Carros autonomos - Maquina Moral

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carros autonomos - Maquina Moral

Mensagem por Erbium » 09 nov 2017, 16:09

Já fiz o teste e na minha opinião acho que o ideal será "cumprir as regras" (não sair de faixa, etc...) e optar por proteger peões em detrimento de ocupantes porque os ocupantes têm protecções, cintos, airbags, etc... os peões não, por isso no final os danos serão menores!
Quanto a crianças, ladrões, idosos, políticos, etc... sejamos honestos, identificar estes casos é estupidamente difícil e impreciso!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carros autonomos - Maquina Moral

Mensagem por BrunoAlves » 09 nov 2017, 16:16

Também fiz e parece-me fácil. Não creio que qualquer um de nós fizesse nada do que se pede ao carro para fazer mas, colocando a hipótese de sim senhor o carro vai decidir, para mim é fácil....
1° sempre que possível não atingir ninguém a pé (as hipóteses de "contra a barreira" em primeira escolha)
2° tendo de bater em alguém, quem está a infringir. Se não infringisse não estaria lá.
3° se nenhuma das anteriores, em frente para não mudar de faixa e colocar ainda outros perigos. Nem faz sentido pensar em distinguir as pessoas, penso eu de que
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rtripa
Mensagens: 33
Registado: 06 mar 2016, 14:25
Data de fabrico: 01 abr 2016
Capacidade bateria: 24 Ah

Re: Carros autonomos - Maquina Moral

Mensagem por rtripa » 09 nov 2017, 18:46

Estas questões são, no mínimo, injustas para com a máquina. No papel (ok, ecrã), isto parece tudo muito (i)moralmente complexo, mas na prática nada disto é assim.

Primeiro, nenhum humano faz distinções nestes casos. Pura e simplesmente não temos a capacidade de processamento da máquina. Aliás, nem a própria máquina tem essa capacidade, pelo menos nos anos mais próximos. Distinguir um médico de um ladrão?! Nos filmes funciona assim. :roll:

Segundo, a máquina deverá estar sempre preparada para parar com mais de tempo suficiente, coisa que a maioria dos humanos não está. O simples facto de cumprir o código da estrada ajuda imenso a evitar situações destas.

Terceiro, o próprio teste parte de premissas erradas. Ora bem, temos uma escolha para fazer. Hum... deixa lá ver... Velhinhos ou grávidas... hum... talvez os ladrões! Agora façam a mesma escolha em menos de 1 segundo.

Muito mais giro, ponham vários humanos num simulador e apresentem estes cenários na prática. Os resultados serão muito surpreendentes (ou não...).

Rui

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Carros autonomos - Maquina Moral

Mensagem por Apr » 10 nov 2017, 11:59

A maquina decide mais rapidamente e com mais precisão que um humano. É uma caracteristica. Essa faculdade vai ser aproveitada para salvar muitas vidas, no entanto estas situações de dilemas morais estão a aparecer porque um humano/empresa vai ter que programar em avanço como maquina se comporta nestas situações.
Vão ser raras mas vão acontecer.

Se eu estiver dentro de um carro autonomo gostava que ele fosse capaz de fazer tudo ao seu alcance para salvar a vida dos ocupantes em caso de acidente. E se o carro tiver que decidir entre dois conjuntos de vidas, ambas inocentes? Qual o criterio? ora bolas....

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Carros autonomos - Maquina Moral

Mensagem por Apr » 12 dez 2017, 02:37

A Mercedes já optou e, ao contrário das opiniões que por aqui passaram, prefere salvar em primeiro lugar os passageiros do carro autónomo. Pudera, se assim não fosse ninguém o comprava... Lol

http://uk.businessinsider.com/mercedes- ... er-2016-10

Avatar do Utilizador
garzak
Proprietário Leaf
Mensagens: 68
Registado: 06 nov 2017, 14:49
Data de fabrico: 08 mai 2018
Capacidade bateria: 108,93 (12 barras)
Localização: Coimbra, Portugal

Re: Carros autonomos - Maquina Moral

Mensagem por garzak » 15 dez 2017, 12:00

Um exercício interessantíssimo!
No Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) também já se analisa a parte da "moral competence in social robots", mas esta "moral" a ser definida para as máquinas que podem decidir no momento quais as vidas que podem salvar, é uma coisa muito mais complexa!
Penso que no limite, todos os fabricantes, não havendo definições internacionais, irão seguir o caminho da Mercedes: Primeiro salvar quem está no veiculo e depois com base em "outros critérios" tomar decisões! Mas nestes "outros critérios" será muito difícil colocar decisões do tipo "matar delinquentes" ou "mulheres grávidas"...muitas questões éticas e morais se levantam... como disse, um exercício interessantíssimo :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Carros autonomos - Maquina Moral

Mensagem por Apr » 16 dez 2017, 01:43

Acho que já existem requisitos, se te quiseres debruçar sobre o assunto tens este que estava referido no artigo que indiquei acima:
https://www.nhtsa.gov/sites/nhtsa.dot.g ... 9a_tag.pdf

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carros autonomos - Maquina Moral

Mensagem por BrunoAlves » 20 mar 2018, 00:20

A moralidade logo se vê, mas a realidade não é brilhante...
https://mobile.reuters.com/article/amp/idUSKBN1GV296
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carros autonomos - Maquina Moral

Mensagem por Erbium » 20 mar 2018, 10:07

2 partes que importa referir...
The Volvo XC90 SUV was in autonomous mode with an operator behind the wheel.
(...)
Tempe Police Chief Sylvia Moir said that from viewing videos taken from the vehicle “it’s very clear it would have been difficult to avoid this collision in any kind of mode (autonomous or human-driven) based on how she came from the shadows right into the roadway."
Faz lembrar aquele acidente com o Tesla em AP que o condutor morreu, grande celeuma também mas depois vão ver e o camião meteu-se à frente do carro coisa que acontece todos os dias pelo mundo fora em carros "convencionais"...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carros autonomos - Maquina Moral

Mensagem por BrunoAlves » 20 mar 2018, 13:16

Claro, mas entretanto o programa foi suspenso...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Off-Topic”