Aplicação para relatar estacionamento abusivo

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Aplicação para relatar estacionamento abusivo

Mensagem por Erbium » 31 jul 2017, 08:49

RJSC Escreveu:Eles passam pela polícia e não lhes acontece nada...
Enquanto for assim, não vale a pena denunciar.
Das 2 vezes que me queixei à policia da ocupação de ICE's nos postos de carregamento a resposta foi "você está desenrascado não está?" e nada fizeram. Estes estavam parados e foi assim vocês querem que eles se chateiem com uns que estão a andar... isso dá uma trabalheira pá! :lol: :evil:

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Aplicação para relatar estacionamento abusivo

Mensagem por RJSC » 31 jul 2017, 10:14

A questão aqui, no caso de veículos poluentes é que aparentemente a polícia agora, desde que apareceu o negócio das inspeções periódicas obrigatórias privadas ficou manietada: a responsabilidade de fazer o controlo de emissões poluentes é dos centros de IPO e deixou de ser da polícia. Vi há uns tempos um documentário na RTP, da proteção ambiental em Portugal à 30 ou 40 anos em que a GNR parava uma motorizada das que queimam gasolina de mistura e mandava o condutor acelerar em ponto morto para ver o fumo e o ruído. Hoje isso não se faz em nenhuma operação STOP porque é o negócio dos centros de IPO.
Mas mesmo esquecendo a parte de ser um negócio que visa praticamente só o lucro, há o facto de que os infratores sabem quando o carro vai à inspecção e antes de ir, colocam tudo em conformidade, e assim que saem da IPO, voltam a fazer as modificações para fazer o máximo de fumo e barulho possível. Se fossem sujeitos a fiscalização em momentos imprevisíveis nas operações STOP já não andavam assim impunemente.
Tenho conhecimento pessoal de um indivíduo que substituiu o catalizador do carro por um tubo direto e antes de ir à IPO colocava o catalizador e assim que voltava a casa o retirarava e voltava a colocar o pedaço de tubo direto.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Aplicação para relatar estacionamento abusivo

Mensagem por hmendes » 31 jul 2017, 14:55

RJSC Escreveu:...Mas mesmo esquecendo a parte de ser um negócio que visa praticamente só o lucro, há o facto de que os infratores sabem quando o carro vai à inspecção e antes de ir, colocam tudo em conformidade, e assim que saem da IPO, voltam a fazer as modificações para fazer o máximo de fumo e barulho possível...
Devem ser poucos os que têm essa atitude, a maioria deles limita-se a corromper o funcionário ou a recorrer a cunhas... infelizmente conheço muitos casos.

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Aplicação para relatar estacionamento abusivo

Mensagem por mikexilva » 03 ago 2017, 00:52

Batotinha Escreveu:
RJSC Escreveu:
mikexilva Escreveu:Devia haver uma app (ou esta permitir fazer) denuncias de carros demasiado poluentes (com foto do fumo visivel).
Eles passam pela polícia e não lhes acontece nada...
Enquanto for assim, não vale a pena denunciar.
:( :( :(
é verdade que os nossos agentes da lei, demasiadas vezes, ignoram a defesa e cumprimento das normas, até porque receiam ser "apanhados" na própria teia se ela for muito apertada. por outro lado o seu cumprimento constante, habitualmente implica trabalho extra, ...até eu o evito ;) ,... e por isso mesmo, ignoram esperando que ninguém se lembre de exigir a defesa continuada e constante do "bem comum".
no entanto, se os factos, de alguma forma ficassem registados e lhes entrassem na sala, mesmo que vindos da "nuvem" ... talvez um dia não possam alegar que o desconheciam.

aquilo que mais incomoda e preocupa os DONOS DISTO TUDO, é que o cidadão algum dia passe a exigir cidadania constante da parte das AUTORIDADES, .. por isso é que não convém que o cidadão seja muito exigente, porque aí, perante a responsabilidade de nada ter feito na hora devida, costumam ser muito cautelosos com as consequências possíveis daquilo que está comunicado. é que até a "promoção"(zinha) pode ser "atrapalhada", pelo "fecha os olhos", ... enquanto não estiver escrita! acredito que algum dia os DONOS DISTO TUDO, tomavam posição sobre o facto. :whistle: :whistle: :whistle:
acho que se for possível e funcional, citar ou denunciar estes casos de "crime ambiental" acabaremos ganhando muito. vezes sem conta tive vontade de o fazer. mas lá está, se estamos a conduzir não é fácil registar nem concretizar a denuncia :o
Se fosse possivel de uma forma oficial fazer a denuncia destes casos de poluição, se fosse preciso eu até montava uma camara licenciada pela comissão de proteção de dados com um botão para tirar a foto no volante, pois é das coisas que mais me chateia é ir na estrada atrás de um carro a libertar elementos toxicos com grandes provas visiveis..

Ou seja eu pagava novamente (paguei um pouco mais para usar um EV) para melhorar o ar que todos respiramos.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Aplicação para relatar estacionamento abusivo

Mensagem por Erbium » 03 ago 2017, 08:41

O triste é que os carros passam na inspecção mesmo a deitar muito fumo! O controle de emissões nos IPO's é ridículo!

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Aplicação para relatar estacionamento abusivo

Mensagem por LuisG » 03 ago 2017, 09:25

A última inspeção que fiz com o anterior CI nem foi efetuado o teste de gases escape :shock:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Aplicação para relatar estacionamento abusivo

Mensagem por Erbium » 03 ago 2017, 09:37

LuisG Escreveu:A última inspeção que fiz com o anterior CI nem foi efetuado o teste de gases escape :shock:
:shock: Aconteceu-me o mesmo com a carrinha! Nesse dia até encontrei um amigo mecânico de lá perto e comentei "então agora aqui os teus amigos do IPO já fazem testes de emissões via wireless?" :lol: :?

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Aplicação para relatar estacionamento abusivo

Mensagem por mikexilva » 04 ago 2017, 23:20

Erbium Escreveu:
LuisG Escreveu:A última inspeção que fiz com o anterior CI nem foi efetuado o teste de gases escape :shock:
:shock: Aconteceu-me o mesmo com a carrinha! Nesse dia até encontrei um amigo mecânico de lá perto e comentei "então agora aqui os teus amigos do IPO já fazem testes de emissões via wireless?" :lol: :?
imagino que as sondas devem ter um tempo de vida útil e depois de umas quantas inspecções (principalidade com carros extremamente poluentes) devem deixar de marcar valores fidedignos e preferem não usar, mas devia haver inspecções a estes equipamentos.. e eu acho que fazia mais sentido estes testes serem feitos nas operações stop, pois em termos de partículas é tão fácil ver que vem lá um fumarento...

Responder

Voltar para “Off-Topic”