Liberalização da rede de carregamento

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2171
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por Apr » 16 mar 2019, 14:56

Desculpem a minha ignorância, qual a diferença desta "liberalização" para o que já existia antes?

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 799
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por LuisG » 16 mar 2019, 15:18

Apr Escreveu:
16 mar 2019, 14:56
Desculpem a minha ignorância, qual a diferença desta "liberalização" para o que já existia antes?
Pois...se para vender tem de estar registado como CEME...
AQS termossifão 300Ltrs + AC 1000W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 596
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 20 fev 2016
Capacidade bateria: 70,40 Ah 12 barras

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 16 mar 2019, 19:28

Apr Escreveu:
16 mar 2019, 14:56
Desculpem a minha ignorância, qual a diferença desta "liberalização" para o que já existia antes?
Pelo que vi por aí escrito o que acontece é que agora (desde um data próxima) os PCN em espaços privados de acesso público podem começar a cobrar os carregamentos se quiserem.

Os PCN na via pública continuar gratuitos. Não percebo é se os PCN de operadores privados na via pública podem cobrar também ou não, e ficam gratuitos só os da MobiE.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
10/2019 - 81.700km (67 Ah - 11 Barras - 84 % SOH)
Associado UVE

ramscosta
Mensagens: 81
Registado: 03 jun 2018, 22:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por ramscosta » 19 mar 2019, 23:31

Supostamente começa a 01/04/2019... Vai ser a comédia total...

Mas assim, acam os acampamentos dos PCN... so carrega quando e o que precisa.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 4258
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 20 mar 2019, 00:02

Só nos centros comerciais e afins. Os postos de rua vão continuar gratuitos.

Mas mesmo assim não vejo grandes melhorias. Se for como agora o carro termina a carga e passados 30min o posto larga o cabo (e ainda bem, pelo menos outros podem carregar se tiverem lugar para o carro).
Desta forma não vejo como seja possível penalizar quem deixe o carro acampado, no limite paga mais meia hora do tempo que já não esteve a carregar até ao cabo ser liberto. E com jeito cobram a energia e não o tempo, se for assim nem essa meia hora é penalização.

Enfim, não sofrer por antecipação, é deixar chegar a data e ver que modelo fantástico vai sair desta vez :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 336
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por FiwiPITO » 20 mar 2019, 11:04

Eu duvido que no Shopping seja a pagar, e acho que a Galp vai andar na Frente durante algum tempo em virtude da parceria com a Sonae...Espero em breve ver tb nos Continentes, em todos...Porque isso sim, seria uma Passo em Frente na minha Opinião, existe 1 Continente em quase todas as Cidades...

O Que me chateia assim mais, é as coisas incríveis que vou vendo por aí fora;

1 Delas, é alguns Ubers C/ Zoe's irem para o Shopping falar "Sala" e Carregar o Carro;

Outra, é todos os Domingos tenho Apanhado sempre a mesma pessoa no NorteShopping, vai depois do Almoço deixa o Zoe no Shopping, e depois volta de ICE para o Ir buscar por volta do Final da Tarde, já apanhei a mesma mulher pelo menos 3x...Isto é triste...
Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 1040
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por Nonnus » 20 mar 2019, 11:30

Como os exemplos que dás a solução vai ter mesmo que passar pelo pagamento. Costuma-se dizer, paga o justo pelo pegador. Os postos nas grandes superfícies comerciais a partida seria para uso dos clientes e não para ubers e chicos espertos, as administrações percebem que existem essas situações e não estão para dar energia a pessoas que abusam.

No caso dessa senhora pode não ter onde carregar em casa e tira proveito dessa situação, a partir de 1 de Abril se, se começar a pagar nesse local provavelmente deixas de ver a senhora a fazer isso. Se continuares a ver a senhora a fazer o mesmo é porque a única hipótese que ela tem de carregar o carro é usando esse carregador.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 596
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 20 fev 2016
Capacidade bateria: 70,40 Ah 12 barras

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 20 mar 2019, 11:43

Não se esqueçam que no Porto basicamente só há carregadores nos shoppings.

É vergonhoso como o Porto não tem PCNs na rua! Podiam aproveitar os "restos" de Lisboa (os 3.7kW que estão a remover) e instalar pela invicta, podia ser que assim as pessoas pudessem carregar sem ser no shopping mesmo que não vão lá às compras.

Um PCN por rua, pelo menos, é o necessário para a ME andar para a frente. PCR também, mas importante mesmo era muitos mas muitos mesmo PCNs.

Nota: Carrego em casa 99% das vezes, mas adorava saber que se precisar de carga posso carregar num PCN "em qualquer esquina"!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
10/2019 - 81.700km (67 Ah - 11 Barras - 84 % SOH)
Associado UVE

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 336
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por FiwiPITO » 25 mar 2019, 14:55

:mrgreen: Tive esse problema neste Sabado, Carreguei como um dia normal a 80%(Mas tive que ir ao Porto 2x, e quando reparei tinha 35% de Bateria, ainda tinha que ir ao NorteShopping) e fui, sou de Gondomar, passei pela praça de Velásquez ocupado, 3 Profissionais, passei na Prio, 4 Profissionais, fui para o Norteshopping, Cheio, 1 posto offline,estava o técnico lá, mas já com 2 carros, 2 Posto ocupado com 3 carros, 1 já tinha acabado de carregar, 1 Uber atrás a esticar o cabo para carregar...Eu com 15% de Bateria :mrgreen:, ida para Casa, Praça de Velásquez 4 carros Profissionaisi...Desisti fui para Casa, direitinho e devagarinho, cheguei com 0.8kw na Bateria, já com o Aviso de Células Fracas a chegar mesmo à Porta de Casa :pray: Mas deu, e ainda dava para pelo menos mais uns kms, talvez 3 ou 4...


Foi a Primeira vez que tive dificuldades em Carregar, nunca me tinha acontecido isto, também raramente carrego fora de casa é certo, e só coloco o carro à carga quando não tá ninguém e tenho menos de 50% de bateria.
Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 596
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 20 fev 2016
Capacidade bateria: 70,40 Ah 12 barras

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 25 mar 2019, 15:24

Ainda vamos ter depois o problema de postos ocupados com carros que não estão a carregar.

Ainda no sábado tentei carregar no Ikea Matosinhos e estava um Jaguar I-Pace e um Passat GTE estacionados nos mesmo carregador, luz verde nos carregadores e nem o cabo tinham esticado.
Até admito que tentaram carregar e não deu (já me aconteceu umas 5 vezes nesses postos) mas obviamente que como eu faço, a solução era estacionar noutro lugar, já que o local não é estacionamento!

Quando for a pagar, isso vai influenciar directamente a rentabilidade do posto, pode ser que haja soluções.

Uma delas bastante simples é ter uma barreira física que só abre com a autenticação do utilizador! Vamos ver o que nos reservam os OPCs!

Relativamente aos preços, estive a carregar na Noruega num carro alugado e os PCNs tem facturação "mista" tempo/kWh em que o velocidade de carregamento faz alterar entre as 2 tarifas! Parece-me boa ideia, mas obviamente que tem uns 10 carregadores em cada local!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
10/2019 - 81.700km (67 Ah - 11 Barras - 84 % SOH)
Associado UVE

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”