Via verde leve

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Via verde leve

Mensagem por jfr2006 » 12 jul 2016, 12:09

fjma Escreveu:
rdias Escreveu:Pode-se comprar por 27.50 e dura apenas o tempo da bateria. Em média 5 anos.
Os novos identificadores, desde há uns 3 anos para cá, já não trazem pilha pois funcionam com tecnologia RFID, ou seja, após a compra duram ad eternum. :geek:
Olha que não, olha que não...

Tem pilha sim...se não como é que eles apitavam, quando se passa nos pórticos das SCUT? Duvido muito que RFID conseguisse fornecer energia suficiente para isso!

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Via verde leve

Mensagem por fernandinand » 12 jul 2016, 12:13

Eu penso que a tecnologia é RFID activo (pilha)....logo a pilha dura um x tempo, independentemente de se usar muito ou pouco, pois o sinal está sempre activo.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Via verde leve

Mensagem por VETL » 12 jul 2016, 12:18

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Via verde leve

Mensagem por santanamos » 12 jul 2016, 13:41

Flyer Escreveu:O criativo que fez o anúncio devia ser "premiado"... :?
Ninguém entende o anúncio e a mensagem não é passada com clareza....
Só tem mesmo uma virtude: o ampera-e! :)
Eu entendi o essencial, não se paga a adesão e paga-se o aluguer de 0,70€ nos meses em que se usa + o respectivo custo da portagem.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Via verde leve

Mensagem por santanamos » 12 jul 2016, 13:49

FNunes Escreveu:
pemifer Escreveu:5 anos? A bateria do meu deve estar a dar o pifo. Já o tenho à uns 8 anos.
E como é que se vê? É quando passar na portagem e não acusar?
No meu caso fiquei sempre à espera que eles mandassem carta a pedir para ir lá trocar a bateria.
Mesmo quando uma vez ou outra acendeu a luz amarela em vez de verde (nos locais onde isso ainda existe) deixei estar pois penso ser responsabilidade deles detectar que a bateria está fraca.
FNunes, eles não mandam cartas.. nos papeis da adesão e nos folhetos informativos diz que a luz amarela acende se o cartão multibanco associado caducar, se não tiver saldo na conta do cartão, se não tiver pilha e se detectarem a matricula errada (salvo erro), e diz para os contactarem.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Via verde leve

Mensagem por santanamos » 12 jul 2016, 14:00

rdias Escreveu:Pode-se comprar por 27.50 e dura apenas o tempo da bateria. Em média 5 anos.
Pode-se alugar por 7 euros anuais.
Esta nova modalidade de aluguer o acesso é gratuito e paga 0.70 euros por mês , mas só nos meses que usar .

Os antigos que eles tentam recolher pode mudar bateria por 8 euros. No entanto eles fazem tudo por recolher estes identificadores.
É isto. Só falta mencionar que há um desconto de 1€ (se não me falha a memoria) se optarmos pelo extracto electronico.

Quando aderi a 2dispositivos para os taxis, a menina anunciou-me uma "super campanha" de substituição do velho aparelho do carro particular pelo recente na modalidade com/sem aluguer. Sem aluguer tinha que pagar esses 27,50€..
Pensei que me estivesse a escapar a parte de ser vantajoso para mim mas não.. o velho custou-me alguns 40€ à mais de 10anos e agora entregava-o à borla e comprava outro :shock: quase que me enganava com tanta "pompa e circunstância" que fez. Ainda por cima tenho 2 particulares. Vendo um para monovolume classe 2 que faz o desconto para classe 1 ;)

Avatar do Utilizador
fjma
Mensagens: 418
Registado: 18 dez 2014, 14:46
Localização: Charneca de Caparica

Re: Via verde leve

Mensagem por fjma » 12 jul 2016, 14:26

Realmente não consigo encontrar informação fidedigna sobre se o RFID é passivo ou activo, no entanto, o sistema usa UHF ao contrário do antigo e pelo que me foi dito quando adquiri o meu primeiro (já dos novos), foi que não existia manutenção do mesmo, isto é, não necessitava de troca de pilha.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Via verde leve

Mensagem por jfr2006 » 12 jul 2016, 14:48

Não necessita de troca de pilha, porque quando chegares lá para trocar a pilha, eles recusam-se a trocar e obrigam-te a comprar um novo :twisted:

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Via verde leve

Mensagem por HellMaster » 13 jul 2016, 00:43

A parte de impingirem os novos identificadores, posso dizer que ainda há 2 anos troquei pilha e não me tentaram ficar com ele ou impingir nada...

Mas os novos realmente no site deles dizem que não têm manutenção, o que é estranho tendo em conta a foto publicada pelo VETL, e que ainda por cima é da empresa que supostamente os produz...

Ainda assim, no meu caso a bateria durou 6 anos. Se as novas durarem o dobro, são 12 anos. (também podemos fazer com os 3 da média para os antigos, e 6 para os novos, já que não encontrei na net ninguém a dizer que já tinha tido problemas com o identificador dos novos, pelo que posso assumir que coo já têm 6 anos de comercialização, a bateria deverá durar isso...)
2 baterias custam para aí uns 18€ (não sei a quanto estão agora...) ou seja, se ao fim de 12 anos o identificador for trocado, pago o valor de um novo, que actualmente custa... 18€ ... o que quer dizer que paguei o mesmo que se trocar de bateria aos 6 e aos 12 no velho, e ainda fico sempre com a última geração de identificador, com as vantagens que isso poderá (ou não) trazer... por exemplo, o novo é compatível com a maioria das auto-estradas espanholas, o velho não. daqui a uns anos, que sabe... o novo poderá dar para aquecer a comida a micro-ondas, e os actuais não dão :twisted:

Mas brincadeira à parte, como disse acima, pesquisei na net, (não muito a fundo) e não encontrei ninguém que tivesse trocado de identificador dos novos, enquanto que dos velhos encontro muitos a dizer que a bateria só deu para 3 anos ...

Aqui fica imagem das condições actuais:

https://www.dropbox.com/s/q9yyu2che06on ... e.jpg?dl=0

A parte mais interessante para mim é, embora seja quase de certeza erro de comunicação, é o facto de eles fazerem aluguer por 8€, mas oferecerem o primeiro ano, e darem desconto de 7€ nos seguintes, e isto com garantia vitalícia... isso na prática não dá 1€/ano... Mas decerto que só não sabem é escrever em português e o que querem dizer é que fica a 7€ nos seguintes. :evil:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Via verde leve

Mensagem por pemifer » 13 jul 2016, 03:00

:lol: achei piada eles dizerem que um produto com renda vitalicia tem garantia vitalicia :lol:
A compra tem 2 anos de garantia que é um pouco menos que o tempo que demora a compensar a compra, uma vez que dividindo o preço de compra (18) pelo aluguer de 0,70 dá 26 meses.
Curiosamente a maior utilização que dou ao meu é para pagar estacionamentos, sou mesmo menino de cidade. :lol:

Responder

Voltar para “Off-Topic”