Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Marmelo
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por Marmelo » 26 out 2016, 00:30

jrochate Escreveu:A fórmula tb podia entrar em linha de conta com um N x custo x kWh que é perdido num VE, onde N é o nr de anos.
Claro que a degração não é linear, mas ainda assim pode-se tentar estabelecer uma média.

Lá vai o break-even mais para a frente
Certo, mas com 8 anos de garantia... Gostava de saber qual é o CI que tem 8 anos de garantia de motor, por exemplo!
banshee Escreveu:Nessas contas todas falta a conta das empresas , pois alem de deduzir o iva num ve, também está isento da contribuição autónoma.
Certo, esqueci-me de deduzir a contribuição autónoma das empresas... Break-even mais para trás! :)

De facto, fiz estas contas antes de comprar o VE. Mas agora não as faria. Ao fim de 15 dias estou completamente rendido! Não é a mesma coisa que fazer um upgrade de um segmento B para um segmento C (ou mesmo D ou E)... É outro paradigma.

Mas também concordo com aqueles que afirmam que a ME só avança definitivamente quando for economicamente viável para todos! Inicialmente fiz "exceis", agora não os faria! :)

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Batotinha
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por Batotinha » 26 out 2016, 09:58

Marmelo Escreveu:De facto, fiz estas contas antes de comprar o VE. Mas agora não as faria. Ao fim de 15 dias estou completamente rendido! Não é a mesma coisa que fazer um upgrade de um segmento B para um segmento C (ou mesmo D ou E)... É outro paradigma.
Para que se entenda porque fico "ansioso" com os "exceis" acrescento que quando se pretende fazer demonstração aritmética das opções, essa aritmética tem (ou devia ter) que obrigatoriamente incluir dados que não nos reportam mas que existem na conta que todos pagamos :cry: . Já falei em vários. Acrescento mais um.
Quem paga a conta da segurança dos petroleiros no Golfo de Aden? São as "petroleiras"? Como se diz na minha e na vossa terra ... bemmeu finto! :twisted:
A questão dos "exceis" tem uma abordagem e repulsa muito mais lata. Lembram-se dos "iluminados", que não iluminati, que nos vieram garantir que estivemos a viver acima das nossas possibilidades? E por isso foi "obrigatório" empobrecer. :o
Pois... mas os tugas, duma maneira geral, vivem em crise e de cinto apertado à muitas décadas. Então onde estão os que viveram de facto acima das "nossas" possibilidades? Os que ficaram com o saque? Os gestores premiados? Os "exceis" arrasadores?
Procure-se na finança, na banca, na politica, nos papelesdopernamá! etc, :evil:
E quantos assentaram o cu no mocho?
... édessesqueestoufarto...
As contas são para se fazerem sim, mas a necessidade de mudança obriga a uma discussão continua que traga à coação os elementos que nos andam a esconder! ;)

mafgod
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por mafgod » 26 out 2016, 10:56

A discusão está a tomar um rumo que não pretendia....

Como disse logo no inicio, a ideia desta discussão é tão somente:
Quando se pensa em comprar um carro novo, sempre ouvi e ainda ouço:
"E vai ser a gasóleo ou gasolina? Olha que a gasóleo só compensa se fizeres muitos Kms...."

Já há alguns anos, para além do gasóleo e gasolina deveríamos também equacionar a hipótese do GPL e os elétricos (hibridos, puros ou REX)....
E, sabendo que há N maneiras de fazer as contas:
Assim, e desde que coração não seja para aqui chamado, o que interessa são as contas....
E aqui também cada um faz à sua maneira... e sem entrarmos com muitos pormenores... usemos apenas e só, o combustivel e as revisões normais...
Reduzindo então as N+1 variáveis.... entrei em conta o que o comum dos mortais pensa, onde também me incluí há uns anos atrás quando optei por um Leaf:
"entre estes dois carros de diferentes motorizações, qual deles me compensa face ao preço do combustível e revisões".

As minhas razões, por ter optado por um Leaf usado, já as publiquei algures no forum... esta discussão é apenas a questão do combustivel e revisões.

E, pelas minhas contas (e uma vez mais, são as minhas), para quem como eu faz na ordem dos 25.000Kms a opção a médio prazo (~8 a 10 anos) entre comprar um carro a diesel por 5.000€ ou um Leaf usado por 15.000€, só na poupança do combustivel e revisões a diferença está paga.
Não entremos aqui com revisões extra no diesel, IUC, e as restrições de autonomia e bateria do Leaf.

Da mesma maneira, para quem faz muito poucos Kms.... um carro a gasolina que gaste 15L/100Km que custe uns 500€ poderá ser mais económico que um diesel que gaste 3L/100Km a custar 15.000€.... na volta.... nem precisaria de carro....

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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por traveller » 26 out 2016, 11:11

As minhas contas reais, sem contar com imprevistos que podem acontecer em qualquer carro.

200km diários Coruche- lisboa /Lisboa-coruche

Smart diesel

4L aos 100 = 8l*1.1 =8,8€ *22 dias =193€
Avença estacionamento campo pequeno 60€
total mês: 253€
total ano 253€*11= 2783€


Mota Honda nc750x
3.5 l aos 100 = 7*1.4= 9.8€ *22 dias = 215€
total ano 215*11=2365€

Nissan Leaf
1,5€ aos 100 = 3€*22 dias= 66€ mês
avença anual estacionamento emel 12€ = 1€ mes
na realidade
carrego em Lisboa quando chego, só carrego em casa para 100km = 1,5€*22= 33€ -40€ desconto EDP o custo real por mês no primeiro ano é -7€
total ano -7€*11 = -77€


Não entrei com selo anual mota 85€ smart 140€ nissan leaf 0€
Revisão anual mota 300€ smart 300€ nissan leaf 70€

Ou seja há uma diferença de 2500€ por ano no mínimo 2500*8anos garantia bateria=20.000€

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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por LuisG » 30 nov 2016, 11:49

Sem ter em conta todos os beneficios já indicados anteriormente, focando apenas a matemática;
Eis as contas que fiz para 7 anos com média de 38.000km/ano:
Leaf novo: 31.000€, manutenção 1.700€, consumo 4.096€, retoma -2.500€, iuc: 0.
CI mesmo segmento: 26.000€, manutenção: 3.360€, consumo 14.683€, retoma -7.500€, iuc 1.400€

Custo total LEAF= 34.296€, custo por 100km 12.89€
Custo total CI = 37.943€, custo por 100km 14.26€
Poupança total = 3.647€, anual: 521€, mensal: 43€

Break even da diferença investimento: 5 anos e 8 meses
Pressupostos:
consumo Leaf, 14kw/100km*0.11€ (pode ser melhor)
consumo CI, 4.8l/100km*1.15€ (otimista)
no final do prazo o Leaf está "acabado" e o CI ainda terá algum valor de retoma, contudo confesso que não deverá ser bem assim.
Os nºs no CI, parecem demasiado otimistas, ainda assim, a escolha recai no VE!
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nbairro
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por nbairro » 30 nov 2016, 12:21

O problema das contas optimistas que se apresentam a favor do ICE está nos imprevistos com as peças de desgaste e preços de combustíveis muito mais dinâmicos.

Enquanto o valor da Electricidade varia anualmente, os combustíveis variam semana a semana tornando muito mais difícil apresentar valores calculados reais.

As minhas contas sem ter nenhum VE:
Poupava cerca de 1200 euros Ano se mudasse para um VE, e fiz as contas apresentando um cenário de que carregava sempre em casa o VE e o ICE andava sempre a gastar muito menos que na realidade gasta e mesmo assim cheguei a uma poupança de 1200euros.

Penso que actualmente para além da questão ambiental a questão monetária está quase a ser conquistada deixando ficar para ultimo a questão de autonomia que mais 2 anos ninguém vai ligar a isso.

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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por LuisG » 30 nov 2016, 14:18

nbairro Escreveu:O problema das contas optimistas que se apresentam a favor do ICE está nos imprevistos com as peças de desgaste e preços de combustíveis muito mais dinâmicos.

Enquanto o valor da Electricidade varia anualmente, os combustíveis variam semana a semana tornando muito mais difícil apresentar valores calculados reais.

As minhas contas sem ter nenhum VE:
Poupava cerca de 1200 euros Ano se mudasse para um VE, e fiz as contas apresentando um cenário de que carregava sempre em casa o VE e o ICE andava sempre a gastar muito menos que na realidade gasta e mesmo assim cheguei a uma poupança de 1200euros.

Penso que actualmente para além da questão ambiental a questão monetária está quase a ser conquistada deixando ficar para ultimo a questão de autonomia que mais 2 anos ninguém vai ligar a isso.
Plenamente de acordo.
A analise que fiz foi numa otica de novo investimento, se comparar com o CI atual a diferença é...pertubardora, em favor do VE.
E, paguei à 7 anos 28k, contudo na altura, pela autonomia tive que descartar o VE. Nesta altura já começa a não fazer sentido.
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por mjr » 30 nov 2016, 20:34

Duvido que daqui a 7 anos o Leaf só valha 2k5€. Ainda vai estar dentro da garantia da bateria!
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por marcopns » 30 nov 2016, 21:39

mjr Escreveu:Duvido que daqui a 7 anos o Leaf só valha 2k5€. Ainda vai estar dentro da garantia da bateria!
Além disso, com a evolução tecnológica que se avizinha, a procura de carros diesel deve cair a pique o que inverte completamente a previsão do valor da retoma em 2023-2024.
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Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por LuisG » 30 nov 2016, 22:54

mjr Escreveu:Duvido que daqui a 7 anos o Leaf só valha 2k5€. Ainda vai estar dentro da garantia da bateria!
Não estará.
38mil km/ano*7=266mil ;)

2,5k valerá, nem que seja para reforçar as baterias do autoconsumo ;)
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