Carro electrico de fabrico nacional

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Responder
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Carro electrico de fabrico nacional

Mensagem por mikexilva » 15 jan 2011, 04:51

Quem tivesse estado com atenção às tendencias e manobras no mercado (internacional) com testes aos veiculos electricos em 1996 ficava logo com a ideia que era uma tecnologia com sucesso garantido quando devidamente aplicada.
Passado uns anos desapareceram do mercado os veiculos de teste, mas ficaram algumas pessoas tristes porque gostavam imenso destes veiculos.
Foi então que em Portugal construiram os estadios para o Euro 2004. (hum? parece que estão aqui linha cruzadas... não, nos por cá sempre vivemos numa "realidade virtual" onde não se passa nada...)
Se nessa altura tivessemos investido numa linha de montagem para um carro electrico nacional, neste momento estavamos a exportar tantos quantos os que conseguissemos produzir.
E não penso que fosse uma coisa do outro mundo, pois a tecnologia necessaria para um carro electrico é muito mais simples que para um carro com motor de combustão.
Basta verem o exemplo de algumas pessoas que na sua garagem pegam na carroçaria de um carro velho e convertem para electrico.
Por exemplo a Tesla motors fez um investimento relativamente pequeno (100milhoes e USD) para produzir o carro electrico desportivo que conhecemos, e até hoje mesmo com os preços astronomicos e usando baterias de computadores portateis, não conseguem satizfazer as encomendas...

Como para mim isto era obvio, não me parece que tenha sido um problema de falta de visão, mas sim um problema de excesso de interesses... o que acham?

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Carro electrico de fabrico nacional

Mensagem por ruimegas » 15 jan 2011, 13:26

Espero sinceramente que o carro eléctrico mais apoiado institucionalmente em Portugal, o seja o Mobicar, Imagem
Imagem
Imagem
seja um verdadeiro sucesso e penso que se ele sair com características e desempenho razoável não me incomoda nada poder vir a adquirir um, para as voltas curtas em cidade, se o preço for ajustado. Se tudo correr bem pode perfeitamente concorrer com tecnologia e mão-de-obra portuguesa com o Renault Twizy e mesmo com o Smart EV, veremos.

Por acaso nas minhas viagens Oeiras - Évora passo junto à antiga fábrica da Isuzu em Vendas Novas onde este pequeno VE nacional está a ser produzido. Tenho de ir lá fazer uma visita um dia destes.

Em: http://economico.sapo.pt/noticias/empre ... 05025.html

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Carro electrico de fabrico nacional

Mensagem por batalha » 15 jan 2011, 14:16

Sobre este assunto quero deixar aqui uma ideia revolucionaria que uma vez posta em pratica, pode, muito bem ser a tábua de salvação para o nosso país :idea:

Acompanhem o meu raciocínio, quais são os 2 maiores problemas dos EV´s? Autonomia e espaço de bagagem! certo!

E se criasse-mos um reboque 100% tuga que uma vez adaptado ao Leaf (ou outros ainda mais compactos) multiplicasse a autonomia e a capacidade de bagagem?

Um reboque compacto, moderno, todo xpto (não tenho nenhum jeito para desenho por não me atrevo)!

-Modelo tuga01- Gerador a gasolina (40litros) com capacidade para produzir energia suficiente para prolongar a autonomia do Leaf em 500Km e a carga em 300l/150Kg preço estimado 3k€

-Modelo tuga02- Conjunto de baterias de 60KWh, uficiente para prolongar a autonomia do Leaf em 350Km e a carga em 300l/150Kg preço estimado :?: 15k€ :?:

E se depois, fosse possível alugar estes reboques, e se numa fase mais avançada (da mobilidade electrica) eu pudesse trocar (numa cidade distante) um reboque com as baterias descarregadas por outro com a carga total?

Estou só à espera de um desenhador e um evestidor :ugeek:

Estranho ainda não ter visto este tema debatido noutros forums!

PS:eu sei que o tuga01 ia contra a zeroemission mas era por uma boa causa...

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Carro electrico de fabrico nacional

Mensagem por batalha » 15 jan 2011, 14:17

Agora vou almoçar que toda esta actividade cerebral fez-me fome :D

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Carro electrico de fabrico nacional

Mensagem por ruimegas » 15 jan 2011, 14:57

Estás a pensar talvez numa coisa deste tipo:
Imagem

ou deste:
Imagem

Em: http://green.autoblog.com/2010/11/02/em ... -electric/

Em relação ao Nissan Leaf, era preciso efectuar sérias adaptações para ser possível utilizar um sistema disso e penso que a Nissan não está, neste momento para ai virada.

Penso que a melhor solução para já é termos os 50 carregadores rápidos L3 colocados estrategicamente pelo País, para o qual informo que já enviei ao GEMAP entidade responsável pelos postos de carga que os utilizadores sejam informados antecipadamente da localização prevista para todos nós podermos opinar e eventualmente solicitar ajustamentos devidamente justificados. Se os 50 postos rápidos L3 estiverem em sítios a entre 80 a 100 kms (depende da diferença de altitude) uns dos outros penso que pelo menos em Portugal iremos circular sem grandes problemas ou atrasos em relação aos motores de CI e com custos muito mais comedidos :)
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Carro electrico de fabrico nacional

Mensagem por batalha » 15 jan 2011, 16:56

era mais o primeiro, obrigado.
agora imaginem aquela parte superior do reboque, aberta em 3 e com painéis solares! depois de uma semana de ferias no Allgave, tinha as baterias novamente carregadas com energia solar para regressar ;)

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Carro electrico de fabrico nacional

Mensagem por ruimegas » 15 jan 2011, 18:05

batalha Escreveu:era mais o primeiro, obrigado.
agora imaginem aquela parte superior do reboque, aberta em 3 e com painéis solares! depois de uma semana de ferias no Allgave, tinha as baterias novamente carregadas com energia solar para regressar ;)
Eu diria mesmo mais, mas aviso que a ideia que vou adiantar é exclusivamente minha que consiste no seguinte:

Imaginem um sistema articulado tipo tenda composto por várias camadas de painéis fotovoltaicos de preferência do tipo flexíveis para ser mais leve e fáceis de lidar que através desse podia ser aberto e produzir uma àrea de cobertura e sombra total sobre veículo em férias enquanto por cima ao ser todo fotovoltaíco estava a "bombar" energia limpa para as baterias do carro e simultaneamente mantendo-o o mais fresco possível por estar à sombra. A questão é saber quanto é que uma área de digamos 5 m X 2 m pode representar em termos de produção de energia. Se calhar não seria muito mas alguma coisa sempre é melhor que nada.

Melhor, Imaginem um Leaf coupé/cabriolet e vocês "entalados" num engarrafamento monstro algures durante a braseira do Sol, o que fazem, carregam no botão mágico e, tambores a rufar, sai uma estrutura da traseira do carro com um sistema flexível de painéis fotovoltaícos que se desenrola e que cobre o vosso carro criando uma sombra refrescante e muito agradável enquanto estão a produzir alguma energia para apoiar o vosso sistema de refrigeração nem que seja só a ventilação e se calhar ainda dá para recuperar um pouco a bateria do Leaf e por estarem parados no engarrafamento não têm o "motor" a trabalhar como os motores de CI. Só imagino a cara de espanto dos pessoal dos CI's a olharem estupefactos a verem a estrutura a sair e e a produzir aquela ansiada e refrescante sombra :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Desculpem lá a divagação mental mas "o Sonho conduz o Homem"

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”