobre a remoção dos filtros de partículas dos carros a diesel.
Esta modificação é efectuada à grande maioria dos veículos a diesel, nomeadamente nos táxis.
As inspecções não conseguem detectar tal remoção, e o indicadores utilizados ainda se baseiam em normas de 1999, onde eram permitidos valores na ordem dos 2,5 quando agora têm que ficar abaixo dos 1,0.

Ao próximo gajo que vier dizer que os motores a diesel (de nova geração) são mais ecológicos vou-lhe pedir para ficar a snifar tubos de escape desses ditos veículos ecológicos para ver se ele gosta.

UMA VERGONHA!!!

bpedrosa
Mensagens: 188
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por bpedrosa » 04 jun 2019, 10:27

E um verdadeiro pesadelo fazer alguns km atrás de um artista desses. É ridículo ver alguns carros brancos com a traseira toda preta. Mesmo outros carros que não acredito que seja uma questão de reprogramação, faz impressão o fumo que deitam. Ainda ontem andei atrás de um taxi Skoda Superb dos mais antigos que era um verdadeiro pesadelo.
Eu antes também tinha um diesel e como já tinha alguns anos (Sem filtro de partículas de origem :!: ) fazia algum fumo. Quando precisava de uma aceleração mais violenta, numa ultrapassagem por ex, fazia-me alguma impressão olhar pelo retrovisor. Mesmo depois de mudar para o Leaf, nos primeiros tempos, dava por mim à procura do fumo pelo retrovisor... :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2416
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por migle » 04 jun 2019, 15:07

bpedrosa Escreveu:
04 jun 2019, 10:27
É ridículo ver alguns carros brancos com a traseira toda preta.
É realmente. E se alguns carros são de adolescentes retardados, outros são de família, de mulheres... todos cientes de que a alteração que ia fazer ia causar mais poluição, e não quiseram saber, nem querem saber do carro estar todo preto.
Estes carros poluem mais do que qualquer carro diesel anterior ao filtro de partículas. Na realidade é um retrocesso de muitos anos, porque antes do DPF os carros tinham catalisador...

Depois, também é habitual remover ou anular a válvula EGR, que circula gases de escape de volta para o motor, para este aquecer mais depressa (porque a frio a emissões de NOx são maiores), para simplesmente não ter de pagar a sua substituição. E circulam mitos acerca do motor responder melhor, que são completamente falsos, o motor responde melhor se estiver quente, e aquece mais depressa com a EGR.

E, depois há os sites a anunciar publicamente que retiram o FAP/DPF: https://www.fapoff.pt, e artigos a desfazer do papel da EGR e a concluir com:
"Assim sendo, para cada um dos três casos – limpar, substituir ou anular a válvula EGR – consulte sempre as indicações de um mecânico."

in E-konomista, https://www.e-konomista.pt/artigo/valvula-egr-suja/, publicação online.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Zoe
Mensagens: 1083
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por Flyer » 06 jun 2019, 10:00

É realmente. E se alguns carros são de adolescentes retardados, outros são de família, de mulheres... todos cientes de que a alteração que ia fazer ia causar mais poluição, e não quiseram saber, nem querem saber do carro estar todo preto.
Estes carros poluem mais do que qualquer carro diesel anterior ao filtro de partículas. Na realidade é um retrocesso de muitos anos, porque antes do DPF os carros tinham catalisador...
E depois ficam muito admirados quando aparecem as doenças...
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 961
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por Nonnus » 06 jun 2019, 10:23

Peço que não me interpretem mal nas minhas próxima palavras, porque não estou de acordo, mas compreendo o porquê da maioria das pessoas o fazerem.

Antes demais dizer que nunca tive, nem tenho nenhum carro com filtro de partículas. Penso que neste caso do filtro de partículas as marcas é que deviam ser chamadas a responsabilidade, porque eles é que criaram o problema. Criaram um sistema para cumprir as normas da UE, mas que em vez de solucionar, apenas criou um problema maior pela falta operacionalidade do sistema.

Eu compro um carro com filtro de partículas, mas nem sei o que é, para que serve, nem ninguém me disse no acto da compra que tinha. Passado alguns KM de ter o carro o sistema dá problemas, vai a marca a garantia não cobre porque foi erro do proprietário que devia ter feito a regeneração (de lembrar que o proprietário nem sequer sabia que o carro tinha esse sistema). O proprietário paga e passado alguns KM volta a ter o mesmo problema. Qual é a solução? Como alguém disse na reportagem, o carro vale 7000€ a reparação custa 4000€ :o

Só mais um reparo, retirar o filtro partículas não faz com que o carro faça mais ou menos fumo negro. O fumo negro que vocês vêem em muitos carros a diesel é devido a bombas de injectoras avançadas (os tais adolescentes retardados) ou de problemas na parte de injecção.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2416
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por migle » 06 jun 2019, 13:45

Nonnus Escreveu:
06 jun 2019, 10:23
Só mais um reparo, retirar o filtro partículas não faz com que o carro faça mais ou menos fumo negro. O fumo negro que vocês vêem em muitos carros a diesel é devido a bombas de injectoras avançadas (os tais adolescentes retardados) ou de problemas na parte de injecção.
Faz sim, Nonnus. Porque o negro são as partículas que teriam ficado retidas no FAP, caso este estivesse instalado.

EDIT: os poluentes gasosos são invisíveis. O negro são os poluentes sólidos: partículas.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8727
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por mjr » 06 jun 2019, 14:01

Quando é injetado gasóleo a mais é natural que o motor não o consiga queimar na totalidade, saindo nesse caso mais fumo negro precisamente por essa razão. Os produtos da combustão completa de hidrocarbonetos são CO2 e H2O, tudo o resto é por impossibilidade de ser queimado completamente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2416
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por migle » 06 jun 2019, 22:56

Dessa combustão incompleta. resultam formas sólidas e amorfas de carbono, carvão, que é o preto que vemos no fumo. É precisamente para apanhar todo esse soot que existe o filtro de partículas.
Mesmo num motor que esteja já na temperatura ideal de funcionamento e que esteja bem afinado, existem emissões de partículas, e é para que essas emissões estejam controladas que o FAP é obrigatório.

Claro que se um carro tiver os injectores sujos, e as gotículas de combustível não ficarem tão dispersas, a situação piora. O resultado para quem tem FAP é ter problemas com o filtro mais depressa. O mesmo acontece a quem usa o carro sempre frio, em viagens curtas.

Agora, não se pode é dizer que "retirar o filtro de partículas não faz com que o carro faça mais ou menos fumo". Faz sim, muito mais fumo. Toda essa quantidade de fumo produzida com o motor frio ou injectores sujos teria sido filtrada pelo FAP.

E não se pode achar que se a reparação do FAP custa 4000€ (não custa...) e o carro só vale 7000€, que isso legitima a escolha que as pessoas fazem. Quem usa um carro para seu benefício tem de se responsabilizar pelas consequências. E se enfrentasse como alternativa a apreensão do carro, as suas contas também seriam diferentes.

E essa é a única saída possível. O que não pode ser é que para benefício económico de alguns (porque beneficiaram de um combustível que paga muito menos ISP para o mesmo conteúdo energético mas agora não podem suportar a manutenção do carro nas condições exigidas por lei) se ande a prejudicar a saúde respiratória de todos, em particular dos mais frágeis.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 961
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!

Mensagem por Nonnus » 07 jun 2019, 10:47

migle Escreveu:
06 jun 2019, 22:56
Dessa combustão incompleta. resultam formas sólidas e amorfas de carbono, carvão, que é o preto que vemos no fumo. É precisamente para apanhar todo esse soot que existe o filtro de partículas.
Mesmo num motor que esteja já na temperatura ideal de funcionamento e que esteja bem afinado, existem emissões de partículas, e é para que essas emissões estejam controladas que o FAP é obrigatório.

Claro que se um carro tiver os injectores sujos, e as gotículas de combustível não ficarem tão dispersas, a situação piora. O resultado para quem tem FAP é ter problemas com o filtro mais depressa. O mesmo acontece a quem usa o carro sempre frio, em viagens curtas.

Agora, não se pode é dizer que "retirar o filtro de partículas não faz com que o carro faça mais ou menos fumo". Faz sim, muito mais fumo. Toda essa quantidade de fumo produzida com o motor frio ou injectores sujos teria sido filtrada pelo FAP.
Não, não faz. Em tudo os radicalismos é um exagero. Podemos não gostar de certas coisas, mas temos de ser sempre racionais e ponderados.

Eu nunca disse que não poluía mais. A questão do fumo é que não é tão linear. Aquilo que muitos de nós vemos nas estradas portuguesas de carros com a traseira preta e que deixam riscos pretos no alcatrão, não é derivado a falta de filtro de partículas e sim de carros com afinações de motores adulteradas ou de avarias em todo o sistema de injecção (bombas injectoras, injectores).

Tens aqui um exemplo a quente e a frio e em qualquer uma das situações não é essa quantidade de fumo que aqui estamos a falar que faz os carros andar com a traseira preta e a deixar riscos no alcatrão.

[youtubes]https://www.youtube.com/watch?v=qdfJ_rAj87o&t[/youtubes]
migle Escreveu:
06 jun 2019, 22:56
E não se pode achar que se a reparação do FAP custa 4000€ (não custa...) e o carro só vale 7000€, que isso legitima a escolha que as pessoas fazem. Quem usa um carro para seu benefício tem de se responsabilizar pelas consequências. E se enfrentasse como alternativa a apreensão do carro, as suas contas também seriam diferentes.

Mais um vez te digo que não são as pessoas que tem de ser penalizadas, mas sim os construtores de automóveis. Criaram uma solução para respeitarem as imposições da UE e assim não pagar multas a UE, mas que em nada resolveu o problema, ou se quisermos arranjaram maneira de ser os proprietários a pagar a factura.

Quando vais ao stand há algum vendedor que te pergunte, então o carro é para fazer cidade ou auto-estrada?

Quando compras o carro pensas que o carro esta apto para um uso intensivo em cidade, ninguém te explica que tens de por o carro de x em x tempo ás 2500rpm durante 10 minutos. Ora se eu só faço cidade, dificilmente vou andar durante 10 minutos com o carro ás 2500rpm. O que eu quero dizer com isto, é que este sistema não é perfeito para todos os cenários de utilização de um carro, logo, é um sistema ineficaz e como tal tem de ser abolido.

Agora põe-te na situação de uma pessoa que comprou um carro e ele ainda na garantia dá problemas e ninguém assume a responsabilidade e tens uma factura de 500€ (para não dizer os 4000€) para pagar de uma coisa que ninguém te explicou e a única coisa que te dizem é que tu é que fizeste uma má utilização do carro. Se o meu trajecto diário não me permite fazer a regeneração, ponho o carro durante 10 minutos ás 2500rpm a porta de casa a queimar combustível e a libertar mais gases. Mas isto faz algum sentido?

Ainda te posso dar mais um exemplo do que a industria automóvel criou para passar a ideia de amigo do ambiente que não faz sentido nenhum. O start/stop. A ideia que passa é que o carro economiza combustível e poluí menos enquanto não esta em movimento. Então e quando o carro tiver que levar um motor de arranque (devido ao esforço adicional que o sistema impõe), ou no caso de alguns modelos que tem uma bateria própria só para esse sistema. Onde é que fica a poupança e a poluição?
migle Escreveu:
06 jun 2019, 22:56
E essa é a única saída possível. O que não pode ser é que para benefício económico de alguns (porque beneficiaram de um combustível que paga muito menos ISP para o mesmo conteúdo energético mas agora não podem suportar a manutenção do carro nas condições exigidas por lei) se ande a prejudicar a saúde respiratória de todos, em particular dos mais frágeis.
Da mesma maneira que para o beneficio das marcas de automóveis não se pode por um produto no mercado com algo tão ineficaz que depois quem paga é o consumidor.

Tu vês o problema depois de ele existir, e eu estou a ver o problema quando ele foi criado.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km

Responder

Voltar para “Questões Ambientais”