Re: Tem fumo preto de escape! As autoridades não perdoam, e as Multas são Pesadas!
Enviado: 25 set 2018, 00:15
Pelo menos as inspeções extra cada vez que eram apanhados tinham que pagar.
Fórum de discussão sobre a Mobilidade Elétrica e Parceiro privilegiado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
https://www.clubeletricos.com/
É realmente. E se alguns carros são de adolescentes retardados, outros são de família, de mulheres... todos cientes de que a alteração que ia fazer ia causar mais poluição, e não quiseram saber, nem querem saber do carro estar todo preto.
"Assim sendo, para cada um dos três casos – limpar, substituir ou anular a válvula EGR – consulte sempre as indicações de um mecânico."
in E-konomista, https://www.e-konomista.pt/artigo/valvula-egr-suja/, publicação online.
E depois ficam muito admirados quando aparecem as doenças...É realmente. E se alguns carros são de adolescentes retardados, outros são de família, de mulheres... todos cientes de que a alteração que ia fazer ia causar mais poluição, e não quiseram saber, nem querem saber do carro estar todo preto.
Estes carros poluem mais do que qualquer carro diesel anterior ao filtro de partículas. Na realidade é um retrocesso de muitos anos, porque antes do DPF os carros tinham catalisador...
Faz sim, Nonnus. Porque o negro são as partículas que teriam ficado retidas no FAP, caso este estivesse instalado.Nonnus Escreveu: ↑06 jun 2019, 10:23Só mais um reparo, retirar o filtro partículas não faz com que o carro faça mais ou menos fumo negro. O fumo negro que vocês vêem em muitos carros a diesel é devido a bombas de injectoras avançadas (os tais adolescentes retardados) ou de problemas na parte de injecção.
Não, não faz. Em tudo os radicalismos é um exagero. Podemos não gostar de certas coisas, mas temos de ser sempre racionais e ponderados.migle Escreveu: ↑06 jun 2019, 22:56Dessa combustão incompleta. resultam formas sólidas e amorfas de carbono, carvão, que é o preto que vemos no fumo. É precisamente para apanhar todo esse soot que existe o filtro de partículas.
Mesmo num motor que esteja já na temperatura ideal de funcionamento e que esteja bem afinado, existem emissões de partículas, e é para que essas emissões estejam controladas que o FAP é obrigatório.
Claro que se um carro tiver os injectores sujos, e as gotículas de combustível não ficarem tão dispersas, a situação piora. O resultado para quem tem FAP é ter problemas com o filtro mais depressa. O mesmo acontece a quem usa o carro sempre frio, em viagens curtas.
Agora, não se pode é dizer que "retirar o filtro de partículas não faz com que o carro faça mais ou menos fumo". Faz sim, muito mais fumo. Toda essa quantidade de fumo produzida com o motor frio ou injectores sujos teria sido filtrada pelo FAP.
migle Escreveu: ↑06 jun 2019, 22:56E não se pode achar que se a reparação do FAP custa 4000€ (não custa...) e o carro só vale 7000€, que isso legitima a escolha que as pessoas fazem. Quem usa um carro para seu benefício tem de se responsabilizar pelas consequências. E se enfrentasse como alternativa a apreensão do carro, as suas contas também seriam diferentes.
Da mesma maneira que para o beneficio das marcas de automóveis não se pode por um produto no mercado com algo tão ineficaz que depois quem paga é o consumidor.migle Escreveu: ↑06 jun 2019, 22:56E essa é a única saída possível. O que não pode ser é que para benefício económico de alguns (porque beneficiaram de um combustível que paga muito menos ISP para o mesmo conteúdo energético mas agora não podem suportar a manutenção do carro nas condições exigidas por lei) se ande a prejudicar a saúde respiratória de todos, em particular dos mais frágeis.