Qual o VE adequado a este caso/situação?

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BECOOL
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por BECOOL » 07 jul 2015, 17:15

Sempre prontos para bater no Zoe ehehe.

Mas vamos lá a factos.
More noticeable in cold conditions is reduced range, but Renault ZOE remains one of the best mass-produced electric vehicles in this respect, thanks in particular to its reversible heat pump, which reduces heating consumption in cold weather and generates approximately 2kW of cooling or 3kW of heat with just 1kW of electricity.

O Zoe usa 1KW para gerar 2KW de arrefecimento ou 3KW no caso de aquecimento. Ou seja, a bomba de calor é mais eficiente a aquecer do que a arrefecer. O que pelas leis da física é o normal...


http://group.renault.com/en/news/blog-r ... her-tests/


Com cargas rápidas o Zoe liga sempre a bomba de calor para arrefecer a bateria.

A autonomia estimada do Zoe de 116km é normalíssima para velocidades de auto-estrada, até porque o "estimómetro" do Zoe é mais pessimista do que o do Leaf.

Aposto que em 12.000km, mesmo que o Zoe tenha levado muita tareia com cargas/descargas rápidas e profundas a degradação da bateria seja próxima de zero. O que poderá ter influência na autonomia, para além do modo de condução e foi esquecido, é o tamanho das rodas do carro testado. Há diferenças consideráveis entre 15, 16 e 17 polegadas.

Orlando
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por Orlando » 07 jul 2015, 17:52

E onde é esse concessionário que faz cargas rápidas constantes a 43kw?....é que pensava que a Renault usava semi-rápidos a 22kw.
O Zoe tem que fazer mais do que esses kms, senão há gato, aliás há quem diga que tem 26kwh, utilizando apenas 22kwh, o que dá uma reserva de 4kwh, ou seja, descargas profundas são inexistentes.
http://www.aveq.ca/blogue-renault-zoe-2 ... on-ou-lion
Eu como não percebo nada de Zoe, faço perguntas...é pena não haver um utlizador por cá e postar num DB...pode ser que seja o jfr2006 o primeiro.lol
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por BECOOL » 07 jul 2015, 18:43

Também estranhei o Zoe carregar frequentemente a 43KW, o normal seria carregar a 22KW.

Quanto a cargas e descargas profundas no Zoe, sim são possíveis.

22KWh de 26KWh são cerca de 85% da bateria. Ou seja, ficam só 15% por usar e se considerarmos que esta margem é distribuída de igual forma para o limite inferior e superior, a bateria pode ser usada dos 7,5% aos 92,5%. O ideal seria usar a bateria entre os 20% e os 80%. Ou seja, apenas 60% da bateria, claro que isto nem sempre é possível... talvez seja mais comum quando as baterias tiverem maior capacidade.

O Chevrolet Volt é um exemplo de um carro que tem bateria para durar mais que o próprio carro. Quando saiu tinha uma bateria de 16KWh e só utilizava 10,3KWh, ou seja, 64% da bateria. Isto aliado a só permitir carregamentos lentos, dá para extrair muitos quilómetros da bateria.

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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por Orlando » 07 jul 2015, 19:08

Para mim descarga profundo é 0ah....e isso Zoe não faz e ainda bem,,,penso eu do que :D
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por Orlando » 07 jul 2015, 19:43

Ah pronto então quem te falou em cargas rápidas jfr2006, foi o vendedor...pelos vistos mais um que se confunde entre rápido e semi-rápido.
O ZOe tem mais recuperação do que um Tesla! Bolas.
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por jfr2006 » 07 jul 2015, 22:17

Ok..se calhar cometi alguns erros e assumpções erradas. Eu sei que aquele Zoe em principio foi quase sempre carregado no carregador que lá está. O vendedor nunca referiu que era de 43kWh ou de 22kWh. Eu é que assumi que seria rápido. Acho que ele referiu que carregava em meia hora os 80%, mas não tenho agora a certeza.

Quanto ao arrefecimento das baterias, assumi sem grandes certezas também que fosse apenas ventilação. Não é isso que acontece no Fluence? Ou é diferente o Fluence do Zoe?

Em relação aos 9kWh recuperados, também me parece um bocado..segundo a média que está indicada de 15,1kWh/100km, os 132.3km percorridos dá 19,97kWh que bate certo com os 20kWh mostrados...Pergunto então: o que aconteceu aos 9kWh recuperados? Em relação ao 70, não me parece muito bom, não?

Voltando à média dos 15,1kWh, se existirem 22kWh utilizáveis, temos 145km...ora, aí a 1km do concessionário, a autonomia desceu para os 9km e depois passou a --, ou seja tínhamos 135km percorridos + 9km daria 144km...bate certo..

Se contarmos com um rendimento superior em 10% do R240, então este permitirá 160km reais a este ritmo. Se me dizem que o pack é arrefecido pelo AC, então a degradação não será assim tão rápida, correcto?

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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por Orlando » 07 jul 2015, 22:22

O Zoe tem um estimativa de autonomia das mais realistas no mundo dos Ve.
O arrefecimento é através de ar...o pessoal dos Fluence queixa-se que qdo o tempo aquece nem o carro carrega como deve ser por arrefecer a bateria, mas não sei qto ao Zoe.
Espera que o ZOe esteja bem melhor porque simplesmente até agora não servia: bateria de aluguer+carregadores ineficientes+avarias. Aliás os vendedores em leiria foram os primeiros a dizer a um amigo meu que "aquilo" só dava problemas....ao fim de 2 anos....lol
Pode ser que seja agora diferente...precisamos de pessoal como tu para nos mostrar o que vale este novo ZOE.
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por jfr2006 » 07 jul 2015, 22:31

O que se diz é que o novo R240 já não tem os problemas do carregador camaleão do Q210 e que o carregador é mais eficiente.

Também me lembro que já fui só eu testar o Zoe por um bocadinho uma vez há um tempo atrás e que tive de aguardar uns dias, porque estava para fora, pois não carregava... se calhar foi o carregador que pifou, como é mais vulgar com os Q210 :?

Gostava era mesmo de ter certezas que a temperatura do pack era controlada pelo AC e não por uma simples ventoinha...

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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por Orlando » 07 jul 2015, 23:22

No meu post pus um link que fala de circuito de ar fechado....
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por alexmol » 08 jul 2015, 00:41

jfr2006 Escreveu:Quanto ao arrefecimento das baterias, assumi sem grandes certezas também que fosse apenas ventilação. Não é isso que acontece no Fluence? Ou é diferente o Fluence do Zoe?
É diferente.
No Fluence é ventilação mais arrefecimento por placa de Peltier (pouco eficiente), o ar condicionado não é usado no carregamento (antes fosse!).
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