Mobilidade eléctrica portuguesa procura mercado nos EUA

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Responder
Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Mobilidade eléctrica portuguesa procura mercado nos EUA

Mensagem por Seal » 13 abr 2011, 13:33

Oito empresas e centros de investigação do sector automóvel, a maioria ligada ao projecto da mobilidade eléctrica, compõem a primeira comitiva portuguesa ao congresso de engenheiros automóveis de Detroit, em busca de oportunidades de mercado nos Estados Unidos.

«Só há um país que se reuniu em torno de si e que está a apresentar um sistema integrado de valências [de mobilidade eléctrica] que não existem noutros sítios», disse à Lusa o delegado do AICEP para a América do Norte, Rui Boavista Marques, que organizou a participação portuguesa, ao longo desta semana.

«Portugal disponibilizou-se para ser um grande laboratório para teste de novos produtos relacionados com carros eléctricos», envolvendo a multinacional Nissan, adianta.

Na primeira missão empresarial ao abrigo da nova campanha do AICEP para o mercado norte-americano - Portugal, Innovate With Us (Portugal, Inove Connosco), irão estar em Detroit o Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal (MOBI-E) e um projecto paralelo do Massachussetts Institute of Technology e Universidade do Minho - MOBI-MPP.

O resto da comitiva é composto pela Sodecia, Efacec, TMG-Automotive, Novabase, Martifer e o Centro de Excelência e Inovação na Industria Automóvel (CEIIA).

A abertura oficial do primeiro stand de Portugal na conferência da Society of Automotive Engineers decorre hoje, com as presenças do embaixador de Portugal em Washington, Nuno Brito, e do coordenador do Mobi-E, João Dias, além do director do AICEP.

Para Rui Boavista Marques, o objectivo a curto prazo é apresentar o modelo integrado português a Estados norte-americanos, estando agendados contactos com a imprensa especializada e com os governos estaduais da Carolina do Norte, Carolina do Sul, Califórnia, Tennessee e Colorado.

Em contactos agendados com potenciais fornecedores, as empresas participantes vão também promover as soluções tecnológicas que desenvolveram para o projecto MOBI-E.

Este é o caso da Efacec, que desenvolveu um modelo de ponto de carregamento de carros eléctricos, da Novabase e o seu software smart grid e também da Martifer, com um novo tipo de carregador.

Segundo Boavista Marques, os potenciais parceiros norte-americanos mostram-se «surpreendidos» com a «dimensão da aposta» de Portugal na mobilidade eléctrica, que faz com que o país seja dos que tem mais postos de carregamento projectados a nível internacional.

«Não existe nenhum outro país que tenha esta ambição», diz Boavista Marques.

Os Estados Unidos tornam-se assim na mais recente frente que a MOBI-E pretende abrir para a comercialização das soluções desenvolvidas em Portugal.


Boavista Marques acredita que, mesmo estando numa fase inicial, a abordagem ao mercado pode abrir uma nova frente de exportação, e acredita que o actual cenário de contenção orçamental em Portugal não venha a ter impacto sobre o projecto.

«Este programa é muito conduzido pelas empresas. Elas é que têm o projecto, têm o produto. Julgo que não tem risco» de ser afectado pelos cortes, afirma.

Com o tema «Charging Forward Together», a edição deste ano da conferência dará destaque aos últimos avanços no campo da mobilidade eléctrica, terminando na sexta feira.

Em Detroit estarão também dois investigadores da Universidade do Minho, Francisco Brito e Jorge Martins.

em: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... 912&page=0

Portugal a dar o exemplo. ;)

Não há dúvida que em termos de inovação e tecnologia somos dos melhores, quando há vontade de o fazer e dinheiro privado, porque o estado pouco ou nada dá, numa área em que devíamos apostar tanto, um dos caminhos para sair da crise... :?
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Mobilidade eléctrica portuguesa procura mercado nos EUA

Mensagem por Essiemme » 13 abr 2011, 14:34

Muito bem.

Que se desenvolva e traga algum "pilim" para cá...

;)
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”