E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
MINInDalila
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por MINInDalila » 17 out 2016, 12:55

Inix Escreveu:
jfr2006 Escreveu:Agora, só os plug-in é que tem incentivo no abate de uma viatura.
E tu a dar-lhe...

Os plug-in não têm, nem terão no próximo Orçamento de Estado, incentivo ao abate, têm uma redução no ISV.
Por favor explique como é que os plug-in não beneficiam, atualmente, de um incentivo ao abate! A redução no ISV não é dada apenas nos casos que apresentem um certificado de destruição de um veiculo com mais de 10 anos?

RNM
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por RNM » 17 out 2016, 13:24

Vamos encarar a realidade:
Ninguém comprará VEs enquanto não houver rede de carga decente.
E quando digo decente, é 50 PCRs (para início de conversa) e milhares de PCLs para quem não tem garagem.

500~1000€ num carro de 30'000...? Poupem-me.

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Inix
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por Inix » 17 out 2016, 13:50

mjr Escreveu:Um pequeno exercício. Vamos imaginar que os artigos de incentivos e isenções não existem e comparar a compra de dois véiculos, por exemplo o Golf GTE e o Golf BEV.

No caso do Golf BEV não estando regulado seria uma salgalhada, mas imaginando que as regras seriam as mesmos dos ICE o valor de ISV a pagar seria de 100€, segundo o artigo 4 do número 7 do código do ISV:
4 – Sempre que o imposto relativo à componente ambiental apresentar um resultado negativo, será o mesmo deduzido ao montante do imposto da componente cilindrada, não podendo o total do imposto a pagar ser inferior a € 100, independentemente do cálculo que resultar da aplicação da tabela A ou da tabela B.
No caso do Golf PHEV (1395cm^3 / 39g/km) o valor a pagar seria de 1389€ na componente cilindrada e -214€ na componente ambiental o que daria o valor a pagar de ISV de 1175€.

Agora considerando os incentivos e isenções para o OE de 2017 o BEV teria um desconto de ISV de 100€ e o PHEV um desconto de 562,5€. Acho que fica claro onde é maior o "incentivo" no ISV.

Agradeço eventuais correções às minhas contas.
O Golf PHEV pagará, de ISV, até dezembro de 2016 (em 2017 pagará mais...) 705€ (mais precisamente 705,08€). Em 2017 pagará 705.08€ + 562.5€ = 1267,58€

Apesar da componente ambiental resultar negativo (-214€), às tuas contas terás de somar 100€, por força do n.º 4 do art.º 7.º do CISV.

Além disso deverás ter em conta, para o cálculo do ISV, al. a) , n.º 1 do art.º 8.º do CISV (60% de taxa intermédia).

Assim, no teu exemplo, o BEV pagaria 100€ (não teria um desconto de 100€ como dizes, porque os 100€ é o pagamento mínimo da componente ambiental e não um desconto no valor final a pagar de ISV, partindo do princípio que não exitiria a componente cilindrada/potência/capacidade da bateria) e o PHEV pagaria, em 2017, 1267.58€ (os 562.5€ já está incluído no cálculo).

Pelas minhas contas, aquilo que eu entendo ser um incentivo à compra de um BEV, dado estes estarem excluídos da incidência objectiva do imposto (na lei actual e futura, não no teu exemplo), 1267,58€ (PHEV) - 100€ (BEV) = 1167,58€.

Ou seja,
O PHEV, em 2017, pagaria: 1267,58€ (na realidade irá pagar, mesmo, esse valor)
O BEV, em 20117, pagaria: 100€ (na realidade não irá pagar)

Posto isto, pelas minhas contas, em 2017, o saldo seria positivo, a favor do BEV, em 1167,58€. (na realidade 1267,58€).

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rimsilva
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por rimsilva » 17 out 2016, 13:56

RNM Escreveu:Vamos encarar a realidade:
Ninguém comprará VEs enquanto não houver rede de carga decente.
E quando digo decente, é 50 PCRs (para início de conversa) e milhares de PCLs para quem não tem garagem.

500~1000€ num carro de 30'000...? Poupem-me.
Sou da mesma opinião, não é por estes factores que a ME será afectada (o fundamental é a isenção do ISV nos 100% eléctricos).

em 2016 os benefícios diminuíram, a rede não aumentou, mas vendas cresceram.

Seguramente que a crescente autonomia do VE é que está a determinar esta evolução e o que poderá impedir o crescimento será a fraca rede de carga

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Inix
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por Inix » 17 out 2016, 14:27

MINInDalila Escreveu:
Inix Escreveu:
jfr2006 Escreveu:Agora, só os plug-in é que tem incentivo no abate de uma viatura.
E tu a dar-lhe...

Os plug-in não têm, nem terão no próximo Orçamento de Estado, incentivo ao abate, têm uma redução no ISV.
Por favor explique como é que os plug-in não beneficiam, atualmente, de um incentivo ao abate! A redução no ISV não é dada apenas nos casos que apresentem um certificado de destruição de um veiculo com mais de 10 anos?
Actualmente os PHEV, beneficiam da redução do ISV, por via do regime de entrega, para abate, de veículos em fim de vida (eu queria referir-me ao Orçamento de Estado de 2017, dado ser o que aqui se discute)

Em 2017 redução no ISV dos PHEV não implicará a entrega de um veículo em fim de vida, mas será reduzido o benefício em 50 %.

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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por MINInDalila » 17 out 2016, 15:03

Desculpe mas por várias vezes disse aqui que não beneficiam de um incentivo ao abate. Inclusivamente disse que não beneficiavam do dito regime desde de 1 de janeiro de 2015...
Inix Escreveu:
E tu a dar-lhe...

Os plug-in não têm, nem terão no próximo Orçamento de Estado, incentivo ao abate, têm uma redução no ISV.
Inix Escreveu:
jfr2006 Escreveu:Os plug-in também tinham um incentivo ao abate, se bem me lembro...
Desde 1 de janeiro de 2015 que não têm...
Atualmente têm! Para o ano, parece que não será necessário o referido certificado.

É só para não haver confusões!

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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por MINInDalila » 17 out 2016, 15:22

Inix Escreveu: O Golf PHEV pagará, de ISV, até dezembro de 2016 (em 2017 pagará mais...) 705€ (mais precisamente 705,08€). Em 2017 pagará 705.08€ + 562.5€ = 1267,58€

Apesar da componente ambiental resultar negativo (-214€), às tuas contas terás de somar 100€, por força do n.º 4 do art.º 7.º do CISV.

Além disso deverás ter em conta, para o cálculo do ISV, al. a) , n.º 1 do art.º 8.º do CISV (60% de taxa intermédia).

Assim, no teu exemplo, o BEV pagaria 100€ (não teria um desconto de 100€ como dizes, porque os 100€ é o pagamento mínimo da componente ambiental e não um desconto no valor final a pagar de ISV, partindo do princípio que não exitiria a componente cilindrada/potência/capacidade da bateria) e o PHEV pagaria, em 2017, 1267.58€ (os 562.5€ já está incluído no cálculo).

Pelas minhas contas, aquilo que eu entendo ser um incentivo à compra de um BEV, dado estes estarem excluídos da incidência objectiva do imposto (na lei actual e futura, não no teu exemplo), 1267,58€ (PHEV) - 100€ (BEV) = 1167,58€.

Ou seja,
O PHEV, em 2017, pagaria: 1267,58€ (na realidade irá pagar, mesmo, esse valor)
O BEV, em 20117, pagaria: 100€ (na realidade não irá pagar)

Posto isto, pelas minhas contas, em 2017, o saldo seria positivo, a favor do BEV, em 1167,58€. (na realidade 1267,58€).
Mais uma vez não percebo de onde vem esta informação relativamente a 2016...

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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por mjr » 17 out 2016, 15:46

Estou a ver que as contas estão todas mal :?

O facto é que um BEV tem uma isenção de 100€ face ao que pagaria se não houvesse a isenção. Acho que por aqui estamos conversados.

E portanto, segundo o OE de 2017, o desconto aplicado aos valores calculados na ausência de incentivo/isenção e com incentivo/isenção é superior nos PHEV. Acho completamente errado comparar o valor de ISV per se, pois a diferença não resulta de qualquer incentivo específico à ME, mas apenas à fórmula de cálculo normal que beneficia veículos com menor cilindrada e menores emissões.

Estou com o RNM, neste momento a única coisa que pode beneficiar a ME é mesmo a instalação dos PCRs, pois estes incentivos/isenções são todos de valor irrisório e ninguém os vai considerar nas contas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por Inix » 22 out 2016, 11:17

MINInDalila Escreveu: Mais uma vez não percebo de onde vem esta informação relativamente a 2016...
Tens razão, eu estava a fazer as contas para os "híbridos não plug-in" (existe uma diferença de Taxa intermédia de 60% para 25%).

Assim, será necessário substituir os 705,08€ por 293,78€ e refazer os cálculos.

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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..

Mensagem por MINInDalila » 23 out 2016, 23:21

Afinal o que vem aí para os VEs até é bastante bom!

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=450

Agora gostaria de ver as restantes medidas de discriminação positiva propostas pela UVE tornadas realidade!...

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