Liberalização da rede de carregamento

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
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frankesousa
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Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 30 mar 2019, 00:12

BrunoAlves Escreveu:
29 mar 2019, 23:49
jfr2006 Escreveu:
29 mar 2019, 23:35
O da churrasqueira da Mealhada, com 1,4€ para iniciar o carregamento :doh: :doh:

1 hora parado lá, a carregar aos 16A que fornece, dá um rico custo de 5,6€ + IVA fora a parte do CEME, ou seja, quase 2€ por kWh :doh: :doh:

Um carro que tenha uma média de 15kWh/100km na tomada, resulta em 30€ por cada 100km :roll: :roll:

Os deuses devem estar loucos, só pode.... :roll:
Foi exactamente o que me chamou a atenção. O que era uma vantagem para os clientes passou a ser uma fonte de receita. Era de rir se não fosse tão ridículo.

Que modelo de pagamento ridículo, daaaaaaassssss :evil:
Chega a ser possível pagar mais pelo carregamento lento do que pelo rápido. Deve ser de mim achar isto ridículo. :roll:
Não será um valor ridículo para depois fazerem gratuito para os clientes? Tipo ativar o posto com um cartão do restaurante.
Assim garantem que ninguém no seu perfeito juízo vai lá carregar com o cartão de um CEME :mrgreen:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 30 mar 2019, 00:15

Acho que vou passar a conversa para o tópico
"A mobilidade eléctrica está comprometida nos próximos dias" :lol: :lol: :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 30 mar 2019, 00:18

mjr Escreveu:
29 mar 2019, 23:58
Esses postos com preços ridículos vão obviamente ficar às moscas. Provavelmente irão reconsiderar tal como fez a Cepsa nos PCR.

Muitos continuam com a parte de OPC gratuita, mas a eletricidade passa a ser paga.
So os que constam na lista.
Por exemplo a 4 tomadas de 22 do Forum Sintra (que estão sempre ocupadas) vão continuar para já gratuitos.

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Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 30 mar 2019, 00:21

Sim, os que não aparecem listados continuam completamente gratuitos. E são muitos ainda.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por beme83 » 30 mar 2019, 00:24

frankesousa Escreveu:
30 mar 2019, 00:15
Acho que vou passar a conversa para o tópico
"A mobilidade eléctrica está comprometida nos próximos dias" :lol: :lol: :lol:
Concordo totalmente como que referiu com o valor do kwh ao preço do do PCR a juntar a alguns valores como o posto da mealhada... :lol:

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Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 30 mar 2019, 00:45

mjr Escreveu:
29 mar 2019, 23:58
Esses postos com preços ridículos vão obviamente ficar às moscas. Provavelmente irão reconsiderar tal como fez a Cepsa nos PCR.

Muitos continuam com a parte de OPC gratuita, mas a eletricidade passa a ser paga.
Sim, claro. O caso do Rocha é um extremo ridículo mas que acaba bem por demonstrar a idiotice que é este modelo. Permitir a um operador cobrar 5cts/min num posto lento é... Indescritível. A mobiletric parece querer compensar à força as perdas do início da operação :?
E esta parvoeira dos preços continuarem sem IVA, isto é sequer legal?

Aceito que a larga maioria dos postos ainda são gratuitos (logo se vê até quando) mas isto pode perfeitamente ser um vislumbre do que será o pagamento integral da rede. Isso assusta-me. E PCN não são PCR, se em relação aos rápidos compreendo (e defendo) que têm de ser caros, os PCN não têm os mesmos custos nem de longe...

Enfim, este modelo é revoltante, a existência da MobiE é OPC e CEME e mais um par de botas é revoltante e estou cansado de me chatear com isto. Não vale a pena continuar a chover no molhado, está visto que é este poço de virtudes que vai ficar, a mim cabe-me resignar-me. Vou tentar não poluir mais o fórum com os meus stresses :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 30 mar 2019, 01:08

BrunoAlves Escreveu:
30 mar 2019, 00:45
Vou tentar não poluir mais o fórum com os meus stresses :mrgreen:
O problema é o aumento da poluição que voltará quando encostarem os VE devido a estes valores.

Exemplo de umas contas que publiquei no FB
contas rápidas: exemplo para o CC Alegro de Alfragide (que por norma está em baixo). Mobielectric é o OPC que apresenta valores mais caros. O posto é de 22, e utilizando um exemplo real onde carreguei o Zoe dos 24% aos 99% a uma média de 19,44 kWh, demorou 1h34 e utilizou 30,45kWh. utilizando os valores 0,15€ tx activação, + 0,05€/min para a Mobielectric, mais os 0,1601€/kWh para o CEME EDP, + IVA, dá a módica quantia de 11,96€. Uma coisa é certa, Jumbo de Alfragide vai perder um cliente..., assim como a zona de refeições, onde gastava mais do que os quase 12€. O problema em Portugal é que as empresas não fazem um estudo do mercado

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Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 30 mar 2019, 01:33

Infelizmente decidiu-se avançar com a cobrança nos PCN sem que os problemas da mobilidade eléctrica fossem na realidade resolvidos.
...E não me venham dizer que é necessário arrancar a fase comercial para os problemas serem resolvidos. Ex: PCR!

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Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 30 mar 2019, 01:35

Agora imagina eu a carregar só numa fase. Ou um Leaf dos primeiros que só carrega a 16A. Ou um clone, tantos que por aí há que só carregam a 14A.
É sem noção. Mesmo...
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Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 30 mar 2019, 08:53

Não entendo a relação estabelecida por alguns entre o preço cobrado pelos OPC e o modelo de negócio.
Acham que se o modelo fosse outro os preços seriam diferentes? Porquê?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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