actualização de tarifas eletricidade

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por Nonnus » 15 jan 2018, 17:50

A minha teoria é o mesmo que comprares um Porsche Panamera hybrid plug-in V8 de 4.0 litros 550 CV + Motor electrico de 136 CV e dizeres que fazes parte da mobilidade electrica e que contribuis para um ambiente mais limpo.

Quem compra este carro não pensa no ambiente, pensa sim como pode ter um desportivo de alta gama com uma redução no preço "por ser eléctrico". Transportando isso para o tema estamos a debater, as empresas de energia tem um produto que diz ser amigo do ambiente, mas na realidade é o mesmo dos outros.

Posso estar errado, e era bom que estivesse mesmo, mas ainda não me convenceram que as empresas que só pensam nos lucros, passem a comprar energia mais cara, em vez de comprarem energia mais barata porque tem X clientes que contrataram energia verde.

Para mim é puro markting, esta na moda ser ecológico, então vamos la criar um produto que diz ser amigo do ambiente, aplica-se aqui, como a industria automóvel, como a outra industria qualquer.

Os accionista querem lá saber se a energia vem de fontes renováveis. Querem saber é o custo que a energia tem(o mais baixo possível) e ao preço que conseguem vender (o mais alto possível).

Enquanto não tiveres uma linha dedicada de uma estação eólica, hídrica ou fotovoltaico até a tua casa (fazer isto era tão incomportável que nunca mais a empresa ia ter lucro contigo) não me consegues convencer que a energia que entra (que é como diz o fornecedor compra esses kw a empresas 100% verdes) na tua casa é apenas de fontes renováveis.
Nonnus, pelo contrário. Monitorizar milhares é mais fácil. O comportamento de milhares é mais previsível que o de um só cliente.
É mais fácil, e é verdade que as estimativas andam muito perto da realidade, mas o que é certo é que as empresas continuam a pedir que envies as leituras todos os meses, não vá a estimativa falhar, e eles serem prejudicados. Fizeram uma mega substituição de contadores, com a desculpa que era melhor para as famílias, que iam deixar de enviar as leituras, quando na realidade o que quiseram fazer foi acabar com alterações ilegais que havia nos quadros, pagavas 3.5kva e tinhas 9.6kva. Isso ficou logo resolvido, porque era parte que estava a mexer nos bolsos dos accionistas das empresas.

Eu já mencionei isto mais atrás mas vou voltar a fazê-lo.

Desde que construí a minha casa a minha factura da luz tem vindo sempre aumentar, mas durante estes anos todos que passaram todas as minhas lâmpadas passaram a ser led, todos os meus electrodomésticos são classe A+, A++, inverter etc e tal a minha casa tem paredes duplas, vidros duplos para ser o mais eficiente possível, mas a conta da electricidade é sempre aumentar. Não há aqui um contra-senso?

Somos o pais da Europa que pagamos a electricidade mais cara e parece que esta tudo bem. As empresas entraram neste negocio para fazer milhões ao ano, e como tal, temos de pagar o que eles querem, afinal o mercado é livre.


Fico-me por aqui porque já estou a divagar por outros assuntos... Em suma, tudo tem o único propósito fazer dinheiro como se não houvesse amanhã.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por migle » 15 jan 2018, 19:05

Nonnus Escreveu:Transportando isso para o tema estamos a debater, as empresas de energia tem um produto que diz ser amigo do ambiente, mas na realidade é o mesmo dos outros.
Não é. Está tudo registado, cada compra, cada venda. No decorrer desta discussão, adquiri dados que me obrigam a levar isto a sério. O valor do mix do ano anterior não é um embuste.
Nonnus Escreveu:...ainda não me convenceram que as empresas que só pensam nos lucros, passem a comprar energia mais cara, em vez de comprarem energia mais barata porque tem X clientes que contrataram energia verde.
Se houvesse um compromisso, parece-me que não teriam alternativa. Não vejo é que a quota de consumidores que exija esse compromisso seja maior que a quota efectiva de energias limpas. A realidade ultrapassa os consumidores "bonzinhos".

Mas, se um comercializador que tem dois "produtos" para consumidores que discriminam e não discriminam não precisa de alterar o seu comportamento para vender um desses por "verde", quando comparas mixes de comercializadores de grupos económicos diferentes, a conversa é diferente.

Para a EDP Comercial é mais natural ter um componente hídrico elevado, porque no mesmo grupo existe uma EDP Produção com uma elevada capacidade instalada de produção hídrica. É uma compra-venda dentro do mesmo grupo económico. É um contrato bilateral intra-grupo (ver à frente). Sai mais barato do que adquirir a electricidade no mercado diário ou intradiário a preços que oscilam com a oferta e com a procura! (ver à frente).

Do mesmo modo, para a YLCE é natural ter um componente eólico elevado, porque no grupo Enforce há uma elevada capacidade instalada de produção eólica. Contrato bilateral intra-grupo. É mais rentável vender esta electricidade directamente ao consumidor do que vendê-la a outros comercializadores de electricidade. Por isso, o grupo Enforce criou a YLCE.

Do mesmo modo, provavelmente, é mais natural para a Endesa vender carvão.
Nonnus Escreveu:Para mim é puro markting, esta na moda ser ecológico, então vamos la criar um produto que diz ser amigo do ambiente, aplica-se aqui, como a industria automóvel, como a outra industria qualquer.
E depois há as pessoas que efectivamente se interessam por saber se aquilo que adquirem é efectivamente amigo do ambiente ou não e que são capazes de alterar as suas decisões consoante a informação que obtém. Isso não é moda. É para aprofundarmos a nossa opinião sobre isso que estamos a discutir.
Nonnus Escreveu:Enquanto não tiveres uma linha dedicada de uma estação eólica, hídrica ou fotovoltaico até a tua casa (fazer isto era tão incomportável que nunca mais a empresa ia ter lucro contigo) não me consegues convencer que a energia que entra (que é como diz o fornecedor compra esses kw a empresas 100% verdes) na tua casa é de fontes é apenas de fontes renováveis.
Num nó da rede, de onde consomem milhares de consumidores é colocada electricidade pelos produtores para satisfazer contratos com os comercializadores para satisfazer os seus clientes. Esta é a realidade. É colocada uma capacidade planeada bem como reservas secundárias e terceárias que apenas vão ser produzidas se necessário (porém, a sua disponibilidade foi previamente contratada).

Ou seja, a linha dedicada é irrelevante. E aliás, o BrunoAlves disse que não eram os mesmos electrões, mas isso nem que fosse o mesmo comercializador! Existem transformadores pelo caminho... A electricidade é sempre uma coisa abstracta.

Procurando no Google por MIBEL encontrei dois documentos que mostram o nível de detalhe a que isto é transaccionado.
  • Descrição do Funcionamento do MIBEL. Este mais autoritativo vem do site da ERSE. Interessa o capítulo 2 "Estrutura de Mercado", o 3 "Mercado Diário e Intradiário" para dar uma ideia, 4 "Mercado a Prazo"...
  • A Interligação Elétrica Entre Portugal e Espanha é uma dissertação de mestrado, é uma coisa sucinta, mais fácil de ler e foi o que encontrei primeiro. Para a nossa discussão, é relevante o capítulo 2 e o 4. São meia dúzia de páginas que qualquer pessoa que queira saber se isto é ou não um embuste pode ler.
A realidade é que há pessoas a olhar para um PC a comprar electricidade para o dia seguinte. Esse é o Mercado Diário. Fazem-no pondo ofertas de compra. Essas ofertas de compra indicam quantidade, preço, e "condições complexas". As ofertas de venda também. As ofertas são cruzadas em tempo real pelo Operador de Mercado, uma espécie de bolsa de valores. Estas ofertas são postas pelos sujeitos do mercado.

Os comercializadores são sujeitos neste mercado e são habitualmente compradores, mas também pode agir como vendedores (talvez para vender algum excedente que tenham adquirido, adquiriram mais do que afinal vão precisar, o número de clientes diminuiu, etc). Os produtores são habitualmente vendedores, mas também podem comprar.

Claro que comprar no mercado diário pode sair caro (ou não). Naturalmente que uma parte substancial da electricidade (40% no global) é adquirida de antemão com base em previsões no Mercado a Prazo. Existem leilões regulados e existem contratos bilaterais, dos quais os contratos intra-grupo são um exemplo (leia-se a secção 2.2 acerca da integração vertical, os velhos comercializadores que eram também produtores...).

Não vou escrever muito mais. Quem estiver interessado leia os documentos.

Para mim, neste momento, o peso e a coerência dos indícios que pendem para que a questão do mix energético não ser um embuste é já quase inabalável. E direi ainda com uma expressão alentejana, que me começa a parecer que este MIBEL está uma coisa bem feita. E não esquecer que os produtores têm de adquirir licenças de emissão de CO2 e de outros poluentes. E que é inultrapassável, quer com um comercializador, quer com muitos, que toda a produção de electricidade tem de estar prevista de antemão.

Digo-vos, estou muito satisfeito com a minha electricidade 51% eólica da YLCE (70 e tal % renovável). Acende as luzes todas lá em casa. E não é cara. Estou certo que não pago mais que um ou dois € de fatura mensal que vocês com a 51% carvão+gás+nuclear. Não tem a tarifa em vazio mais barata, mas tem um termo diário barato, e uma tarifa em cheio-ponta barata também. É chato para dizer aos utilizadores de carros diesel que "gasto 1,50€/100km" mas isso não é mais relevante que o todo da minha casa.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por migle » 15 jan 2018, 19:09

Nonnus Escreveu:Fizeram uma mega substituição de contadores, com a desculpa que era melhor para as famílias, que iam deixar de enviar as leituras
Recentemente, por causa disto, actualizei a folha de cálculo onde registo todos os consumos. Reparei que efectivamente desde que trocaram o contador passou a haver LO (leituras reais) todos os meses.
Nonnus Escreveu:Somos o pais da Europa que pagamos a electricidade mais cara e parece que esta tudo bem. As empresas entraram neste negocio para fazer milhões ao ano, e como tal, temos de pagar o que eles querem, afinal o mercado é livre.
Tens um remédio. Torna-te um produtor em regime de cooperativa com a Coopernico.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por migle » 15 jan 2018, 19:35

Finalmente: Método de cálculo do mix do comercializador. Além de relatórios que acompanham se as recomendações foram seguidas ou não.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por BrunoAlves » 15 jan 2018, 21:36

*like* :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por migle » 15 jan 2018, 22:01

migle Escreveu:Para a EDP Comercial é mais natural ter um componente hídrico elevado, porque no mesmo grupo existe uma EDP Produção com uma elevada capacidade instalada de produção hídrica. É uma compra-venda dentro do mesmo grupo económico. É um contrato bilateral intra-grupo (ver à frente). Sai mais barato do que adquirir a electricidade no mercado diário ou intradiário a preços que oscilam com a oferta e com a procura! (ver à frente).
Aqui parece que não é assim (muitas hidroeléctricas nem sequer pertencem ao grupo EDP).

Lendo melhor o capítulo 9 do documento dos reguladores (também 2, p. 46), aqui não era bem isto. A EDPSU, sendo comercializador de último recurso em Portugal, tem a obrigação de comprar toda a Produção em Regime Especial (PRE) a preço definido pelo Governo. Em geral, a PRE em Espanha é distribuída pelos comercializadores pela quota de serviço universal que têm. Tendo em conta o global dos clientes, vai ao mercado para satisfazer apenas a porção que a PRE não satisfaz.

No entanto, o mix da EDP não é separado: EDPSU para um lado, EDP Comercial para o outro. Estão juntos (ver recomendações da ERSE). Assim, o mix da EDP eventualmente é inflacionado em energias renováveis porque contém toda a PRE portuguesa.

Seja como for, por mim chega. Vejam-se a complexidade das transacções vendendo-se lotes de electricidade e potência para cada hora de cada dia. Nenhum destes operadores fica incomodado por se tratar de uma só rede de distribuição. É o que se chama uma não-questão.

EDIT: A tarifa da YLCE não me permite dizer ao pessoal do diesel que a luz custa só 0,10€/kWh. Custa 0,1223€/kWh imposto incluído. Porém, permite-me dizer que o carro emite de CO2 12,5 g/km.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por Apr » 15 jan 2018, 23:21

Resumindo, tanta recomendação e no fim as dúvidas básicas são as mesmas!

Olha eu até queria mudar para a endesa mas acho que já não vou... passado mais de 1 semana de ter feito a adesão ainda não me disseram rigorosamente nada. E se quiser saber alguma coisa já tem que ser na linha de apoio a clientes e tenho que gramar uma espera de 15 minutos no telefone para ser atendido... Por isso é que a EDP nem se dá ao trabalho, com os bolsos bem cheios e com clientes sem conseguir mudar está como quer.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por jfr2006 » 16 jan 2018, 00:03

Apr Escreveu: E se quiser saber alguma coisa já tem que ser na linha de apoio a clientes e tenho que gramar uma espera de 15 minutos no telefone para ser atendido...
Eu liguei ontem e fui atendido em menos de 30s ;)

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por Erbium » 16 jan 2018, 09:53

migle Escreveu:Reparei que efectivamente desde que trocaram o contador passou a haver LO (leituras reais) todos os meses.
A mim mudaram o contador "para autoconsumo" e leituras tenho de ser eu a enviar na mesma...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por migle » 16 jan 2018, 11:08

Apr Escreveu:Resumindo, tanta recomendação e no fim as dúvidas básicas são as mesmas!
Mas como? Que raio de resumo é esse?

Vimos que o facto da rede de distribuição ser a mesma não é obstáculo. Vimos que cada "pacote" de electricidade que há sabe-se de onde vem. Vimos que o mix é feito em relação ao consumo (e não à capacidade instalada, que sempre foi uma dúvida minha). Não vimos, mas podia ler-se ali que a electricidade para ser classificada como proveniente de fontes renováveis tem de ter certificado de origem (CO), que quando é importado um CO ele tem de ser exportado no mercado de origem.

E se virmos o histórico dos mixes, percebemos que não é acaso... Que a electricidade da YLCE tem sempre sido principalmente eólica e a da Endesa principalmente carvão...

Podes dizer que não há fiscalização, que vai haver fraude como nesta história da reciclagem. Mas só é possível haver fraude se o mix for publicado, isso em si já é uma conquista.

Deixa-me dizer-te mais mal da Endesa. O meu gás mudou para a Endesa na mesma. Eu vejo que eles andam a facturar-me abaixo do meu consumo. Eu pagava 24€ e agora pago 15€ de gás (dois meses de seguida). Estão a gozar-me, querem-me deixar a sensação de que mudei para mais barato (a diferença real seria mínima). Mais tarde pago.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”