UVE, "blindagem" e democracia

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por dgalv » 27 jan 2016, 00:56

RNM Escreveu:
dgalv Escreveu:Mas depois de tanta conversa em ainda não percebi...o que se pretende realmente mudar nos estatutos? Está aqui publicada alguma alternativa concreta vertida em artigos a incorporar nos atuais estatutos?

Desculpem a minha ignorância, mas só assim irei conseguir perceber o que pretendem os críticos.
Os críticos criticam sem valor acrescentado, os colaboradores propõem alternativas. No meu ver, eu estou a colaborar.

Depois de tanto debate que os fundadores deveram ter tido para aprovar os presentes estatutos, parece-me que ainda é prematuro a apresentação de propostas de alteração. Os estatutos não foram feitos às "3 pancadas", eu não propus alternativas sem pensar bastante nelas nem vou propor um texto alternativo sem consultar os fundadores e pensar ainda mais sobre o assunto. Depois, os fundadores poderão votar sobre o texto alternativo.
Então está na altura de apresentar essa alternativa aos fundadores e não perturbar o funcionamento da UVE com fait divers. Eu, tal como na minha vida pessoal e profissional, exijo que quando façam críticas me expliquem A + B o porquê, de forma a poder corrigir e melhorar, mas desde que me façam entender o porquê da alternativa ser melhor.

O que não vi aqui no fórum, nem me foi apresentado pela direcção da UVE (talvez por não teres endereçado para geral@uve.pt) foi essa alternativa concreta para que a UVE (sócios e fundadores) se possam pronunciar sobre ela. E sem a conhecer não estou aberto a discutir o sexo dos anjos pois isso é criar ruído e desviar a atenção do que interessa.

No entanto, há formas e formas de fazer as coisas. Eu, particularmente, não aprecio a forma de fazeres e expores as coisas. Não é um tópico no fórum, visível para toda a internet (sim, porque este fórum sempre foi livre e por isso o aprecio desde o primeiro dia), que vai criar pressão na UVE ou aos fundadores para o que quer que seja. As alternativas constroem-se na retaguarda, no resguardo e com a sensatez que os temas exigem. E é precisamente isso que eu não vejo e é isso que crítico.

Não tenho nada contra ti, não te conheço pessoalmente, embora também tenha estado no encontro de Coimbra e no parque das nações, contudo, não posso concordar com a FORMA como estás a lidar com a tua discordância face aos estatutos da UVE.

Com isto, quem perde é a Mobilidade Elétrica e nós todos, enquanto utilizadores. Deixem a UVE trabalhar e proponham por escrito, de forma formal (email, carta, ofício...) todas as vossas propostas e contributos. tenho a certeza de que serão debatidas democraticamente e acarinhadas.

Mais uma vez repito o que escrevi noutro tópico: apenas falo por mim e não pela UVE, que tem dirigentes que a representam.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por RNM » 27 jan 2016, 01:10

Uma associação é, normalmente, um ajuntamento de pessoas que visam trabalhar para um determinado fim. Normalmente, isso implica democracia.

A UVE é, neste momento, uma empresa sem fins lucrativos, gerida por 21 sócios, que aceita dinheiro de particulares ("associados", no papel) e que aceita donativos de outras instituições para fazer encontros, faixas, bonés e t-shirts, mais o que vos aprover.

A diferença entre as duas é apenas quem manda, e como já ficou claro em alguns dos intervenientes aqui, o que importa é mandar.

Democracia é para os fracos que não sabem mandar.
Última edição por RNM em 27 jan 2016, 01:26, editado 1 vez no total.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por RNM » 27 jan 2016, 01:25

dgalv,

Logo no primeiro post, tens as ideias para dar início às alterações que proponho.
Uma questão: preciso de te explicar pq é q a democracia de 21 é inferior em qualidade do q a democracia de todos os associados...? Imagino que não tenha de te explicar os beneficios de uma democracia! (sem ironia)

O facto de apresentar aqui, no fórum, é a mesma: democracia. Se for por carta, será a democracia de 21 + a sugestão de 1 (aparentemente louco por falar em democracia)
Se for debatida abertamente, mais virão opinar e melhor sairão todas e quaisquer melhorias que se possam querer para os estatutos.

A UVE peca por aparecer tarde, muito tarde. E este facto é da minha responsabilidade tb. Agora, ter nascido sem democracia já não é da minha responsabilidade, é de quem a fundou.

A APVE já começou à 16 anos (!!!) e sofre EXACTAMENTE do mesmo mal da UVE: falta de democracia.
Lembrou-me como se fosse hoje de ouvir o Serges dividir mal da tirania de certas pessoas naquela associação (o seu nome ainda está lá!) e agora deixar que se repita EXACTAMENTE o mesmo erro que apontava aos anteriores.
"O agredido passa a agressor"

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por dgalv » 27 jan 2016, 01:55

RNM Escreveu:dgalv,

Logo no primeiro post, tens as ideias para dar início às alterações que proponho.
Uma questão: preciso de te explicar pq é q a democracia de 21 é inferior em qualidade do q a democracia de todos os associados...? Imagino que não tenha de te explicar os beneficios de uma democracia! (sem ironia)

O facto de apresentar aqui, no fórum, é a mesma: democracia. Se for por carta, será a democracia de 21 + a sugestão de 1 (aparentemente louco por falar em democracia)
Se for debatida abertamente, mais virão opinar e melhor sairão todas e quaisquer melhorias que se possam querer para os estatutos.

A UVE peca por aparecer tarde, muito tarde. E este facto é da minha responsabilidade tb. Agora, ter nascido sem democracia já não é da minha responsabilidade, é de quem a fundou.

A APVE já começou à 16 anos (!!!) e sofre EXACTAMENTE do mesmo mal da UVE: falta de democracia.
Lembrou-me como se fosse hoje de ouvir o Serges dividir mal da tirania de certas pessoas naquela associação (o seu nome ainda está lá!) e agora deixar que se repita EXACTAMENTE o mesmo erro que apontava aos anteriores.
"O agredido passa a agressor"
Continuo sem concordar com a forma, e quando nos cruzarmos faço questão que me expliques as tuas ideias pois gosto de ser uma pessoa esclarecida...e desculpa a ignorância, mas ainda não alcancei o propósito de tanta insistência em falta de democracia...pois ainda não dei por ela dentro da UVE.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por vgomes » 27 jan 2016, 02:19

RNM Escreveu:Uma associação é, normalmente, um ajuntamento de pessoas que visam trabalhar para um determinado fim. Normalmente, isso implica democracia.

A UVE é, neste momento, uma empresa sem fins lucrativos, gerida por 21 sócios, que aceita dinheiro de particulares ("associados", no papel) e que aceita donativos de outras instituições para fazer encontros, faixas, bonés e t-shirts, mais o que vos aprover.

A diferença entre as duas é apenas quem manda, e como já ficou claro em alguns dos intervenientes aqui, o que importa é mandar.

Democracia é para os fracos que não sabem mandar.

Eu a pensar que íamos ter uma troca de ideias para um " espírito de crítica construtiva", e você larga esta bomba.
Já apaguei o que estava aqui a escrever, resta-me só faze-lo notar que este tópico já disse que:
Procura mais democracia para a UVE mas acha que a sua proposta tem uma "distinta vantagem sobre os actuais estatutos: permitem escolher quem entra e expulsar" :o
Insinua que o que a UVE quer é 25€ dos "carneiros" mas depois classifica-a de "empresa sem fins lucrativos" e para "fazer encontros, faixas, bonés e t-shirts, mais o que vos aprover". Resumindo, divulgar a ME, tal como está nos estatutos.
Concorda com a necessidade de proteger a Associação ao início e propõe uma opção que "é, de facto, pouco flexível de início". A nossa também, e tem a vantagem de ter sido votada.
Afirma que para si " só conta o que está escrito,". Ora isto como resposta a uma tomada de posição minha, por escrito, parece-me um pouco descabido. Eu falo por mim e nos estatutos não estão as opções do Vitor Gomes, mas sim os da UVE.

Não posso deixar de observar também que andamos aqui a fazer comparações sem objectividade nenhuma e por isso mesmo fáceis de contrapor. O que nos tira muita energia mas no fim apresenta um trabalho realizado muito perto de zero.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por RNM » 27 jan 2016, 10:43

dgalv Escreveu: Continuo sem concordar com a forma, e quando nos cruzarmos faço questão que me expliques as tuas ideias pois gosto de ser uma pessoa esclarecida...e desculpa a ignorância, mas ainda não alcancei o propósito de tanta insistência em falta de democracia...pois ainda não dei por ela dentro da UVE.
Não deste pela falta de democracia porque podes votar. Vou ter que te perguntar se leste o artigo 8º dos estatutos e se havia alguém com 10 direitos de voto no domingo passado. Questões: Para quem entra, há democracia? 10 para 1, 3 ou 5 votos é tua ideia de democracia?
E não devemos confundir democracia com liberdade de expressão, que é a única coisa que existe na UVE neste momento. "Podes falar mas a tua opinião só conta se eu quiser".
Se continuas sem entender, pergunta ao Serges pela democracia na APVE.

Como Évora está um pouco fora de mão, podemos agendar uma conversa telefónica, manda-me uma MP com o número, sff.
vgomes Escreveu: Eu a pensar que íamos ter uma troca de ideias para um " espírito de crítica construtiva", e você larga esta bomba.
Já apaguei o que estava aqui a escrever, resta-me só faze-lo notar que este tópico já disse que:
[...]
Insinua que o que a UVE quer é 25€ dos "carneiros" mas depois classifica-a de "empresa sem fins lucrativos" e para "fazer encontros, faixas, bonés e t-shirts, mais o que vos aprover". Resumindo, divulgar a ME, tal como está nos estatutos.
Concorda com a necessidade de proteger a Associação ao início e propõe uma opção que "é, de facto, pouco flexível de início". A nossa também, e tem a vantagem de ter sido votada.
Afirma que para si " só conta o que está escrito,". Ora isto como resposta a uma tomada de posição minha, por escrito, parece-me um pouco descabido. Eu falo por mim e nos estatutos não estão as opções do Vitor Gomes, mas sim os da UVE.

Não posso deixar de observar também que andamos aqui a fazer comparações sem objectividade nenhuma e por isso mesmo fáceis de contrapor. O que nos tira muita energia mas no fim apresenta um trabalho realizado muito perto de zero.
A bomba é para chamar à atenção do óbvio: As pessoas não vos conhecessem e os estatutos obrigam a confiar em vós. Se for para ser uma associação de "trazer por casa", com 100 associados, em que todos conhecessem os fundadores, então está bom. Se é para agregar a maior parte dos mais de 1000 utilizadores de VE que andam por aí, vão ter que mudar o artigo 8º. Diz quem percebe de associações, não eu, apesar de concordar.
A bomba é uma interpretação válida quem não vos conhece, mas que leu a visão e estatutos.

Algumas questões:
- É justa a interpretação feita acima? (Na minha opinião, não)
- É correcta a interpretação feita acima? (na minha opinião, sim, é uma das interpretações possíveis)
- Tem noção que pessoas com experiência associativa lêem os estatutos e dizem imediatamente "10 para 1?? devem estar com medo de perder o poleiro"; "Ena, que bela ditadura!"; "Esses tipos acham-se mais que os outros, não?". 3 pessoas, estas 3 respostas e a única coisa que lhes foi "lê este artigo e dá-me a tua opinião" Tem esta noção?
- "só conta o que está escrito" para mim e para toda a gente que entrega dinheiro para um determinado fim. Se não cumprirem com o que dizem, devolvem o dinheiro? São destituídos? (Não, pois não?)
Procura mais democracia para a UVE mas acha que a sua proposta tem uma "distinta vantagem sobre os actuais estatutos: permitem escolher quem entra e expulsar"
Mas estamos a falar de uma associação que quer atingir determinado fim e, para isso, precisa de deixar de fora elementos que comprometem a sua visão ou abriram uma nova divisão da Sta Casa em que qq pessoa mal intencionada entra só pq tem 25€ no bolso????
Depois de entrarem, vão andar a chatear nas Assembleias Gerais só pq têm o direito de lá estar? É nessa altura que vão mudar os estatutos para os poder expulsar, quer apostar? Vão-se chatear 2 vezes...
Se deixam qq um entrar e não têm maneira de os expulsar, é normal que precisem de blindagem!

O Vítor ,em sua casa, tem portas e só entra quem o Vítor quer ou não tem portas e anda em casa de armadura (blindagem) vestida? A mesma coisa se pode fazer para a UVE.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por mjr » 27 jan 2016, 10:53

Eu não vou escrever mais, especialmente porque isto não é conversa para a praça pública. Mas também porque este tópico está-se a transformar numa caixa de comentários a notícias dum jornal online, só falta os insultos. A UVE vai continuar o seu trabalho e quando for a altura própria voltar a discutir este tema serenamente, sem pressões. Não vale a pena insistir nesta tecla agora porque não vai acontecer.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por dgalv » 27 jan 2016, 11:57

mjr Escreveu:Eu não vou escrever mais, especialmente porque isto não é conversa para a praça pública. Mas também porque este tópico está-se a transformar numa caixa de comentários a notícias dum jornal online, só falta os insultos. A UVE vai continuar o seu trabalho e quando for a altura própria voltar a discutir este tema serenamente, sem pressões. Não vale a pena insistir nesta tecla agora porque não vai acontecer.
x2
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

NMCS
Mensagens: 14
Registado: 20 nov 2015, 12:58
Data de fabrico: 22 ago 2013
Capacidade bateria: 54.44 Ah
Localização: Camarate

Re: UVE, "blindagem" e democracia

Mensagem por NMCS » 27 jan 2016, 15:55

rdias Escreveu:Nunca falei sobre a UVE ,( porque também não tenho ainda VE ), mas provavelmente o que vai acontecer é que a adesao serão os mesmos de sempre e vão acabar por alterar os estatutos mais tarde, para a Associação crescer. Esta questão dos votos é importante e confio na honestidade intelectual do Henrique Sanchez. Não percebo porque é que nasceu assim, mas vamos dar o beneficio da dúvida e tempo ao tempo.

Ora aqui está um comentário assertivo, ou não fosse eu um seguidor fervoroso das teorias evolutivas de Lamarck e Darwin.
Em determinados assuntos o tempo é essencial para observar o nível dos resultados, só em função destes poderemos perceber o rumo a seguir.
Algumas decisões sairão fortalecidas e outras atrofiarão. A isso chamamos selecção natural...
Sw Predator 60Ah- 92.000kms
Vectrix 60Ah- 15.000kms
Renault Fluence- 23.000kms
Microgeração- 4.5Kw
Solar Térmico- 280lts

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por RNM » 12 jan 2017, 01:47

UVE Escreveu:2º Colóquio Por Novas Mobilidades na Cidade: Pluralidade e Democratização
Acho muito curioso a participação de uma associação (UVE), com estatutos anti-democráticos, num colóquio como o do próximo dia 20 de Janeiro.

Para quem não sabe do que falo, fica a referência à discussão sobre a democracia na UVE, quase há 1 ano atrás:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=24&t=4880

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”