Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por Nonnus » 27 jul 2018, 15:13

Não percebo o teu pessimismo acerca deste projecto. Não consigo perceber! Parece que é tudo uma carga de trabalhos e a chave na mão é que é a única solução. Tens alguma empresa neste ramo e este tipo de projecto faz-te mal ao negocio?

Primeiro era um remendo, depois a bateria só deve ter 12kw (suposição), depois ia ficar mais caro, agora mostrei que é possível fazer e o tipo até ensina passo a passo e até indica que componentes usou. Não achas um bocado pessimismo da tua parte?

Compras tudo o que tens em casa? Nunca experimentaste fazer nada? Olha a minha casa fui eu que fiz (ainda não caiu e esta dentro de tudo o que são normas), a minha instalação eléctrica e de rede foi idealizada por mim (entregue a um electricista e eu ajudar), os meus ar condicionados de casa foram montados por mim, tantos os aparelhos como a instalação eléctrica (pedi ajuda e esclarecimentos), tenho um telheiro com 6 metros por 4.5m feito em ferro galvanizado com telha lusa todo feito e idealizado por mim (pedi ajuda para parte técnica, espessura do ferro que devia de usar), recentemente comprei o Leaf a instalação eléctrica para fazer o carregamento foi toda feito por mim ( lendo aqui muitos comentários de outros users que já tinham feito o mesmo). Isto para dizer o quê? Para dizer que gosto de idealizar e fazer as coisas, mas sempre pedindo opinião e esclarecimentos a quem sabe mais do que eu para que corra tudo pelo melhor, agora ver pessimismo sem fundamento acho que não ajuda em nada.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por pnunes » 28 jul 2018, 00:53

Estou a gostar, podem continuar pf com as cenas dos próximos capítulos!?
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por Nonnus » 28 jul 2018, 06:35

pnunues,

Já que intervieste no tópico e visto que tens alguns projectos interessantes feitos por ti, em especial o projecto da micro hídrica que acompanhei durante algum tempo e achei um espectáculo, tenho pena de não ter um riacho dentro do meu quintal :) .

Aproveitava para te perguntar o que achas desta ideia?

Eu sei que as baterias vão fazer disparar o valor do projecto, mas como disse pelas minhas contas com base na minha média mensal da factura da electricidade (170€) acho que conseguia ter isto pago em 6 anos se conseguir reduzir a factura para metade.

A ideia de usar estas baterias é ter mais capacidade de armazenamento por um preço menor visto que as baterias normalmente usadas neste tipo de projecto tem preços muito elevados para capacidades muito inferiores.

Eu sei que é preciso algum trabalho e algum investimento extra, mas ainda assim o preço versus capacidade de armazenamento não compensa?

O que mais me preocupa mesmo é saber o estado das baterias em questão, estava capaz de ir ter com o senhor pedir-lhe para ligar as baterias ao carro, e depois como já disseram ligar o Leafspy e tentar chegar alguma conclusão, afinal também não perco muito, só a viagem, se não estiverem boas paciência.

Já agora aproveitava para expor outra ideia.

Vamos supor que de inverno devido a menor exposição solar eu não consiga arranjar energia suficiente para o consumo instantâneo durante o dia e armazenar mais alguma coisa. Posso sempre por exemplo durante o bio-horario (horas de vazio) usar energia da rede para carregar esta bateria e usar depois essa energia durante as horas de cheio. Não digo fazer isto todos os dias, mas nos dias de maior consumo. Por exemplo nalguns dias de inverno conseguia ter 24h de horas ao preço de vazio. Isto faz sentido?

Fazer o mesmo que já se faz nalguns países em que usam as baterias dos VE´s para injectar energia na rede na hora de ponta e carregando em vazio. A quem diga que pagam o carro só usando este sistema. Aqui seria usando a mesma ideia, não para a rede, mas na minha casa.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

traveller
Proprietário Leaf
Mensagens: 143
Registado: 09 set 2016, 14:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 60 Ah

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por traveller » 28 jul 2018, 09:10

Já não ia responder mais mas o pnunues pediu muito aqui vai o meu ultimo.

Pessimista não realista

Por momentos penei que ias dizer que tinhas comprado o carro em Kit e montado em casa afinal foi só a tomada para carregar o carro.

"Olha a minha casa fui eu que fiz" está explicado o 170€ de luz por mes é que a minha foi um arquiteto que estudou que desenhou e verificou a melhor exposição solar, depois foi um engenheiro que estudou e definio que materiais usar para a zona (isolamentos, etc, etc).

Mas voltamos ao que importa se pretendenes ser tu a fazer não vejo qualquer mal, acho no meu ponto de vista que começas do principio errado a Bateria.

Se o objetivo como dizes é reduzir para metade o consumo e pagar em 6 anos, o que eu faria era montar os paines pondes fazer é simples, depois controlares a produção com uma aplicação no telemovel e ligares os equipamentos conforme estas a ter mais produção.

Site útil para escolheres a montagem: http://www.mpptsolar.com/pt/paineis-sol ... alelo.html

ex.
Maquina da roupa das 10h as 11h
Maquina da Loica das 11h ao 12h
Hora de almoço não sei se estas em casa se não estas podes ligar outra coisa
tens o cilindro electrico podes liga-lo das 14h as 16h para aquecer a agua para banhos quando chegares
Ar condicionado ligado das 16h as 18H

O carro carregas em vazio que é muito mais barato
Baterias acho que é bom para casas onde não há luz e querem ser independentes, ou podes mais tarde se achares que estas a oferecer muito adicionar ao projeto inicial.

E pronto acho que pode ser feito facilmente, vai consumir a produção toda mesmo que nao consumas perdes menos dinheiro a oferecer do que a guardar.


Fala quem o unico projeto que fez foi instalar um painel solar na autocaravana um controlador para baterias de 12/24v(Chumbo e gel) e uma bateria de chumbo e que ao fim de uma semana a bateria de chumbo rebentou dentro da autocaravana e defez o banco do pendura (a bateria estava debaixo do banco) e danificou os moveis todos ainda agradeço a deus não estar ninguem lá dentro na altura.

Foi o ultimo comentario, aguardo ver comentarios de pessoal especializado que há cá no fórum e que até já compraram células de baterias em grpo para projetos e ver o teu orçamento no fim (com a certeza 150% que não vais avançar)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por Nonnus » 28 jul 2018, 10:02

Vamos lá explicar os 170€.

Como disse não tenho gás, quando tinha gastava 2 plumas por mês. Como já disse também o meu carro carrega todos os dias dos ~8% aos 100% e é de 30kw. Portanto faz a contas e vê se o consumo tem alguma coisa a ver com a construção da casa. A casa foi feita por mim (construção), mas projectada por quem sabe. Assim como tudo o resto é pensado por mim, mas sempre com aconselhamento de quem sabe mais que eu. Eu sei lá quantos pilares tem que levar uma casa de 120m quadrados e com que espessura. Percebes o que eu estou a dizer? A parte técnica da "coisa" é sempre feita por quem sabe, dai eu dizer nos posts anteriores que isto será sempre analisado por quem irá montar o projecto.

Se assim não fosse porque motivo estava eu aqui querer perceber até que ponto isto é viável? Fazia e pronto.

Existe uma diferença entre não ser viável e conseguir pagar o investimento em X anos. Para uma pessoa que pague 70€ de electricidade por mês se calhar não fazia sentido nenhum este tipo de instalação, mas estamos a falar de 170€ que reduzindo para metade o projecto paga-se a ele mesmo.

Posso-te dizer que a minha casa tem exposição solar do nascer ao por do sol e tenho um vão de telhado de 9m x 4.5m (sala) virado a oeste.

Eu digo que és pessimista por tudo o que digo tu arranjas sempre uma complicação qualquer. Falei na bateria e o teu comentário: - bateria provavelmente só tem 12kw de capacidade, não sabemos, não medimos! Estar avançar números pró ar é ser realista?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por Apr » 28 jul 2018, 10:31

Era tão bom se fosse só arranjar umas baterias, ligar à ficha e sentarmo-nos no escritório a fazer contas do retorno!

Nonnus se não queres um sistema chave na mão tens que começar a perder menos tempo nas contas de merceeiro do retorno financeiro e começar a perceber o que existe para satisfazer os teus requisitos. Passar a alguém que percebe da poda como disseste vaí-te ficar ao mesmo preço ou mais caro porque esse pequeno pormenor de saber o que escolher, saber como ligar e saber como fazer tudo com segurança é que é a parte mais importante e dificil do sistema!

Eu também gostava de ter uma cena dessas até tenho andado ler umas coisas sobre isso mas nem sequer percebo como tudo vai funcionar. Ah já sei algumas coisas que posso já partilhar contigo:

- Se escolheres componentes manhosos e pouco fiáveis a solução vai ficar cara* e complexa
- Se escolheres componentes bons e robustos a solução vai ficar estupidamente cara* e complexa

(*) mao de obra não incluida :roll:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por migle » 28 jul 2018, 16:22

Nonnus Escreveu:
28 jul 2018, 06:35
O que mais me preocupa mesmo é saber o estado das baterias em questão, estava capaz de ir ter com o senhor pedir-lhe para ligar as baterias ao carro, e depois como já disseram ligar o Leafspy e tentar chegar alguma conclusão, afinal também não perco muito, só a viagem, se não estiverem boas paciência.
Não, isso não funciona. O LeafSpy daria informação acerca das baterias que estavam lá antes. O BMS/LBC tem software complexo para formular uma teoria de qual é o estado de carga e estado de saúda da bateria. Esse software, demora tempo a aprender.

Depois, mexer na bateria de tracção não é a mesma coisa que mexer numa bateria de 12V. Uma bateria de 12V já é muito perigosa, porque pode descarregar a umas dezenas de Ampères. Pode derreter peças de metal, provocar incêndios e pode matar. Quando tínhamos clientes na área da muito alta tensão, uma frase que apanhei entre eles foi "a corrente é que mata". No caso da bateria de tracção, pode descarregar corrente sem se estragar antes nos 200-300A (dará muito mais até rebentar) e como são 360V a tendência de descarregar através de uma pessoa é muito maior do que na de 12V. É morte certa, e ainda um incêndio. Não há disjuntor diferencial para proteger as pessoas, porque não há retorno...

Quando conversei com o tipo do suporte técnico da Hyundai, ele contou o seguinte. Ele é a pessoa que irá fazer manutenção das baterias da Hyundai em Portugal. Trata-se de um engenheiro, com muita formação, já trabalhou na Nissan no Japão. É a pessoa que dá instruções às oficinas em relação ao que devem fazer nos carros, no caso dos EVs. Ele já recebeu a formação para poder fazer manutenção às baterias. Porém, só começará a ser feita quando uma segunda receber a mesma formação. Um dos requisitos de segurança é que todas as operação sejam feitas por duas pessoas com a mais alta formação (se uma quinar, ainda há uma segunda que sabe o que há de fazer).

Portanto, vê. Não se desmonta uma bateria de tracção. Muito menos a experimentar, "deixa lá ver como é que isto é dentro".
Nonnus Escreveu:
28 jul 2018, 06:35
Vamos supor que de inverno devido a menor exposição solar eu não consiga arranjar energia suficiente para o consumo instantâneo durante o dia e armazenar mais alguma coisa. Posso sempre por exemplo durante o bio-horario (horas de vazio) usar energia da rede para carregar esta bateria e usar depois essa energia durante as horas de cheio. Não digo fazer isto todos os dias, mas nos dias de maior consumo. Por exemplo nalguns dias de inverno conseguia ter 24h de horas ao preço de vazio. Isto faz sentido?
Faz, claro. Principalmente para as companhias eléctricas. Porque para eles o preço da electricidade em vazio é muito menor do que para nós.
No nosso caso estamos sempre a pagar a tarifa de acesso às redes, que no horário de vazio é um valor substancial face ao preço do kWh. Portanto, não deve dar para pagar o carro.

Se pagas 2000€ de electricidade por ano, reduzes com os painéis solares e armazenamento em bateria para 50%, se conseguires reduzir mais 10% graças a este método, significa um ganho de 200€ por ano. Não dá para pagar o carro.

É melhor jogar com a complementaridade entre solar e eólico. Quando está mau tempo, e de madrugada, não há sol, mas há vento.

Mas dos dados que vais dando, se esses 170€ são mesmo por mês em média e não apenas no inverno, o investimento que dará o maior retorno é mesmo tentar reduzir esse consumo de electricidade. Eu diria que aquecer a casa a electricidade no inverno no Alentejo... não é a melhor escolha, é uma boa escolha para o litoral.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por RJSC » 28 jul 2018, 16:44

migle Escreveu:
28 jul 2018, 16:22
Não, isso não funciona. O LeafSpy daria informação acerca das baterias que estavam lá antes. O BMS/LBC tem software complexo para formular uma teoria de qual é o estado de carga e estado de saúda da bateria. Esse software, demora tempo a aprender.
No Leaf o LBC está dentro da caixa da bateria.
Imagem
Nessa imagem é a caixa onde estão a tocar com a chave vermelha, ao lado da células.
Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por migle » 28 jul 2018, 21:01

Faz sentido. Provavelmente nos outros todos também.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por Nonnus » 28 jul 2018, 21:20

Apr Escreveu:
28 jul 2018, 10:31
Era tão bom se fosse só arranjar umas baterias, ligar à ficha e sentarmo-nos no escritório a fazer contas do retorno!

Nonnus se não queres um sistema chave na mão tens que começar a perder menos tempo nas contas de merceeiro do retorno financeiro e começar a perceber o que existe para satisfazer os teus requisitos.
Pois, era bom que fosse só ligar a ficha, não estava-mos aqui a trocar impressões e já estava feito, mas tudo tem o seu grau de complexidade e como já mostrei e tu como já pesquisaste, sabes que já foi feito apesar de ser complexo. Como já disse eu não estou a inventar a roda, até porque não tenho capacidade para inventar algo deste género.

Nunca pus de parte um projecto chave na mão, a minha questão prende-se mais com o facto do valor a pagar por um projecto chave na mão ser muito idêntico, sem ter a mesma capacidade de armazenamento que uma bateria deste género oferece.

migle,

Esquece a parte de pagar o carro, não é minha intenção chegar a esses valores. Foi só exemplo que dei do que acontece nalguns países da Europa.

A questão do aquecimento já esta na calha um sistema a pellets.

Só mais um dado para explicar os 170€. Nas ultimas 24h o forno deve ter estado ligado umas 15h (festa de anos de um dos filhos. Não se manda fazer nada, faz-se tudo em casa), intervaladas claro. Mais sistema de rega da relva todos os dias, as vezes duas vezes ao dia (manhã e tardinha) mais bomba e filtro UV do lago 24/7. Depois tudo o resto de uma casa normal.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”