actualização de tarifas eletricidade

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por Nonnus » 15 jan 2018, 11:58

Apr Escreveu:Ainda não percebi. Explica la como é possivel eu ter Endesa e puxar mais por carvão e o meu vizinho do lado ter EDP e puxar mais por renováveis.
Da ultima vez que vim a este tópico fiquei a pensar nisto, agora voltei cá e vi que tens a mesma dúvida que eu.

Todos nós aqui sabemos como funciona a rede eléctrica, pelo menos em teoria.

Exemplo:

18 horas da tarde aumento exponencial de consumo de energia na minha cidade, quem monitoriza a rede tem de aumentar injecção de electricidade e a produção da mesma a partir de onde ela é produzida (hidráulica, eólica, solar, térmica, nuclear etc), daqui é transportada em muita alta tensão para uma subestação -> posto de transformação -> rede eléctrica residencial. Como todos sabemos os cabos que alimentam a minha casa a partir do posto de transformação são os mesmos que alimentam a minha rua toda, se por exemplo morarem 200 pessoas na minha rua e só um tiver electricidade verde, como é que vão garantir a esse cliente que só consome electricidade verde, se os cabos que transportam energia até a sua residência são os mesmo que os dos restantes vizinhos. No mesmo cabo não passam electrões verdes e electrões pretos, passam electrões, e os que são provenientes de energias verdes não sabem em que casa é que devem entrar :lol: .

Para isto ser 100% verdade um cliente de energia verde tinha de ter uma linha dedicada, pelo conhecimento que tenho, não é o acontece.

Isto faz sentido, ou o que estou a dizer um grande disparate?

Na minha opinião é uma questão de marketing. Até que me expliquem por a + b como é que transportam electrões provenientes de energias verdes até a casa de um cliente especifico, num universo de milhões que usam a mesma subestação, o mesmo posto de transformação e a mesma rede de cabos residenciais, não consigo mudar de ideia. Na realidade um cliente de energia verde consome o mesmo que os outros.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por Erbium » 15 jan 2018, 12:20

Nonnus Escreveu:Na minha opinião é uma questão de marketing.
Nem isso... Eu tinha o tarifário da EDP para VE's 100% verde e nas faturas vinha o gráfico da proveniência da "minha energia" e 26.9% não era renováveis...

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por mafgod » 15 jan 2018, 12:27

Os meus 2 cts.
Para mim esta questão é clara.... :-)

Admitamos o seguinte:
- temos os que produzem energia usando para isso várias fontes renováveis ou não e podem ser nacionais ou internacionais (energia importada)
- temos os que levam a energia dos produtores até ás nossas casas, que em Portugal é a EDP Distribuição
- temos os que vendem a energia aos consumidores comprando-a aos produtores nacionais e internacionais
- temos os consumidores que compram a energia aos que vendem

O que sabemos:
- Estamos todos ligados à mesma rede, só há uma, EDP Distribuição, logo, nos eletrões que por lá circulam não há distinção da sua fonte nem para que casa devem ir.
- Os vendedores compram a energia aos vários fornecedores nacionais e internacionais que lhes interessam, mediante o preço e a sua fonte, onde depois a vão vender aos clientes.
- Os consumidores podem escolher quem lhes vendem a energia mediante as ofertas existentes no mercado e tendo em conta o preço e a fonte.

O que creio que acontece no caso dos vendedores de energia 100% renovável:
- eu ao escolher um vendedor de energia 100% renovável, sei e espero que a energia que me vendem vem toda de fontes renováveis (admitindo que não me enganam)
- o vendedor tem de comprar a energia aos produtores que lhe garantem a fonte de energia renovável e depois cobra-me o valor que eu consumi
- a energia que o vendedor comprou e me vendeu, circulou pela rede de distriubuição nacional
- a energia que consumi com o tarifário verde entrou na rede mas, não foi quase de certeza diretamente para a minha casa, ou seja, o eletrão que me entra em casa pode ter sido gerado por uma central não renovável mas em contra-partida houve um eletrão de energia renovável que entrou na rede e que foi para outra casa ou foi desperdiçado...
- se por absurdo todos aderíssemos aos tarifários 100% renováveis, a energia produzida pelas fontes não renováveis ou era reduzida a um mínimo (para manter as centrais em standby), eliminada ou vendida para o exterior, em contra partida, os nossos vendedores teriam de comprar/importar a energia de fontes renováveis
- neste absurdo, podiamos entrar num colapso onde a energia disponível cá e no exterior, não ser a suficiente para o nosso consumo e aí, haver uma quebra contratual dos vendedores para com os consumidores

Como nem todos aderiram aos tarifários de energia renovável é possível garantir tarifários 100% de energia renovável.
O pior que pode acontecer é haver uma redução nas fontes das energias renováveis nos outros tarifários ou terem de importar mais energia.

Assim, estou certo que toda a energia consumida por mim em casa com o tarifário da mobilidade elétrica foi produzida por fontes de energias renováveis, ou seja, a energia que consumi entrou na rede por fontes renováveis.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por mafgod » 15 jan 2018, 12:29

Erbium Escreveu:
Nonnus Escreveu:Na minha opinião é uma questão de marketing.
Nem isso... Eu tinha o tarifário da EDP para VE's 100% verde e nas faturas vinha o gráfico da proveniência da "minha energia" e 26.9% não era renováveis...
A minha vem sempre como verde.
Ainda neste mês vem como 100% energia hidrica e 0,00kg CO2.
Tem a certeza que era um tarifário 100% de energias renováveis?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por BrunoAlves » 15 jan 2018, 12:32

É óbvio que os electrões vêm todos no mesmo cabo :mrgreen:

Na minha leitura, aquilo que o comercializador garante é que compra a energia equivalente ao consumo dos clientes 100% verdes de fontes renováveis. Não é a energia que EU consumi que será 100% renovável, mas da energia vendida pelo comercializador, o equivalente ao meu consumo foi renovável.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por migle » 15 jan 2018, 12:45

Nonnus Escreveu:Para isto ser 100% verdade um cliente de energia verde tinha de ter uma linha dedicada, pelo conhecimento que tenho, não é o acontece.
É claro que não. O que interessa é quem é que meteu essa energia na rede, de onde ela veio. Em teu nome são metidos x W na rede às horas tais e tais.

Eu não vou falar de tarifários 100% verdes. Se eu tenho 1 milhão de clientes, e 1000 clientes quiserem energia 100% verde, eu só tenho de retirar um bocadinho de verde da factura dos outros e meter nestes. Isto é apenas pagar para nos sentirmos melhor. Nada muda. Na factura do outro milhão nem se vai notar.

Agora, quando eu tenho um fornecedor que expõe à partida que a sua electricidade vem maioritariamente do carvão, seguido de gás natural e nuclear, com um bocadinho de hídrica comprado à EDP...

Vocês pensam que ela vem de onde?

Podemos pensar ainda na linha do cepticismo, que essa energia vai sempre ter de ser utilizada, e sempre a seguir às fontes renováveis. Mas o papel disto acaba por ser o de obrigar os produtores de energias renováveis a vender mais barato.

Para mim, não houve hipótese. Quando mudei para a Endesa, disse à minha mulher que tinha acabado de ver o mix energético e era 40 e tal % carvão, ela respondeu logo que então continuávamos com a YLCE.

Como é que esta informação podia não ter uma base real, se afecta a imagem das empresas? Elas deixavam?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por Nonnus » 15 jan 2018, 13:19

migle, BrunoAlves e mafgod,

Eu compreendo isso que vocês dizem, mas sinceramente acho que não é o que acontece. A ser como vocês dizem, o que um cliente energia verde consome só vai ser comprado no mês a seguir a esses produtores de energia verde, porque não há maneira de ver em tempo real que a empresa X tem o cliente Y a gastar Z, e que precisa dessa quantidade de energia verde agora. Monitorizar um cliente até é possível, agora milhares para não dizer milhões ao mesmo tempo e fazer um rastreio de verde/normal, já é outra historia.

Portanto o que vocês me estão a dizer é que no mês seguinte a empresa x vai comprar energia verde equivalente aquilo que a totalidade dos seus clientes verdes gastaram no mês anterior. Isto a ser verdade, porreiro pá.

Sinceramente se uma empresa tiver energia a 0.04€ proveniente de carvão e tiver energia a 0.06€ proveniente de eólica, qual acham que é a energia que a empresa vai comprar no mês seguinte ao vosso consumo? Estou a ser pessimista, pois estou porque é que será...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por rnlcarlov » 15 jan 2018, 13:40

Ou então temos uma empresa que produz e vende energia verde, como a Coopérnico, que instala centrais fotovoltaicas por crowdfunding dos seus membros e depois vende energia aos membros. Naturalmente que a rede de distribuição é a mesma, mas pelo menos sabemos de onde vem a maior parte da energia.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por migle » 15 jan 2018, 14:24

rnlcarlov,

Viva a Coopérnico e viva o cooperativismo! Porém, a Coopérnico vende energia fornecida pela YLCE. A Coopérnico, ela própria, parece não ter acesso directo ao mercado.
Nonnus Escreveu:Eu compreendo isso que vocês dizem, mas sinceramente acho que não é o que acontece. A ser como vocês dizem, o que um cliente energia verde consome só vai ser comprado no mês a seguir a esses produtores de energia verde, porque não há maneira de ver em tempo real que a empresa X tem o cliente Y a gastar Z, e que precisa dessa quantidade de energia verde agora. Monitorizar um cliente até é possível, agora milhares para não dizer milhões ao mesmo tempo e fazer um rastreio de verde/normal, já é outra historia.
Nonnus, pelo contrário. Monitorizar milhares é mais fácil. O comportamento de milhares é mais previsível que o de um só cliente. São grandes números...

Pode-se certamente prever, dado o histórico dos meses anterior e homólogo, que no seu todo os clientes de uma determinada empresa vão consumir um tanto naquela subestação e outro tanto noutra. Todas as previsões falham. Mas certamente que desta quantidade, uma porção vai ser usada de certeza, outra porção é melhor ter preparada em contingência, e caso as duas não sejam suficientes vai ser necessário ir buscar energia ao mercado a essa hora ao preço a que estiver.

O problema é exactamente igual se houver um único comercializador de electricidade. Não se torna mais difícil por haver vários.

Mesmo que apenas existisse a EDP, eu tenho de ter pessoal nas termoeléctricas pronto a pôr aquilo a funcionar ainda que não saiba exactamente a que horas a central vai ter de começar a queimar. E certamente que tem de começar a queimar um bocado de tempo antes de atingir a temperatura necessária para produzir energia. Noutros casos (Tunes), ao preço a que está o fuel-óleo, eu tenho aquilo fechado, nem sequer tem pessoal, a situação não muda de um dia para o outro. Tudo isto tem e sempre teve previsão, planeamento. E monitorização em tempo real.

O problema com mais que um comercializador é exactamente igual, excepto que são mais números de telefone, não me digam que é impossível.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por migle » 15 jan 2018, 14:27

Nonnus Escreveu:Sinceramente se uma empresa tiver energia a 0.04€ proveniente de carvão e tiver energia a 0.06€ proveniente de eólica, qual acham que é a energia que a empresa vai comprar no mês seguinte ao vosso consumo? Estou a ser pessimista, pois estou porque é que será...
Mas então, dá-nos a tua teoria. De onde é que vêm aqueles números, chamado mix, que as empresas são obrigadas por lei (ibérica) a esconder no fundo do site?

É que eu também achava que eram tretas, simplesmente quanto mais penso no que podem significar esses números mais me convenço que alguma coisa têm de querer dizer.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”