Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por mafgod » 24 out 2016, 11:57

Pois é... uns mais e outros menos... preocupamo-nos com as questões ambientais e afins... mas na altura de comprar... os fatores económicos pesam mais.
Quanto mais?

Quando se pensa em comprar um carro novo, sempre ouvi e ainda ouço:
"E vai ser a gasóleo ou gasolina? Olha que a gasóleo só compensa se fizeres muitos Kms...."

Já há alguns anos, para além do gasóleo e gasolina deveríamos também equacionar a hipótese do GPL e os elétricos (hibridos, puros ou REX)....

Assim, e desde que coração não seja para aqui chamado, o que interessa são as contas....
E aqui também cada um faz à sua maneira... e sem entrarmos com muitos pormenores... usemos apenas e só, o combustivel e as revisões normais...

Admitamos o seguinte:
GASÓLEO - 5L/100Km - 1,25€/L - Manutenção 100€/10.000Km => ~0,0725€/Km ~ 7,25€/100Km
GASOLINA - 5L/100Km - 1,50€/L - Manutenção 100€/10.000Km => ~0,085€/Km ~ 8,50€/100Km
GPL - 8L/100Km - 0,57€/L - Manutenção 100€/10.000Km => ~0,0556€/Km ~ 5,56€/100Km
EV - 140w/Km - 0,10€/Kw - Manutenção 50€/10.000Km => ~0,019€/Km ~ 1,90€/100Km - horário vazio ~3,80€/100Km - horário cheio

Assim, e tomando como referência o GASÓLEO, por cada 10.000Km:
- Gasta menos 125€ que a GASOLINA
- Gasta mais 169€ que o GPL
- Gasta mais 535€ que um EV

Ou seja, e tomando novamente a referência o GASÓLEO e em 100.000Km:
- compensa em relação a um carro a GASOLINA se custar mais até 1250€
- compensa em relação a um carro a GPL se custar menos até 1690€
- compensa em relação a um carro a VE se custar menos até 5350€

Se fizer poucos Kms, como 10.000Km por ano (~30Km/dia), ao fim de 8 anos e tomando em conta o GASÓLEO:
- compensa em relação a um carro a GASOLINA se custar mais até 1000€
- compensa em relação a um carro a GPL se custar menos até 1350€
- compensa em relação a um carro a VE se custar menos até 4280€

Se fizer basstantes Kms, como 25.000Km por ano (~70Km/dia), ao fim de 8 anos e tomando em conta o GASÓLEO:
- compensa em relação a um carro a GASOLINA se custar mais até 2500€
- compensa em relação a um carro a GPL se custar menos até 3380€
- compensa em relação a um carro a VE se custar menos até 10700€

Podiamos complicar e entrar com alguns benefícios que os VEs teem.... e entrar também com as suas limitações.
Mas a ideia era por em valores a experiência que cada um de nós que conduz um VE tem no dia-a-dia.

Em resumo, na altura de comprar um carro, e económicamente falando, é ponderar a sua futura utilização... e escolher a que mais lhe é económica.
Novo ou usado, BEV ou REX.... é novamente fazer as contas.
Há usados por menos de 10.000€.... é só procurar :-)

Se não estiver para isso, é só pensar no meio ambiente :-)

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por Batotinha » 24 out 2016, 12:47

mafgod Escreveu:Podiamos complicar e entrar com alguns benefícios que os VEs teem.... e entrar também com as suas limitações.
Mas a ideia era por em valores a experiência que cada um de nós que conduz um VE tem no dia-a-dia.
E podíamos/podemos complicar indefinidamente.
Eu dou uma ajuda :cry: :cry: :cry:
pensem nos venenos... (só um bocadinho)... nos venenos dos escapes e nas doenças advindas da combustão desse "luxo" que é o motor de combustão... pensem na sua perfeição, (umas 300 peças, mas que no final até de um motor eléctrico precisam para cumprir a sua função). E se pensarem na pérola que é o diesele, (motor e combustível), então seria a gargalhada! :twisted: Eu sei que a maioria dos condutores (dentro do seu casulo) não se dá conta, mas o veneno continua lá. Eu dou "mais" conta porque estou fora do casulo e passo por eles. :( Uma vergonha as doenças que induzimos uns aos outros. Os custos económicos dessa "comedoria" ninguém os quer calcular.
Pensem nos subsídios e isenções que toda a industria da combustão beneficia e ficaríamos envergonhados com os "incentivos dados a ME.
Pensem na electricidade necessária para refinar 1l gasolina... que só por si daria para percorrer quase o dobro dos km em VE 4 rodas..
Pensem... :o
E não me venham falar da recolha de impostos... pf... pois a balança de transacções para os não produtores de crude é-lhes sempre desfavorável... pensem..

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por jrochate » 24 out 2016, 15:07

IMHO:

Acho que o valores de base podem ser um pouco ajustados.

Com o tipo de condução necessária para fazer 14kWh/100km facilmente se consegue abaixo dos 4l/100km (ou um pouco menos) num equivalente a gasóleo.

Portanto, o custo aos 100km para GASOLEO deveria, no máximo, 6 € / 100km e não o que está.
Se compararmos estes 6 € com os 3,50 € já serão necessários muito mais km.

Agora olhemos para o custo de um Zoe 40 (35k) e um clio equivalente.
Se for a nível particular, sem quaisquer benefícios fiscais, é complicado justificar ECONOMICAMENTE.


Perfil:
- antes de flames, relembro que tenho um PHEV, um Clone, um MCI gasoleo... A minha opinião é baseada na experiência e não em teorias.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por RJSC » 24 out 2016, 15:21

Trnho praticamente a certeza que com um Leaf, fazer uma condução equivalente a diesel 4L/100km resulta em menos de 12kWh/100km.
Eu vim de um Clio onde andava a fazer 3.8L/100km com técnicas de hypermiling como desligar o motor e deslizar por troços longos e com muito menos esforço no Leaf estou em 12kWh/100km porque já me baldei.
No início andei a fazer o mesmo que com o CI e estava com 11kWh/100km.

ricardot
Proprietário Leaf
Mensagens: 546
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por ricardot » 24 out 2016, 15:31

jrochate Escreveu:IMHO:

Acho que o valores de base podem ser um pouco ajustados.

Com o tipo de condução necessária para fazer 14kWh/100km facilmente se consegue abaixo dos 4l/100km (ou um pouco menos) num equivalente a gasóleo.

Portanto, o custo aos 100km para GASOLEO deveria, no máximo, 6 € / 100km e não o que está.
Se compararmos estes 6 € com os 3,50 € já serão necessários muito mais km.

Agora olhemos para o custo de um Zoe 40 (35k) e um clio equivalente.
Se for a nível particular, sem quaisquer benefícios fiscais, é complicado justificar ECONOMICAMENTE.


Perfil:
- antes de flames, relembro que tenho um PHEV, um Clone, um MCI gasoleo... A minha opinião é baseada na experiência e não em teorias.

Concordo totalmente.

Não fosse o Leaf comprado para empresa muito dificilmente o comprava.

No ZOE entao pior ainda, é uma diferença gigante para o clio.

Em relação aos consumos tenho andando abaixo dos 12kWh/100kms , com a mesma condução num mini cooper s 184cv gasolina faço abaixo dos 6l/100kms , já megane sport tourer 1.5dci faço abaixo dos 5 sempre problemas.

Mas os eletricos tambem ganham na agradabilidade da condução, tirando alguns momentos de stress proporcionados pelo medo de fica a pé :D

Estamos sempre a falar de consumos e preços do eletricos mas até parece que as pessoas só compram o carro mais barato ou mais econômico, existe mais fatores que levam a optar por um certo modelo.
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

MINInDalila
Mensagens: 204
Registado: 22 jan 2016, 11:55

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por MINInDalila » 24 out 2016, 17:53

RJSC Escreveu:Trnho praticamente a certeza que com um Leaf, fazer uma condução equivalente a diesel 4L/100km resulta em menos de 12kWh/100km.
Eu vim de um Clio onde andava a fazer 3.8L/100km com técnicas de hypermiling como desligar o motor e deslizar por troços longos e com muito menos esforço no Leaf estou em 12kWh/100km porque já me baldei.
No início andei a fazer o mesmo que com o CI e estava com 11kWh/100km.

Só uma pergunta, desligava o motor enquanto estava em movimento?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por RJSC » 24 out 2016, 21:32

MINInDalila Escreveu:
RJSC Escreveu:Trnho praticamente a certeza que com um Leaf, fazer uma condução equivalente a diesel 4L/100km resulta em menos de 12kWh/100km.
Eu vim de um Clio onde andava a fazer 3.8L/100km com técnicas de hypermiling como desligar o motor e deslizar por troços longos e com muito menos esforço no Leaf estou em 12kWh/100km porque já me baldei.
No início andei a fazer o mesmo que com o CI e estava com 11kWh/100km.

Só uma pergunta, desligava o motor enquanto estava em movimento?
Sim. Chama-se "Engine Off Caosting" ou "Pulse and Glide".
Requer uma modificação no carro: um botão que corte a alimentação aos injetores de combustível mas mantenha tudo o resto ligado.
O motor pára, o ABS o conta km e tudo o resto mantém-se em funcionamento (para o carro é o mesmo que deixar o motor parar num arranque) e no caso do Clio que eu tinha, a reserva de vácuo dava para 2 travagens de emergência a fundo seguidas.
Tinha que contar a utilização do travão e à segunda travagem ligar o motor para repor a reserva de vácuo. Se fosse necessária uma travagem muito ligeira dava um encosto leve com o travão de mão evitando usar a reserva de vácuo.
Na hora de voltar a meter o motor a funcionar, bastava engrenar a 5ª velocidade e largar meia embraiagem rapidamente que o motor pegava sem qualquer desgaste no canhão da chave ou motor de arranque.
Nos semáforos tinha um start-stop inverso: fica vermelho venho a rolar com o motor desligado até chegar ao semáforo, quando estava a chegar ao semáforo a uns 20 km/h utilizada o truque da meia embaiagem e arrancava o mtor, ficando a funcionar enquanto estava parado.



Ver exemplo a partir de 1m30. Tendo o botão os instrumentos não desligam (nem o ABS) como nesse vídeo porque ele está a utilizar a chave para desligar.

Não é coisa para o comum dos mortais... E para mim também nunca mais será porque felizmente já me livrei da combustão.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por BrunoAlves » 24 out 2016, 23:12

Eu acho que depende muito, muito do carro, de onde se vive, como se fazem as revisões, etc etc...

Eu troquei um Clio dCi pelo Leaf. Era comercial por isso a comparação não é totalmente justa mas era o meu carro do dia a dia e, por isso, é a minha realidade.
Sem detalhes chatos, essas contas para o meu Clio (que fazia consumos baixíssimos, mudanças de óleo em casa e mudanças de correia num mecânico de aldeia) são muitíssimo menos favoráveis. Sem a parte do "coração", querer ter um VE, olhar mais para os custos do dia a dia do que o da compra, etc, nunca teria um Leaf. E comprei o meu importado, a "metade" do preço de novo...

As tuas contas são, na minha opinião, um resumo muito bem esgalhado ;)
Julgo que eu me encaixo aqui:
Se fizer basstantes Kms, como 25.000Km por ano (~70Km/dia), ao fim de 8 anos e tomando em conta o GASÓLEO:
(...)
- compensa em relação a um carro a VE se custar menos até 10700€
Olhando única e exclusivamente para a economia, aponto para 10 anos como o tempo mínimo para ter um carro (e só consigo comprar usados...). Com um "break even" de 8 anos, a poupança possível nos 2 anos seguinte dificilmente me convencia às "limitações" que a autonomia do Leaf me impõe...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Marmelo
Proprietário Leaf
Mensagens: 119
Registado: 31 jul 2016, 14:44
Data de fabrico: 29 set 2016
Capacidade bateria: 30 kWh

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por Marmelo » 25 out 2016, 00:02

Fiz as contas e acho que compensa um VE (especialmente se for possível deduzir o IVA para empresa), desde que se façam mais de 60KM/dia ou 20.000Km/ano.

Eis os meus cálculos, baseado no meu caso concreto:
1) Tinha um CI/segmento B (Toyota Yaris) a gasolina com mais de 15 anos e que me estava a dar imensos problemas. Gastava para o meu percurso típico de 60Km/dia 6,0 L/100Km. Para uma viatura deste segmento deram-me uma proposta de um novo com alguns extras (ao nível dos extras do LEAF Acenta) por 16500 €; Acho que a manutenção ronda os 200 € ano nos primeiros anos e 150 € para o IUC;
2) A minha esposa tem um CI/segmento C (Toyota Auris) a diesel com 7 anos e que consome para o mesmo percurso 5,5L/100Km; Se comprasse um novo para mim semelhante (embora acho que nunca compraria idêntico - Talvez fosse para uma carrinha) ficaria a rondar os 22000 € - Talvez não um Auris mas um Megane ou algo do género; Acho que a manutenção ronda os 250 € ano nos primeiros anos e 200 € para o IUC;
3) O Leaf Acenta 30 kWh novo com dedução do IVA ficou por cerca de 25500 € e estou a fazer uma média de 13,5 kWh/100Km (ainda não estou a optimizar a condução neste 1º mês); Assumo uma manutenção de 100 € (embora se calhar seja inferior).

Vamos a contas:
1) Vs. 3)
16500€ + 6,0L*1,45€*365dias*60Km/100*N + 200€*N + 150€*N < 25500€ + 13,5kWh*0,123€*365dias*60Km/100*N + 100€*N
N > 5 (Número de Anos - Nissan Leaf compensa para mais de 5 anos - O "break-even" atinge-se ao fim de 5 Anos). No entanto ficaria com uma viatura do Segmento B... Um utilitário a gasolina.

2) Vs 3)
22000€ + 5,5L*1,25€*365dias*60Km/100*N + 250€*N + 200€*N < 25500€ + 13,5kWh*0,123€*365dias*60Km/100*N + 100€*N
N > 2,3 (Número de Anos - Nissan Leaf compensa para mais de 2,3 anos - O "break-even" atinge-se ao fim de 2,3 Anos)

Se não pudesse deduzir o IVA as contas seriam "ligeiramente" diferentes:

2) Vs 3)
22000€ + 5,5L*1,25€*365dias*60Km/100*N + 250€*N + 200€*N < 31500€ + 13,5kWh*0,123€*365dias*60Km/100*N + 100€*N
N > 6,4 (Número de Anos - Nissan Leaf compensa para mais de 6,4 anos - O "break-even" atinge-se ao fim de 6,4 Anos)

Basta substituírem o preço de compra e os gastos estimados em combustível, IUC e manutenção pelas vossas opções na inequação e ver qual o valor "N" (número de anos) para o Break-even! :dance:

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Mas afinal... compensa económicamente comprar um VE?

Mensagem por marcopns » 25 out 2016, 08:49

Para mim, compensa a partir do primeiro mês, porque o Leaf custou o mesmo que um carro equivalente diesel. Por isso, não ha grandes contas a fazer.

Se não tivesse o Leaf, agora teria um daqueles carros com o software adulterado.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”