Liberalização da rede de carregamento

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 02 abr 2019, 17:29

caz Escreveu:
02 abr 2019, 09:53
Pois do que leio é que o tarifário não se aplica. Ou seja o valor é zero. Obviamente para que isto aconteça os valores da TAR também são mais altos

Mas não tenho a certeza se é assim
O que está no tarifário da EDP para BTE é:
- 25,64€/mês termo tarifário fixo. Este é para pagar, diria eu, mas o valor não é astronómico
- encargo de potência que depende da média utilização e longa utilização (custo de energia e disponibilidade de potência são inversamente mais caros, como não é o OPC que paga a energia vou assumir o mais barato), usando 100kW de potência disponível (para carga simultânea) :
-- Custo de energia contratada: 31x100x0,023=71,3€
-- Custo da potência de pontas (considerando 35kW de potência média durante as horas de ponta): 31x35x0,5143=510,19€

Se há regime diferente para os OPC e se não pagam algumas destas coisas não sei. Isto seria o que uma empresa pagaria para ter a mesma potência e um regime de utilização equivalente.

Além destes custos, os OPC terão pago (considerando preço médio da energia nos vários horários e potência média de 35kW - nos postos da capital deve ter andado por aí) qualquer coisa como 3000€ de energia por mês até à entrada da fase comercial :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 02 abr 2019, 22:46

FiwiPITO Escreveu:
02 abr 2019, 17:22
:mrgreen: O Pah...Eu tenho visto cada coisa... :shock:

Vá mete lá um Print da Resposta, para Eu fazer a mesma pergunta e ver se tenho a mesma resposta, pode ser um Robot Mal Educado!!! :?

Edit: Parece-me quando estaríamos a Caminhar para uma Evolução estamos mais a caminhar para infelizmente um Barreira na Mobilidade Eléctrica.
Nissan Promete 100 Postos / Rede Ionit a Chegar ... mas a realidade é que a Tesla em meia duzia de dias quase dobrou os carregadores em Alguns sitios e já estão a funcionar...e mais nada...

Preços Ridículos...Poucos Postos...Postos Prometidos à Anos ainda por fazer...Postos desactivados e demoram meses a Funcionar...Tudo a estagnar...
2020 é que vai ser, todos prometem tudo para 2020, é postos rápidos (centenas deles) é carros eléctricos novos aos montes, vai ser categoria...
Pena que 2020 é já daqui a 8 meses :roll: :roll: talvez afinal não vá dar tempo para tanta novidade!!!

Ou talvez dê, talvez a Tesla ponha cá fora o "carro do povo" na ordem dos 40mil€ e os restantes VEs (que actualmente pedem isso por umas latas com rodas "standalone" sem qualquer "solução" para carregamentos e afins) passem a vender zero, ou próximo disso, e repensem as estratégias.

Para ser mesmo sincero, o meu sentimento é que ou vem alguma marca mesmo com vontade (a única que vejo mesmo a falar em grande é a VW, com carros e infraestrutura) ou então a ME vai ser muito mas muito lenta a ter significado.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 02 abr 2019, 23:37

BrunoAlves Escreveu:
02 abr 2019, 13:21
Vá confessa, tu queres reproduzir a resposta aqui :mrgreen:
Abaixo a troca de emails com o Director Geral da Mobilectric para vossa apreciação.
Não querendo ser spoiler, se eu tivesse alguém a meu cargo que comunicasse assim com os clientes, seria despedido na hora, mas talvez sejam os meus padrões que estão demasiado elevados.

O meu email enviado a 30/03

Boa tarde,
Como proprietário de um veículo eléctrico venho por este meio apresentar a minha indignação com os valores que a Mobilectric apresenta na qualidade de OPC para os PNC.
Acredito que todo o esforço de criação de uma rede de carregamentos para VE tem o seu custo, e que até ao momento este foi sendo suportado pelos OPC, contudo não se deve matar o negócio logo à nascença
Simplificando verifica-se o seguinte cenário:
PCR (50kW) "Avenida Marechal Craveiro Lopes" - Lisboa: 0,024€/min
PCN (22kW) "CC Alegro" - Alfragide: 0,15€ Tx Activação + 0,05€/min
isto é, passa a ser mais caro carregar o VE num PCN do que num PCR
Para terem ainda uma ideia mais concreta da realidade e para o PCN em causa e utilizando valores reais de utilização (quando este PCN ainda funcionava), para um carregamento de cerca de 30kWh (a carregar a uma taxa média de 19,44kWh por hora), e somando os custos do CEME (0,1601€/kWh) e o respectivo IVA, a factura final fica em cerca de 11,96€.
Para o PCR (como o meu VE apenas carrega a 22kW AC) o valor ficaria em 8,77€.
A diferença (36% mais caro no PCN) será ainda maior quando o exercício for efectuado com base num Nissan Leaf (o VE mais vendido em Portugal) que no PCR carrega em DC, logo menos tempo, contudo em AC no PCN apenas consegue utilizar uma fase limitando a 7,4kW.
Se olharem para os valores da concorrência, verifica-se por exemplo, que a KLC apenas cobra 0,01€ / min e sem taxa de activação.
Obrigado por todo o vosso esforço em prol da mobilidade electrica, mas agradeço que revejam o vosso modelo de negócio para não o matarem.
Atenciosamente,
Bruno Fonseca


Resposta Mobilectric a 01/04

Bom dia,
Respondemos devido à consideração à tudo o que nos dirigem, todavia sem qualquer afectação do que será (e é) a nossa política comercial.
Como bem diz, o custo da mobilidade é o somatório do custo da energia e o custo de utilização do posto.
Conforme vejo pela sua dedução, toma como um dado o custo da energia – e prefere vir reclamar do custo de utilização do posto.
Quanto ao nosso tarifário, reflecte a procura e estrutura de custos da oferta em questão (por exemplo: custo do imobiliário, custo da instalação, custo da CCTV, custo da segurança, custo da tecnologia, custo da manutenção, custo dos seguros,…); e qualquer comparação com outras ofertas é imprecisa e ineficaz – independentemente do preço que você possa consultar.
Por último, deixar-nos à sua disposição para qualquer tema que ajude a que a mobilidade elétrica.
Com os melhores cumprimentos,
João M Gomes
Managing Diretor


A minha resposta a 01/04

Bom dia e muito obrigado pela rápida resposta, contudo na mesma desvia o foco da questão.
Permita-me ainda comentar a sua frase "Conforme vejo pela sua dedução, toma como um dado o custo da energia – e prefere vir reclamar do custo de utilização do posto."
Junto do OPC "reclamo" os preços do OPC, junto dos CEME reclamo os preços praticados pelos CEME.
A minha análise não é uma dedução, mas sim um calculo matemático. Caso os meus calculos estejam errados, por favor corrija-os.
Com efeito, e desde a comunicação dos valores para os PCN já muito se falou dos preços praticados pela Mobiletric, e sendo este mercado altamente concorrencial não estou em crer que possam ter muitas chances de ter uma elevada quota de mercado.
Note-se que a "voz do cliente" deve ser um dos principais barómetros para a vossa actividade, mas se vocês preferem ignorar os factos e "assobiar para lado", é da vossa inteira responsabilidade.
Atenciosamente,
Bruno Fonseca


Resposta Mobilectric a 01/04

Caro Bruno,
É e será sempre uma dedução, dado não saber os custos que incorremos para instalar e manter o posto – a menos que seja da “concorrência” e nesse caso, cada um sabe dos acordos que tem.
Quanto a ouvir ou deixar de ouvir, dado que tem o diretor geral da empresa a responder-lhe, está tudo dito sobre o quanto valorizamos; mas também temos as nossas certezas… e o tempo dirá se o seu vaticino estará correto, de que não vamos ter sucesso.
Já agora, lembrar que a média da pool de energia esteve a 0,050€/kWh e pelo que vejo é cliente da elétrica nacional (dado pagar 0,1601 €/kWh)… aconselho-o a ver quanto a sua fatura comercial aumentou fora do Vazio entre 2018 e 2019… Tenho a certeza que foi em prol da Mobilidade e do seu conforto.
À sua disposição.
Com os melhores cumprimentos
João M Gomes
Managing Diretor


A minha resposta a 02/04

Caro João Gomes, parece-me que estamos a falar de coisas diferentes, ou no limite, da mesma coisa mas sobre perspectivas diferentes, eu do ponto de vista do consumidor, o João Gomes do ponto de vista do negócio.
Eu não faço deduções nenhumas sobre os vossos custo, essa parte cabe sem dúvida a vocês, mas como utilizador/consumidor, cabe-me efectuar contas e analisar o mercado, e saber onde posso obter o mesmo produto de forma menos onerosa.
Pergunto-lhe directamente se fizeram as contas do ponto de vista do consumidor? Se sabe quanto fica o carregamento de um Zoe ou de um Leaf nos postos que referi? Se comparou esses valores do custo/100 Km para um VE vs o análogo para um carro a combustão? Se efectuou um estudo de mercado?
Aproveito para referir que não pertenço a nenhuma empresa concorrente nem tenho interesses instalados na mobilidade eléctrica. Sou apenas um comum utilizador (privado e não profissional), que concorda com a liberalização dos preços tanto dos PCN como dos PCR, embora esteja em desacordo com o modelo aplicado. A meu ver a figura do CEME é desnecessária e deveria ser o OPC a obter a energia junto de um CEME e comercializar a utilização do seu equipamento, mas isto é apenas a minha opinião pessoal.
Por último permita-me que lhe dê a minha opinião pessoal sobre a forma como responde aos seus potenciais clientes: O facto de ser o Director Geral da empresa a responder não significa que a resposta seja a mais correcta ou que valorize a relação com o cliente. Na realidade daquilo que li senti um escrita muito pouco empática e pejada de sarcasmo e irónica, o que não fica muito bem para um Director Geral.
Talvez necessite de delegar as competências de apoio ao cliente, ou simplesmente necessite de limar as suas soft skills.
Espero ter conseguido demonstrar qual o meu ponto de vista (e de outros tantos utilizadores de VE) e acredito que irá verificar que uma mudança de estratégia é possível. O posto sem ser utilizado também não lhe trará benefícios, logo deverá encontrar a melhor relação do preço a cobrar, que não lhe dê prejuízo e que permita os utilizadores poderem contar com a Mobilectric, e que continue a ser um importante player no mercado da mobilidade eléctrica.
Atenciosamente,
Bruno Fonseca


A resposta final da Mobilectric a 02/04

Caro Bruno,
Não vale a pena continuar a responder-lhe, dado você acreditar que pode enviar um email a uma empresa a reclamar porque livremente estabelecemos um preço e não ter capacidade para receber a resposta (creio que fui educado, agora seja capaz de aceitar a ironia e o sarcasmo… fazem bem à vida).
Quanto ao resto, vejo que passa o dia a fazer comparação – aproveite-as 😊
Nós dedicamo-nos a construir o futuro.
Obrigadinho,
João M Gomes
PS: o seu email a dizer que vamos ter pouca quota de mercado já está impresso e afixado no nosso open space… obrigado pela motivação.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 03 abr 2019, 00:07

Olarecas :mrgreen:
Tá certo. Fica cada um com a sua e nós ficamos a saber a postura deles.
Nunca te responderam à questão dos custos de quem carrega.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 03 abr 2019, 00:15

BrunoAlves Escreveu:
03 abr 2019, 00:07
Olarecas :mrgreen:
Tá certo. Fica cada um com a sua e nós ficamos a saber a postura deles.
Nunca te responderam à questão dos custos de quem carrega.
Não ficámos a saber nada, a não ser que o Sr. fala como se estive a falar para os amigos num bar.
Parece-me também que a Mobilectric é uma empresa de 1 só pessoa. Ele deve ser o Director Geral, o recepcionista, o contabilista, o Director da Logistica... tudo.

Uma coisa ele ficou a saber: ainda há quem saiba fazer umas continhas e que dificilmente irei utilizar o PCN do CC Alegro de Alfragide (ou outro por esses valores). Mas o Sr. Director deve preferir ter o posto às moscas e continuar a pagar todos os custos fixos... São opções.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 03 abr 2019, 00:17

Tenho alguma curiosidade também (que não vou querer esclarecer, cruzes!) que custos são esses de CCTV e segurança que ele refere.
Os postos que te referiste são num shopping, por isso batatas. Os de rua, os rápidos, estão todos lixados com tomadas partidas e ninguém sabe quem foi... :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 03 abr 2019, 00:26

BrunoAlves Escreveu:
03 abr 2019, 00:17
Tenho alguma curiosidade também (que não vou querer esclarecer, cruzes!) que custos são esses de CCTV e segurança que ele refere.
Os postos que te referiste são num shopping, por isso batatas. Os de rua, os rápidos, estão todos lixados com tomadas partidas e ninguém sabe quem foi... :think:
Eu também fiquei com essas dúvidas. O posto não será do shopping? Logo esse custos não existem.
Talvez a minha próxima comunicação seja para o CC Alegro a dizer que perderam um cliente que fazia compras no Jumbo e utilizava o espaço da alimentação, e onde deixava bem mais do 10€ quando necessitava de carregar.
Agora... Azar. Carrego em casa e ainda poupo dinheiro na alimentação.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por Nonnus » 03 abr 2019, 00:38

BrunoFonseca Escreveu:
03 abr 2019, 00:15
Não ficámos a saber nada, a não ser que o Sr. fala como se estive a falar para os amigos num bar.
Parece-me também que a Mobilectric é uma empresa de 1 só pessoa. Ele deve ser o Director Geral, o recepcionista, o contabilista, o Director da Logistica... tudo.
Brincando um bocadinho com a situação, este gajo precisa de ir ao Novo Banco*.

Gostei do "obrigadinho" no ultimo email!








*spot publicitário que passa nas rádios.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 03 abr 2019, 00:43

Nonnus Escreveu:
03 abr 2019, 00:38
BrunoFonseca Escreveu:
03 abr 2019, 00:15
Não ficámos a saber nada, a não ser que o Sr. fala como se estive a falar para os amigos num bar.
Parece-me também que a Mobilectric é uma empresa de 1 só pessoa. Ele deve ser o Director Geral, o recepcionista, o contabilista, o Director da Logistica... tudo.
Brincando um bocadinho com a situação, este gajo precisa de ir ao Novo Banco*.

Gostei do "obrigadinho" no ultimo email!

*spot publicitário que passa nas rádios.
O que é triste no meio disto tudo é que o futuro da mobilidade electrica passa por estas "mentes iluminadas"

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por noway » 03 abr 2019, 07:03

Excelentes respostas as tuas. :clap:

Eu no teu lugar, a seguir ao...
PS: o seu email a dizer que vamos ter pouca quota de mercado já está impresso e afixado no nosso open space… obrigado pela motivação.
... dizia que ia por esta troca de e-mails nos fóruns de ME para elucidar os utilizadores de VE como esse director geral responde aos possíveis clientes... Com um "Obrigado pela motivação" também.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”