Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por migle » 28 jul 2018, 22:51

Com tanto equipamento, és o género de pessoa que deve pensar no openenergymonitor, saber onde se gasta e encontrar soluções.

Mas acho curioso que normalmente as pessoas querem fazer isso para dar uma segunda vida à bateria do seu carro. Tu ponderas adquirir uma...

Se calhar, daqui a 10 anos, quando a bateria do Leaf 30 começar a acusar a idade, poderão haver empresas a oferecer esse tipo de soluções para essa bateria.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por pnunes » 29 jul 2018, 01:20

Pahh, eu sou um mau exemplo, sou um crazy renewable energy enthusiast. Não sei quanto gastei até hoje mas foi muito, são painéis virados a nascente , a sul, a poente, seguidores solares, hídrica, baterias,(que foram durante muito tempo as convencionais mas agora também estou a migrar para o lítio ou similar), ligação a rede, enfim... desde que começaram aparecer painéis solares fotovoltaicos a mais de 4€/wp...
Acho que na realidade não poupei rigorosamente nada porque estou sempre a fazee mudancas, alterações sei.la mais o que...
Só me consolo todo ver uma conta de energia super minúscula no fim do mês.

Só pedi auxílio a uma empresa externa na primeira microprodução de venda a rede porque a segunda já a fiz de raiz, desde o betão para a sapata até a ligação final.

Olha, antes de mais acho que todo esse equipamento que tens ligado durante o dia pode passar a ser alimentado diretamente com renováveis, a rega por exemplo é o primeiro passo, ar condicionado, BC etc... Carregar bateria do carro com outra bateria não me parece a melhor opção, mas claro a melhor opção é e será sempre aquela que estamos convictos ser, até aparecer alguém a provar o contrário ou a nossa experiência o provar. Uma coisa é certa, ninguém aprende com os erros dos outros.

Quanto a bateria do Leaf confesso que não tenho muita experiência, mas se eu tivesse uma era capaz de apostar num setup com inversor HV adequado às tensões, não me metia a desmontar a dita, mas isso é apenas a minha opinião.
Ou então arranjar forma de a ligar a um sistema V2H ( não sei se essa versão tem essa feature habilitada.

O Apr disse uma coisa porreira mas eu alterava um pouco, se usares equipamentos baratos e manhosos vai ficar estupidamente 2x mais caro, não é que fale por experiência própria porque tentei usar sempre equipamento de boa qualidade, mas tenho assistido a alguns filmes por aí.

Resumindo, se és um self made man so tens que meter mãos a obra mais uma vez e avançar, se entretanto chegares a conclusão que não é o caminho certo Calma!!!! porque vais sempre a tempo de alterar.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por Filipe » 29 jul 2018, 01:37

pnunes Escreveu:
29 jul 2018, 01:20
Pahh, eu sou um mau exemplo, sou um crazy renewable energy enthusiast. Não sei quanto gastei até hoje mas foi muito, são painéis virados a nascente , a sul, a poente, seguidores solares, hídrica, baterias,(que foram durante muito tempo as convencionais mas agora também estou a migrar para o lítio ou similar), ligação a rede, enfim... desde que começaram aparecer painéis solares fotovoltaicos a mais de 4€/wp...
Acho que na realidade não poupei rigorosamente nada porque estou sempre a fazee mudancas, alterações sei.la mais o que...
Só me consolo todo ver uma conta de energia super minúscula no fim do mês.

Só pedi auxílio a uma empresa externa na primeira microprodução de venda a rede porque a segunda já a fiz de raiz, desde o betão para a sapata até a ligação final.

Olha, antes de mais acho que todo esse equipamento que tens ligado durante o dia pode passar a ser alimentado diretamente com renováveis, a rega por exemplo é o primeiro passo, ar condicionado, BC etc... Carregar bateria do carro com outra bateria não me parece a melhor opção, mas claro a melhor opção é e será sempre aquela que estamos convictos ser, até aparecer alguém a provar o contrário ou a nossa experiência o provar. Uma coisa é certa, ninguém aprende com os erros dos outros.

Quanto a bateria do Leaf confesso que não tenho muita experiência, mas se eu tivesse uma era capaz de apostar num setup com inversor HV adequado às tensões, não me metia a desmontar a dita, mas isso é apenas a minha opinião.
Ou então arranjar forma de a ligar a um sistema V2H ( não sei se essa versão tem essa feature habilitada.

O Apr disse uma coisa porreira mas eu alterava um pouco, se usares equipamentos baratos e manhosos vai ficar estupidamente 2x mais caro, não é que fale por experiência própria porque tentei usar sempre equipamento de boa qualidade, mas tenho assistido a alguns filmes por aí.

Resumindo, se és um self made man so tens que meter mãos a obra mais uma vez e avançar, se entretanto chegares a conclusão que não é o caminho certo Calma!!!! porque vais sempre a tempo de alterar.
x2
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por Apr » 29 jul 2018, 21:51

Eu acho que a solução mais flexivel para utilizar um pack de baterias generoso em DYI seria num conceito tipo "AC battery" onde haveria uma instalação grid tie solar totalmente separada e depois um inversor/carregador grid-tie com sensor de corrente no quadro e que ajusta a carga/descarga automaticamente consoante os consumos reais.

Não sei se estou a dizer uma grande asneira, mas usando um inversor GT de microprodução normal que tenha tensões de trabalho altas acopolado à bateria resolvia logo a compoente de entrega de energia das baterias para a rede. Falta um carregador do pack e um equipamento mistério c/ sensor no quadro eletrico que pudesse controlar a quantidade de energia fornecida ao inversor GT.

Já existem inversores GT com limitador, mas as tensões de trabalho DC são incompativeis com as tensoes de baterias de VE. A potencia total de saida deixa um pouco a desejar, apesar de ser possivel colocar inversores em paralelo para atingir potencias mais altas.

As desvantagens deste sistema são a ineficiencia da carga das baterias por causa da conversão da energia solar para AC e novamente para DC, e ser um sistema que só funciona se houver energia da rede. Mas pode compensar na flexibilidade e independencia dos sistemas que podem crescer de forma independente. Há outra questão de natureza legal que não sei responder, uma vez que é tudo em grid tie.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por migle » 29 jul 2018, 23:56

Então assim, se a bateria estaria práticamente a funcionar como um carro em V2G...
Com um carregador V2G, a pessoa tem a vantagem de poder fazer isso e ainda tem um carregador DC em casa.

Compatível Chademo ou CCS, como este.

Nesse caso, a bateria usada só estaria lá para compensar aquele problema do V2G, que é se uma pessoa produz solar, durante o dia, o esquema só funciona se a pessoa trabalha durante a noite, ou trabalha em casa.

PS: Outra coisa que me ocorre dizer, por causa daquele link holandês, é que nós pensamos sempre à portuguesa. Faz-se, para entreter, ao longo dos anos, gasta-se dinheiro. Só pelo amor à coisa. Se uma pessoa acha que dá, e que consegue resolvê-lo, e não há quem o faça, o melhor é montar a empresa para o fazer para si e para outros.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por Nonnus » 30 jul 2018, 15:04

Mais um com a mesma ideia: https://www.youtube.com/watch?v=saL0VrEUZLk

Parece que é mesmo simples retirar a bateria do carro, falta o resto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por Apr » 30 jul 2018, 19:50

@migle, eu sou muito desconfiado do conceito V2G, o objetivo não é integrar o carro com a tua rede de casa e usares essa energia para as tuas coisas. o V2G é uma forma de usar a tua bateria (e de muitos mais) para equilibrar a rede eletrica nacional em periodos de procura elevada, como muitos VE's a pedir energia ao mesmo tempo.

Se um equipamento desses poderia fazer outras coisas não sei, mas só por incluir protocolos como o ChaDeMO e CCS deverá ter um preço umas ordens de grandeza acima dos sitemas atuais! Afinal o objetivo é ter um pack generoso de um VE fixo em casa para suprir as necessidades energéticas.

Do que tenho visto, se tivesse um pack de baterias de graça nas mãos iria esperar que aparecessem mais equipamentos no mercado, não iria para um sistema hibrido offgrid porque é demasiado trabalhoso e complexo para a minha habitação.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por migle » 30 jul 2018, 20:24

O ideal era converter a casa toda para DC. E depois ter inversor só para a máquina da roupa, frigorífico, etc... Mas talvez dê um pouco mais de trabalho...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por Apr » 01 ago 2018, 01:38

migle Escreveu:
30 jul 2018, 20:24
O ideal era converter a casa toda para DC. E depois ter inversor só para a máquina da roupa, frigorífico, etc... Mas talvez dê um pouco mais de trabalho...
:shock: Nem quero imaginar

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por Nonnus » 08 ago 2018, 17:22

Este projecto com módulos de um Tesla: https://www.youtube.com/watch?v=loloCJSor0M até aproveitou os sistema de arrefecimento das baterias.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”