Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR.

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR.

Mensagem por Orlando » 05 dez 2015, 19:02

Caros amigos,

conforme informei tenho o contacto de um deputado que está interessado na nossa nobre causa.
Ainda estou a alinhavar alguns detalhes e façam figas para tudo dar certo.
Sendo assim, gostaria que a comunidade em geral e os utlizadores de VE em particular manifestassem, neste tópico, as suas dúvidas e problemas quotidianos, assim como sugestões ou ideias exequíveis neste âmbito.
Sei que queremos bater no ceguinho, mas propostas concretas muitas vezes valem mais do que mil palavras, sendo que por vezes há ideias idiotas que são fantásticas, e reparem que sou um idiota chapado.
Fico à espera da vossa participação, que será um sinal do real interesse que temos, pois queixamo-nos muito mas depois fazer alguma coisa, está bem está. Também sofro dessa lassidão, mas há sinais evidentes que tudo pode mudar. Vamos a isso! :D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por jasmim » 05 dez 2015, 19:57

Gostava de ver uma lei que obrigasse todos os postos de combustíveis a terem uma tomada de pelo menos 16A disponível. Poderá ser um serviço pago ao kw gasto ao preço médio praticado no mercado.
O mesmo deve ser aplicado a todos os concessionários que comercializam VE, se possível 24h por dia e 7 dias por semana.
Os centros comerciais deveriam seguir o mesmo caminho.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por Orlando » 05 dez 2015, 20:04

jasmim Escreveu:Gostava de ver uma lei que obrigasse todos os postos de combustíveis a terem uma tomada de pelo menos 16A disponível. Poderá ser um serviço pago ao kw gasto ao preço médio praticado no mercado.
O mesmo deve ser aplicado a todos os concessionários que comercializam VE, se possível 24h por dia e 7 dias por semana.
Os centros comerciais deveriam seguir o mesmo caminho.
Esta é daquelas que são tão óbvias que até são esquecidas.
Muito bem.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por BECOOL » 05 dez 2015, 20:19

Boa iniciativa Orlando. É neste tipo de democracia que acredito, a participativa e não naquela que se resume apenas a votar de 4 em 4 anos.

Participo noutro fórum onde se discutiram medidas de forma a alargar a oferta de canais na televisão digital terrestre (TDT) e foram bem recebidas pelos partidos de esquerda. Infelizmente os de direita continuam a achar que mais canais na TDT fariam concorrência aos operadores de televisão paga (negociatas)... Felizmente a composição da AR mudou e para o ano já vão existir mais canais na TDT, por isso propor coisas aos deputados vale sempre a pena!

Por muito bem intencionados que estejam alguns agentes políticos, às vezes estão pouco informados e tomam más decisões em algumas áreas, o fórum deve assim ajudar na proposta de medidas num tema que conhecemos bem.

Medidas


Rede de carregamento:

O mais importante é sem dúvida a rede de carregamento, deverá ser rápida e fiável.

1. Os postos normais devem ser actualizados para 22 kW. Assim o carregamento é mais rápido e os postos ficam livres mais depressa.

2. Deverá haver mais fiscalização para que carros que não estejam a carregar sejam rebocados, sejam fumarentos ou não.

3. Obrigar os parques de estacionamento públicos (por exemplo centros comerciais) a ter por cada 100 lugares um posto de 22 kW com duas tomadas mennekes.


Incentivos à compra:

No caso dos incentivos à compra acho que deve haver mais discussão. Às vezes estes incentivos podem ser aproveitados pelos fabricantes para manter os preços altos e não se refletem numa poupança para o comprador.

Os incentivos à compra, caso existam devem ser apenas para carros com bateria incluída. Nos EUA a Nissan não pratica o aluguer porque o incentivo federal está relacionado com a capacidade da bateria em kWh, só recebem o incentivo máximo ($7.500) carros com baterias de 16 kWh ou superior. Pode ser que assim a Renault comece a vender oficialmente os carros com bateria incluída como faz no Reino Unido e Noruega.

Na Noruega a Renault decidiu apenas vender os carros com bateria porque assim ficam isentos de IVA, caso fosse praticado o aluguer a mensalidade seria alvo de IVA. Para mim este seria o melhor incentivo, carros com bateria incluída serem isentos de IVA numa primeira fase, o IVA seria gradualmente aumentado para 5 % e 13 % quando a venda de veículos eléctricos superasse a de fumarentos.



Resumindo, rede de postos mais rápida e fiável e incentivos à compra apenas para carros com bateria incluída, de modo a acabar com a vigarice dos alugueres vitalícios.

PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por PauloDias » 05 dez 2015, 20:25

jasmim Escreveu:Gostava de ver uma lei que obrigasse todos os postos de combustíveis a terem uma tomada de pelo menos 16A disponível. Poderá ser um serviço pago ao kw gasto ao preço médio praticado no mercado.
O mesmo deve ser aplicado a todos os concessionários que comercializam VE, se possível 24h por dia e 7 dias por semana.
Os centros comerciais deveriam seguir o mesmo caminho.
Concordo plenamente com esta opinão!

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por Fil » 05 dez 2015, 21:22

À grande Orlando! Como é óbvio sabes que podes contar comigo para ajudar neste projecto e muitos mais. As medidas já referidas parecem-me as mais importantes. Os postos têm de estar todos a funcionar, devidamente sinalizados e de preferência com baias a baixarem automaticamente com a disponibilização da tomada. Desta forma ninguém consegue lá estacionar a não ser que tenha cartão, e tiramos 80% dos problemas aos utilizadores e à polícia, os outros 20% serão rebocados por não estarem a carregar.

Tudo o que são locais com electricidade podem ser convertidos em simples postos de 16A, sejam os normais postes de electricidade, os Pt's, as cabines telefónicas etc...

Todas as bombas de combustíveis fósseis, deveriam ser obrigadas a disponibilizar uma tomada.
Assim como todas as marcas vendedoras de veículos eléctricos, deveriam ser obrigadas a ter no mínimo 22kW disponíveis para os clientes da marca.

Os 49 postos rápidos têm de ser bem divididos pelo país, e de preferência fora das auto estradas, salvo algumas excepções que se poderão considerar rotas com extrema utilização.

Os híbridos deveriam pagar iuc conforme os litros de combustível que consumirem. O próprio veículo pode dar essa informação na altura do pagamento. Se nunca usa electricidade paga o máximo, se raramente usa combustíveis fósseis paga valores muito mais baixos.

Os valores de knox dos cl's têm de ser taxados e acabam por compensar os incentivos aos Ve's.

Os postos não podem estar avariados mais que 48 horas, e em casos extremos criam-se alternativas momentâneas.

Numa fase posterior, os postos começarem a ter energias renováveis para os alimentar.

A mobi.e tem de funcionar 24 horas por dia e ter piquete de emergência para soltar cabos, remota e fisicamente.

Quando a rede funcionar da forma descrita, os utilizadores pagarão um valor nunca superior ao valor dos combustíveis fósseis, sendo normal o preço de referência mais 20%, garantindo lucro ao vendedor.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por VETL » 05 dez 2015, 22:07

BECOOL: O IVA do aluguer das baterias também não é dedutível cá.
Já funciona assim.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por BECOOL » 05 dez 2015, 22:24

Refiro-me a particulares e não a empresas. Na Noruega os particulares não pagam IVA na compra de carros eléctricos. Mas já o pagariam na mensalidade do aluguer caso existisse.

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por Batotinha » 05 dez 2015, 23:09

jasmim Escreveu:Gostava de ver uma lei que obrigasse todos os postos de combustíveis a terem uma tomada de pelo menos 16A disponível. Poderá ser um serviço pago ao kw gasto ao preço médio praticado no mercado.
O mesmo deve ser aplicado a todos os concessionários que comercializam VE, se possível 24h por dia e 7 dias por semana.
Os centros comerciais deveriam seguir o mesmo caminho.
Sem discordar, muito ao contrário eu mudava "tomada de 16A" para "tomada trifásica baixa tensão". Isso muda tudo. E para os postos na grande maioria nem precisa mudar nada. Quase todos as tem na zona de lavagem e/ou aspiração. E para muitos utilizadores muda tudo. Com a minha extensão/adaptador, metia lá 6 motas como a minha ou 3 auto a 16A. Faz toda a diferença. Penso eu que nada sei...

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR

Mensagem por VETL » 05 dez 2015, 23:42

BECOOL Escreveu:Refiro-me a particulares e não a empresas. Na Noruega os particulares não pagam IVA na compra de carros eléctricos. Mas já o pagariam na mensalidade do aluguer caso existisse.
Não é possível na UE. Só é possível na Noruega porque não faz parte da UE.
A malta está entusiasmada com muita coisa agora, mas as regras que nos governam são as da UE.
Entretanto vão-se entretendo com abortos e outras coisas similares. Cá não dá para mais...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”