E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
Inix
Mensagens: 144
Registado: 22 dez 2015, 20:52

Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por Inix » 15 out 2016, 19:31

Quando os VE tiverem muito mais expressão, não duvido que o apetite tributário dos Governos surja em força.

Mais tarde, ou mais cedo, os VE irão pagar ISV e/ou IUC.

Irão inventar uma forma de cálculo, por exemplo, potência do motor eléctrico, capacidade da bateria, sei lá...

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por jfr2006 » 15 out 2016, 21:26

Os plug-in também tinham um incentivo ao abate, se bem me lembro...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por mjr » 15 out 2016, 21:41

Neste momento não há forma de cálculo, e usando as fórmulas de cálculos dos ICE o ISV dá 0. Não sei se tecnicamente se pode sequer chamar isenção. Ou seja, neste momento não há qualquer incentivo à compra de BEVs para 2017 para particulares (para empresas é outra história, fruto da fiscalidade verde introduzida pelo governo anterior).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Inix
Mensagens: 144
Registado: 22 dez 2015, 20:52

Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por Inix » 15 out 2016, 22:13

jfr2006 Escreveu:Os plug-in também tinham um incentivo ao abate, se bem me lembro...
Desde 1 de janeiro de 2015 que não têm...
mjr Escreveu:Neste momento não há forma de cálculo, e usando as fórmulas de cálculos dos ICE o ISV dá 0. Não sei se tecnicamente se pode sequer chamar isenção. Ou seja, neste momento não há qualquer incentivo à compra de BEVs para 2017 para particulares (para empresas é outra história, fruto da fiscalidade verde introduzida pelo governo anterior).
Sabes o porquê de "tecnicamente" (juridicamente, digo eu) se chamar isenção?
R: É a lei que aplica esse termo.

LEI N.º 22-A/2007,DE 29 DE JUNHO (CÓDIGO DO IMPOSTO SOBRE VEÍCULOS E CÓDIGO DO IMPOSTO ÚNICO DE CIRCULAÇÃO)
Artigo 5.º
Isenções


1 - Estão isentos de imposto os seguintes veículos:
a) Veículos da administração central, regional, local e das forças militares e militarizadas, bem como os veículos propriedade de corporações de bombeiros que se destinem ao combate ao fogo;
b) Automóveis e motociclos da propriedade de Estados estrangeiros, de missões diplomáticas e consulares, de organizações internacionais e de agências europeias especializadas, bem como dos respectivos funcionários, quando o seu reconhecimento seja obrigatório em virtude de instrumento de direito internacional;
c) Automóveis e motociclos que, tendo mais de 20 anos e constituindo peças de museus públicos, só ocasionalmente sejam objecto de uso e não efectuem deslocações anuais superiores a 500 quilómetros;
d) Veículos não motorizados, exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis, veículos especiais de mercadorias sem capacidade de transporte, ambulâncias, veículos funerários e tractores agrícolas;

Quando, a generalidade dos veículos automóveis pagam ISV, estar isento desse imposto, para mim, é um incentivo à compra.

Já agora, voltando ao título e conteúdo da "não" notícia:
Quais serão os incentivos que os plug-in irão ter e os 100% não? (A "não" notícia diz que os incentivos é só para os plug-in).

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por mjr » 15 out 2016, 22:51

Quando o critério de cálculo do ISV é a cilindrada e as emissões, dizer que algo que já pagaria 0 está isento não me parece de muito valor...

Se achas isso um incentivo, ótimo. Para mim não é.

Já agora, se estou a ver bem, um ICE com menos de 775cm3 e menos de 92g/km a gasolina também pagaria 0 de ISV, mas não estaria isento. Não é assim?

Edit: OK, parece que não. Há um valor mínimo de 100€ e é esse o "incentivo".
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Inix
Mensagens: 144
Registado: 22 dez 2015, 20:52

Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por Inix » 16 out 2016, 11:48

Mais do que a questão sobre se a isenção do ISV é, ou não, incentivo,(o Presidente da UVE indicou o ISV com "benefício fiscal" no programa do Alvim, o importante é a "não" notícia deste tópico.

Recordo o título:
Incentivos aos elétricos? Só plug-in. E é metade
Volto a perguntar:
Quais serão os incentivos que os plug-in irão ter e os 100% não? (A "não" notícia diz que os incentivos é só para os plug-in).

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por jfr2006 » 16 out 2016, 12:10

Inix Escreveu:Mais do que a questão sobre se a isenção do ISV é, ou não, incentivo,(o Presidente da UVE indicou o ISV com "benefício fiscal" no programa do Alvim, o importante é a "não" notícia deste tópico.

Recordo o título:
Incentivos aos elétricos? Só plug-in. E é metade
Volto a perguntar:
Quais serão os incentivos que os plug-in irão ter e os 100% não? (A "não" notícia diz que os incentivos é só para os plug-in).
Acho que a noticia e a questão é bem clara e tu só estás a tentar confundir :evil:

Até agora, no abate de uma viatura e compra de um eléctrico existia um incentivo de 2250€ (este ano) e um desconto no ISV nos plug-in. Os EV nunca tiveram ISV..pudera..ao preço que as marcas os colocam, se tivessem ISV, então é que ninguém os comprava...

Agora, só os plug-in é que tem incentivo no abate de uma viatura. Tendo em conta o pensamento de alguém que tem uma viatura velha e até podia usar para abate, somando o continuo medo de que o EV só serve para ir à esquina, onde é que a escolha de compra vai recair? Claro..sobre os plug-in... :twisted:

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por VETL » 16 out 2016, 12:12

jfr2006 Escreveu:Acho que a noticia e a questão é bem clara e tu só estás a tentar confundir :evil: ...
Confesso que pensei o mesmo...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Inix
Mensagens: 144
Registado: 22 dez 2015, 20:52

Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por Inix » 16 out 2016, 12:27

jfr2006 Escreveu:
Inix Escreveu: Agora, só os plug-in é que tem incentivo no abate de uma viatura.
Onde está escrito que os plug-in irão ter incentivo ao abate ????

Esse é exactamente o erro... Os plug-in não têm nem irão ter, segundo a proposta de Orçamento de Estado, incentivo ao abate.

Essa resposta não serve à minha pergunta:
Quais serão os incentivos que os plug-in irão ter e os 100% não? (A "não" notícia diz que os incentivos é só para os plug-in).

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por jfr2006 » 16 out 2016, 13:24

Inix Escreveu:
jfr2006 Escreveu:
Inix Escreveu: Agora, só os plug-in é que tem incentivo no abate de uma viatura.
Onde está escrito que os plug-in irão ter incentivo ao abate ????

Esse é exactamente o erro... Os plug-in não têm nem irão ter, segundo a proposta de Orçamento de Estado, incentivo ao abate.

Essa resposta não serve à minha pergunta:
Quais serão os incentivos que os plug-in irão ter e os 100% não? (A "não" notícia diz que os incentivos é só para os plug-in).
Mais uma vez estás a tentar criar confusão com algo que já é conhecido: neste momento tanto os EV, como os plug-in tem um incentivo quando se procede ao abate de uma viatura.

Só tu é que estás a criar a confusão desnecessária :roll:

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”