Liberalização da rede de carregamento

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 01 abr 2019, 21:57

Falou-se no FB mas não aqui, em relação ao Rocha lançaram hoje uma publicação na página do FB a lamentar o tarifário e a promoter resolver em breve.

A ideia que passa é que não foram tidos nem achados. Se é ou não verdade, não sei.

Fica aqui:
https://m.facebook.com/story.php?story_ ... 6198287584
A Churrasqueira Rocha lamenta profundamente o Tarifário OPC do seu Posto de Carregamento “Normal” a vigorar no mês de abril de 2019 (i.e. 1.40€ + 0.07€/min). Esta situação é contrária aos princípios da nossa empresa e ao objetivo pretendido com a instalação deste PCN nas nossas instalações.
O nosso investimento na aquisição e instalação deste PCN pretendeu e continuará a pretender a promoção da mobilidade elétrica aos nossos clientes.
A nossa equipa trabalha diariamente empenhada em oferecer aos nossos clientes a melhor experiência gastronómica, prestada em instalações em constante renovação e atualização. As últimas renovações abrangeram toda a zona de estacionamento de viaturas, abrigos para animais de estimação e a instalação do PCN.
Deixamos a garantia de que iremos solucionar esta situação o mais brevemente possível, em prol da satisfação dos nossos clientes e da promoção da mobilidade elétrica.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por beme83 » 01 abr 2019, 22:16

BrunoAlves Escreveu:
01 abr 2019, 21:57
Falou-se no FB mas não aqui, em relação ao Rocha lançaram hoje uma publicação na página do FB a lamentar o tarifário e a promoter resolver em breve.

A ideia que passa é que não foram tidos nem achados. Se é ou não verdade, não sei.

Fica aqui:
https://m.facebook.com/story.php?story_ ... 6198287584
A Churrasqueira Rocha lamenta profundamente o Tarifário OPC do seu Posto de Carregamento “Normal” a vigorar no mês de abril de 2019 (i.e. 1.40€ + 0.07€/min). Esta situação é contrária aos princípios da nossa empresa e ao objetivo pretendido com a instalação deste PCN nas nossas instalações.
O nosso investimento na aquisição e instalação deste PCN pretendeu e continuará a pretender a promoção da mobilidade elétrica aos nossos clientes.
A nossa equipa trabalha diariamente empenhada em oferecer aos nossos clientes a melhor experiência gastronómica, prestada em instalações em constante renovação e atualização. As últimas renovações abrangeram toda a zona de estacionamento de viaturas, abrigos para animais de estimação e a instalação do PCN.
Deixamos a garantia de que iremos solucionar esta situação o mais brevemente possível, em prol da satisfação dos nossos clientes e da promoção da mobilidade elétrica.
Tudo depende do contrato que assinaram com o OPC. Se no mesmo havia a cláusula de ser este a estabelecer preços ui ui. Vai ser difícil só mesmo indemnizando. Mais uma estupidez então eu compro o posto o ceme vende lá a eletricidade e eu para operar tenho de dar dinheiro a um OPC... Boa

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por migle » 01 abr 2019, 22:36

caz Escreveu:
01 abr 2019, 00:29
migle Escreveu:
31 mar 2019, 01:47
mjr Escreveu:
30 mar 2019, 19:56
Pelo que li a garantia de potência está na TAR, na parte da potência contratada,

http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... z2018).pdf
Pois, a expressão "garantia de potência" tem um significado muito específico que não foi o que pensei: o da aquisição de potência para os clientes. A garantia de potência é outra coisa.

Vê na página 17 desse documento:
Sim, eu também reparei nisso. Isso reduz por agora o valor da potência contratada. E quando quisermos calcular o que um PCR paga, é bastante mais fácil. Na realidade, talvez a energia reactiva se consiga evitar num PCR. Agora, isso também não é o que eu estava a falar. Não estava a falar da potência contratada, mas da aquisição de energia.

A questão é que a própria aquisição de energia por um comercializador é na base da potência. A energia tem de ser comprada antecipadamente, isso significa que na realidade o comercializador adquire potência. Cada contrato significa potência de 1MW entre as tantas e as tantas horas num local de entrega específico (presumo, um nó da rede de transmissão).

E a tal garantia de potência que está na TAR é um valor pago às centrais termoeléctricas para que exista sempre uma equipa disponível, e combustível, mesmo quando não foi adquirida energia. Esta garantia, na prática nunca é accionada e a REN diz que não é necessária.

Ora, a possibilidade de carregar energia de qualquer CEME num posto, complica um bocado estas contas...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por caz » 02 abr 2019, 01:02

O que eu depreendo é que os OPC nos PCR não têm custos recorrentes. Sempre ouvi dizer aqui que são superiores a 500 € / mês, mas não percebo como. Alguém explica ???

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 02 abr 2019, 02:46

Com a tua interpretação do tarifário, já não sei. As contas que fiz aí algures eram com o tarifário da BTE da EDP para 50kW. Deixa ver se encontro e se dá para tirar a potência de pontas

Edit: não, não tenho essas contas, tenho de ver no PC
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por caz » 02 abr 2019, 09:53

Pois do que leio é que o tarifário não se aplica. Ou seja o valor é zero. Obviamente para que isto aconteça os valores da TAR também são mais altos

Mas não tenho a certeza se é assim

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 02 abr 2019, 13:13

mjr Escreveu:
30 mar 2019, 15:12
BrunoFonseca Escreveu:
30 mar 2019, 12:46
Já olharam para os nº da Mobielectric:
PCR (50kW) "Avenida Marechal Craveiro Lopes" - Lisboa: 0,024€/min
PCN (22kW) "CC Alegro" - Alfragide: 0,15€ Tx Activação + 0,05€/min

Das duas, uma:
Ou há gato na divulgação dos valores
Ou não fazem a mínima ideia dos postos que têm
Há aqui duas situações:

- O preço ridículo no PCN de 22kW. Só serve, continuando a ser caro, Zoes e Teslas com Dual Charger.
- O PCR é um dos tais concessionados pelo estado, alvo de concurso público. A Mobilectric ganhou esse concurso com 0,024€/min e agora tem de manter esse preço.
Ja recebi resposta da Mobilectric. Nem sei o que dizer... a resposta é de tal forma tão pouco profissinal que até eu tenho vergonha de a reproduzir aqui.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 02 abr 2019, 13:21

Vá confessa, tu queres reproduzir a resposta aqui :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 02 abr 2019, 13:48

De repente, o preço do PCN de 22kW de Nerja deixa de parecer tão estúpido :twisted:

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por FiwiPITO » 02 abr 2019, 17:22

:mrgreen: O Pah...Eu tenho visto cada coisa... :shock:

Vá mete lá um Print da Resposta, para Eu fazer a mesma pergunta e ver se tenho a mesma resposta, pode ser um Robot Mal Educado!!! :?

Edit: Parece-me quando estaríamos a Caminhar para uma Evolução estamos mais a caminhar para infelizmente um Barreira na Mobilidade Eléctrica.
Nissan Promete 100 Postos / Rede Ionit a Chegar ... mas a realidade é que a Tesla em meia duzia de dias quase dobrou os carregadores em Alguns sitios e já estão a funcionar...e mais nada...

Preços Ridículos...Poucos Postos...Postos Prometidos à Anos ainda por fazer...Postos desactivados e demoram meses a Funcionar...Tudo a estagnar...
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”