Discordo. Existe muitas vezes último km. Existem zonas da cidade sem metro ainda que as paragens de autocarro sejam próximas, por vezes é necessário apanhar duas ou três carreiras para se chegar aonde se quer, dando uma volta maior e perdendo mais tempo com trocas de autocarro + novo tempo de espera. Logo a necessidade de transporte de "último km" por exemplo do metro para o destino existe sim, apesar de poderem existir alternativas nos autocarros.

Carsharing e mobilidade nas cidades
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Re: Carsharing e mobilidade nas cidades
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
O que é interessante, rnlcarlov, é a área de operação dos char sharing... Aliás, desinteressante.
Naquele perímetro tão apertado, não sei se chega sequer a ser necessário autocarro após o metro.
Eu também já trabalhei fora do alcance do metro... É chato ter de apanhar outro transporte, menos civilizado, mas...
Acho que faltam passeios ainda. E vegetação para evitar que as pessoas fiquem cheias de poeira. E menos diesel. 1 km é uma caminhada de 15'.
Naquele perímetro tão apertado, não sei se chega sequer a ser necessário autocarro após o metro.
Eu também já trabalhei fora do alcance do metro... É chato ter de apanhar outro transporte, menos civilizado, mas...
Acho que faltam passeios ainda. E vegetação para evitar que as pessoas fiquem cheias de poeira. E menos diesel. 1 km é uma caminhada de 15'.
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Uma das zonas que vejo mais viaturas car sharing (não contando com os seus spots originais) é no Bairro de Santos, onde era o antigo edifício da bolsa de Lisboa. Curiosamente, é também uma das zonas com maior densidade de VEs e não conta com nenhum posto de carregamento.migle Escreveu: ↑12 nov 2018, 19:19O que é interessante, rnlcarlov, é a área de operação dos char sharing... Aliás, desinteressante.
- migle
O que eu quis dizer é que não dá para ir com o carro para as zonas mais periféricas, que são mal servidas de transportes colectivos. Embora esse caso, bairro de Santos, seja o caso de uma zona mal servida bastante central.
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Outras zonas muito mal servidas são Ajuda/Restelo e São João/Beato/Marvila/Braço de Prata
- BrunoFonseca
Imagina que estás no Campo Grande, zona bem servida de transportes, e queres ir para o Aeroporto, também bem servida. Se fores de metro terás que dar a volta á cidade. A pé, apesar de perto, é impossivel de se fazer, ainda mais se tiveres que transportar bagagem. Nestes casos o Car Sharing é a melhor opção.
- migle
Vocês não acreditam no autocarro... O autocarro funciona lindamente com um bocadinho menos de carros em circulação. A partir das 17:30 não funciona, mas tínhamos de tirar carros da rua.
Bem, eu fiz a revisão hoje e voltei a usar emov. Apesar de haver metro de Entrecampos para o Intendente... Muitas mudanças de metro, autocarros imprevisíveis... Não tenho passe... Um tipo habitua-se à mama do carrinho...
25' de manhã, 20' à tarde, total cerca de 10€. (para comparar com metro teria de incluir o tempo de mexer no telemóvel, superior a 5')
Mas não acredito nisto, não é solução, não é sustentável, somos muitos.
Outros utilizadores disto parecem ser as empresas municipais. Não me lembro qual vi uma vez, se seria a EMEL... Funciona como outsourcing de toda a manutenção do carro, porém utilizando um recurso escasso que pertence a todos, o espaço público na rua, em vez de garagens em armazéns municipais...
Bem, eu fiz a revisão hoje e voltei a usar emov. Apesar de haver metro de Entrecampos para o Intendente... Muitas mudanças de metro, autocarros imprevisíveis... Não tenho passe... Um tipo habitua-se à mama do carrinho...
25' de manhã, 20' à tarde, total cerca de 10€. (para comparar com metro teria de incluir o tempo de mexer no telemóvel, superior a 5')
Outros utilizadores disto parecem ser as empresas municipais. Não me lembro qual vi uma vez, se seria a EMEL... Funciona como outsourcing de toda a manutenção do carro, porém utilizando um recurso escasso que pertence a todos, o espaço público na rua, em vez de garagens em armazéns municipais...
- BrunoFonseca
Não me parece que sirva para ser alternativa aos transportes públicos, mas sim como complemento.migle Escreveu: ↑13 nov 2018, 21:00Vocês não acreditam no autocarro... O autocarro funciona lindamente com um bocadinho menos de carros em circulação. A partir das 17:30 não funciona, mas tínhamos de tirar carros da rua.
Acho mesmo que até para quem mora em Lisboa, onde é quase impossível se ter lugar para estacionar o carro próprio, faz muito sentido das poucas vezes que se necessita utilizar um carro, seja pela via do aluguer do car sharing.
É como o tal estudo diz: 95% do tempo o carro está estacionado...