Consumo de placa de indução...

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Responder
Avatar do Utilizador
joelfmachado
Proprietário Leaf
Mensagens: 293
Registado: 05 jan 2012, 21:56
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 46,84 Ah
Localização: Benedita

Consumo de placa de indução...

Mensagem por joelfmachado » 01 dez 2015, 23:12

Boas,
Percebo pouco de electricidade e por isso preciso da vossa ajuda para saber se estou a ser enganado ou não...

Estou para comprar uma placa de indução para encastrar na pedra cozinha, mas levei à loja o aparelho de medir o consumo (que comprei no lidl) e verifiquei que a placa que ia comprar gastava muito em stand by (+- 184w) muito mais que a placa de indução antiga que eu tinha. Coloquei a questão ao vendedor, que não sabia responder e perguntou ao fornecedor que lhe enviou este e-mail de resposta:

“Em relação às dúvidas quanto ao consumo das placas indução Meireles em modo standby,
abaixo deixo alguns esclarecimentos sobre o assunto :
stand by = ligada à rede elétrica mas sem estar a ser usada, para o utilizador desligada
Questão que levantam :
1 - a placa indução em stand by, consome muita energia, mesmo desligada meço 0,8 A (Amperes) de intensidade de corrente
2 - se multiplicar a intensidade pela voltagem tenho a potencia = 0,8 A x 230 V = 184 W
3 - Como consumo de energia = potencia x tempo, por ano seriam 184 W x 24 h x 365 dias = 1 611 840 Wh = 1 611 kWh
4 - Se considerarmos que um kWh custa 0,20 € o custo anual em stand by é de 1611 W x 0,20 € / kWh = 322,20 € por ano !!!

O que está errado :
a fórmula, consumo de energia = potencia x tempo SÓ é correta em aparelhos EXCLUSIVAMENTE com RESISTENCIAS

Este tipo de aparelho placas de indução, tem componentes eletrónicos que geram um “tipo corrente”
que não é divida a resistências e por isso a formula acima não é aplicável
Nestes aparelhos a formula aplicável é consumo de energia = potencia x tempo x FP
FP é um coeficiente que se chama fator de potência
em aparelhos só com resistências o PF = 1
em aparelhos com condensadores e bobinas o PF é menor do que 1 e pode ser muito pequeno, perto de zero
O PF é pequeno nestes aparelhos devido à diferença de fases e de curvas entre Voltagem e Intensidade
No caso de placas de indução o PF é muito perto de zero
se o PF por exemplo for 0,002 a potencia passa a ser 0,8x 230x 0,003 = 0,26 W
Por diretiva europeia o máximo admitido é 0,5 W (ver mail anexo)

A energia do exemplo 1611 kWH por ano é energia reactiva não se paga em consumidores domésticos, se virem as tabelas anexas referem preço da energia ativa

O único modo que um consumidor poderia verificar o consumo em stand by será :
desligar todos os aparelhos da sua casa
anotar o valor no contador de energia (kWh)
ligar EXCLUSIVAMENTE a placa de indução em stan by
deixar passar o tempo horas suficientes que quieira
verificar que o contador marca o mesmo valor, não houve consumo de energia (no máximo 0,0005 kW x horas decorridas, kWh )

Como é um assunto muito técnico, se necessário pf informem para tentar explicar de outro modo

Abaixo uma explicação em Inglês
http://paulaowenconsulting.co.uk/2012/1 ... er-factor/

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: Consumo de placa de indução...

Mensagem por snowman » 01 dez 2015, 23:33

Olá.
Eu tenho tudo a electricidade.
Não dou conta de um consumo anormal em standby seja do que for. O aparelho do Lidl é fiável?
Existe o desconto da EDP...durante um ano...
A ideia de registar o consumo no contador antes e depois, durante a noite é uma ideia...

Sei que não ajudei muito, mas não sei que mais poderei dizer...

Abraço.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Consumo de placa de indução...

Mensagem por mjr » 01 dez 2015, 23:37

Era impossível que gastasse >100W em standby. Seria um verdadeiro aquecedor!

A explicação do FP é correta, mas não percebo porque tem um factor de potência tão baixo. Será por ter bancos de condensadores para compensar quando a placa está ligada, que estão sempre ligados mesmo em standby?

De facto os contadores caseiros só contam a energia ativa e por isso só essa é que interessa, mas parece-me estranho que um fator de potência tão baixo seja permitido. É que a corrente continua a passar nos fios elétricos e a gerar perdas reais.

Há aparelhos que permitem medir a potência ativa e o FP de potência, seria melhor (mais rápido) do que o método do contador.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Consumo de placa de indução...

Mensagem por jfr2006 » 02 dez 2015, 10:25

O teu medidor do lidl não apresenta o factor de potência? Eu tenho um do lidl, mas o meu apresenta o factor de potência e mede a potência real, não a aparente!

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Consumo de placa de indução...

Mensagem por marcopns » 02 dez 2015, 11:31

Eu tenho um medidor desses. Quando lês amperes mostra a intensidade instantânea e o respectivo o factor de potencia. Quando lês em watts mostra o consumo instantâneo em watts ja corrigido pelo factor de potencia. Mas o mais fácil é manter o medidor ligado durante 1 hora e ver o consumo em Wh.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Responder

Voltar para “Off-Topic”