Qual o VE adequado a este caso/situação?

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
jfr2006
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Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por jfr2006 » 12 mai 2015, 21:41

Qual será o melhor veículo adequado ao seguinte caso/situação:

- Viagem todos os dias de cerca de 92km, estrada nacional com subidas e descidas (com diferenças de nível que chegam aos 250m).
- Potencialmente, num dia ou outro, terá de efectuar na casa dos 130km.
- O veículo será conduzido por alguém que não entra na cabeça que basta evitar acelerar para travar 10m à frente, que poupa imenso combustível e pouco tempo perde. Basta pensar que com o Prius, ela no percurso em questão faz 5l/100km, quando eu de certeza que faria entre os 3,6 e os 4,2l/100.
- Não existe possibilidade de carregar em nenhum ponto intermédio - as viagens são 46+46km (ida e volta) ou 65km+65km.
- Potencialmente, num ou noutro dia, uma das viagens (regresso), poderá vir a ser feita por AE.
- Os percursos são para ser feitos quer no verão, quer no inverno, onde chegam a existir temperaturas na casa dos -3ºC


Tirando o Tesla S, algum dos veículos actuais é compatível com estas condições, mesmo entrando em linha de conta com potenciais degradações?

Orlando
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por Orlando » 12 mai 2015, 21:43

Eu faço 150kms por dia...num Leaf, serve?
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por jfr2006 » 12 mai 2015, 21:54

E o tipo de condução? É calma? Ou stressada? As zonas por onde andas, costumam ter temperaturas negativas?

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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por Orlando » 12 mai 2015, 21:56

Leiria- Caldas....Chego sempre com bateria fraca...estrada nacional...
Este sábado um amigo meu levou o meu carro para Coimbra sem cuidado e a ultrapassar limites por lei, chegamos com 20% de bateria ao fim de 104km!
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por VETL » 12 mai 2015, 21:57

Um Leaf nas mãos de condutores dessa índole faz milagres.
Além de todas as vantagens por aqui já mais do que evidenciadas, ganha-se depois um novo e revigorado condutor (para melhor).

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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por alexmol » 12 mai 2015, 22:25

Não leram com atenção a mensagem original do tópico :twisted:

Para alguém que faz 5l/100km num Prius em estrada nacional vai ser bem difícil encontrar um VE que ao fim de alguma degradação da bateria ainda resista.

Os 46+46km ainda acho que dará, mas os 65+65 com climatização e esse tipo de condução é para esquecer com Leafs, Zoe, Fluence, i3 e mesmo o Soul EV terá alguma dificulade.
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por jfr2006 » 12 mai 2015, 22:29

Exacto. Por isso é que eu referi esse aspecto. Será que o novo Zoe será capaz disso?

(Eu bem que lhe estou sempre a dar na mona para mudar o estilo de condução, mas mulheres... :twisted: )

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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por mjr » 12 mai 2015, 22:36

Sem cedências da parte do condutor também não me parece viável...

Duvido que o novo Zoe consiga fazer os 130km consistentemente no Inverno com 20% de degradação. Os 240km foram afinados para o NEDC. A velocidades mais elevadas não temos qualquer informação. Talvez o Kia com a sua bateria maior consiga os 130 km com 20% de degradação, mas mesmo assim certamente com dificuldade no Inverno.

Quando é para pôr o carro nas mãos de alguém que não eu não gosto de arriscar. Ainda me lembro de a minha mulher me ligar a dizer se dava para chegar a casa com 3 barras (claro que dava!). Nem quero imaginar se não desse... :oops:
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por Orlando » 12 mai 2015, 22:36

A minha mulher até já aprendeu a pôr o carro à carga...
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Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por joaocfgoncalves » 12 mai 2015, 23:00

Carregue o deposito do CI com 10€ de petróleo, e faça-lhe o "desmame" das acelerações. Depois vai achar que um VE é um carro de rally no percurso que pretende. Tudo vai do hábito, e o hábito faz um monge...
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