Reportagem RTP - Mobilidade electrica

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Reportagem RTP - Mobilidade electrica

Mensagem por rimsilva » 20 fev 2018, 12:21

renateves Escreveu:Em Aveiro, a situação é crítica...é mais 80% dos postos estão inoperacionais, ou seja, não se consegue carregar... mas estão ligados, portanto nos sistemas deles devem indicar que estão OK... mas para mim estão KO. :lol:
Pois, eu sei... Precisava era de uma lista do género da que fiz para VN de Gaia e com o Electromaps actualizado...

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Reportagem RTP - Mobilidade electrica

Mensagem por santanamos » 20 fev 2018, 13:34

rnlcarlov Escreveu:
Nonnus Escreveu:A ultima vez que fui a Almada (cidade) não consegui carregar o carro em nenhum dos postos que visitei, senão estou em erro visitei 3.
Neste momento creio estarem apenas 3 off (de superfície). Pelo menos estavam em Janeiro.
Nos parques subterrâneos é que parece que nada funciona, mas também não têm atualizações de comentários há muito tempo, e também não tive curiosidade suficiente para ir espreitar da última vez que estive em Almada.
Olha que não.. em Almada julgo estarem é 3 ON.

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Reportagem RTP - Mobilidade electrica

Mensagem por labutess » 20 fev 2018, 13:54

Por mim,posso dar uma volta pela cidade de Setúbal e confirmar os postos avariados e tirar fotos dos vandalizados, para termos uma base de dados correta e actual.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Reportagem RTP - Mobilidade electrica

Mensagem por rimsilva » 20 fev 2018, 23:11

labutess Escreveu:Por mim,posso dar uma volta pela cidade de Setúbal e confirmar os postos avariados e tirar fotos dos vandalizados, para termos uma base de dados correta e actual.
Possivelmente não vai dar tempo, quero responder ao email amanhã, para não perder o "timming" :)

Depois coloca aqui aquilo que vou enviar.

Obrigado

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Reportagem RTP - Mobilidade electrica

Mensagem por jfr2006 » 20 fev 2018, 23:27

Em Coimbra é fácil: a informação que está no electromaps, apesar de "datada", está correcta.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Reportagem RTP - Mobilidade electrica

Mensagem por rimsilva » 26 fev 2018, 15:06

no email enviado no dia 21.02.2018
Boa noite,

Antes de mais obrigado pela resposta.

Sem querer entrar em grandes pormenores e “guerras” , os postos de Vila Nova de Gaia foram referidos sobretudo porque depois de terem sido reparados em Junho de 2017, alguns deles não funcionaram mais de 3 meses (refiro-me aos postos VNG-00003 e VNG-00014), no entanto como gosto dos assunto claros envio o ficheiro que realizei antes do email do dia 16.02.2018 (ver anexo)

Fico preocupado com o esquecimento por parte da Mobi.e de alguns postos que existem no concelho, nomeadamente:

VNG-00016 - PCR - Av. da República 2155, 4430-207 Vila Nova de Gaia, Portugal
VNG-00020 - Av. Vasco da Gama 3248, 4430-247 Vila Nova de Gaia, Portugal
VNG-00021 - PCR - Av. Vasco da Gama 3248, 4430-247 Vila Nova de Gaia, Portugal
VNG-00023 - Rua Lages 1182-1186, 4410-256 Canelas, Portugal
VNG-00024 - Rua Barreiro 755, 4405-730 (este ultimo até acho compreensível, visto estar nas instalações da BMW em VNG)

E já nem considero o posto que foi removido da Gaia Shopping no verão do ano passado. Obviamente que se forem excluídos os postos que não funcionam a percentagem de postos/tomadas avariadas é muito baixo.

Será normal algumas oscilações, porque um posto que hoje está funcional amanhã pode não estar ou mesmo estando online e funcional, nada impede que o utilizador não consiga carregar porque aparece a mensagem “potência insuficiente”

Não está em causa o excelente trabalho do atual governo na recuperação da mobilidade elétrica, no entanto considero errado a mobi.e tentar descredibilizar quem usa a rede todos os dias e conhece o panorama desolador de algumas cidades.

Voltando ao que havia referido no meu email anterior, nomeadamente: “… se formos verificar outras cidades onde os postos de carregamento ainda não foram objeto de melhoramentos, devemos ter 80% (ou mais) de tomadas indisponíveis”, convido a mobi.e a verificar no local e confrontar com os sistema o estados dos postos nas cidades de Braga para Braga, Aveiro, Leiria, Coimbra, Setúbal ou Faro, por exemplo. Mesmo Lisboa, que apesar de já estar num processo de melhoramento da rede desde o Verão de 2017, neste momento ainda tem uma percentagem muito elevada de postos avariados (alguns mesmo após a reparação).

Relativamente à responsabilidade pela atualização ser da mobi.e, o que posso referir é que sempre que comunico uma avariar à mobi.e o feedback que recebo é que a situação irá ser reportada ao operador, presumo que se estejam a referir a um pedido de manutenção.

Daquilo que decorre da lei, nomeadamente a portaria 222/2016 de 11 de Agosto, o que verifico no artigo 5º “Deveres dos titulares de licença de utilização” alínea c) é o seguinte:

“c) Manutenção da área objeto da licença de utilização e das edificações e equipamentos nela instalados em perfeitas condições de segurança, conservação, funcionamento e limpeza;”

Por este motivo achava importante ter uma resposta por parte dos operadores dos postos de carregamento.

Espero que a mobi.e tenha sucesso no cumprimento das funções de monitorização do estado da rede de carregamento e ao mesmo tempo que seja capaz de impor aos operadores prazos efetivos para a colocação dos postos funcionais.

Reforço novamente a necessidade de serem criadas as condições para o início do pagamento dos carregamentos, uma vez que se perspetiva para 2018 um novo crescimento dos veículos elétrico superiores a 100% e se hoje os postos existentes já são insuficientes, o ano de 2018 poderá ser critico.

Agradeço a atenção dispensada e mostro disponibilidade para disponibilizar alguma informação que achem necessária.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Reportagem RTP - Mobilidade electrica

Mensagem por rimsilva » 26 fev 2018, 15:15

Imagem de AVEIRO

Próximo passo seria ter a atenção da comunicação social para percorrer estes postos e mostrar a situação real, não será fácil, mas talvez eu possa resolver com um vídeo feito por mim e depois partilhar na internet... Pena é não haver mais voluntários para outras cidades.
Anexos
Rede_Mobie_AVR.JPG
Rede_Mobie_AVR.JPG (48.56 KiB) Visto 2746 vezes

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Reportagem RTP - Mobilidade electrica

Mensagem por BrunoAlves » 26 fev 2018, 15:36

Muito bem :clap: Se amanhã conseguir sair a horas do trabalho vou a Coimbra fazer essa volta.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Reportagem RTP - Mobilidade electrica

Mensagem por Apr » 27 fev 2018, 00:29

Coimbra estao todos avariados desde desligados, vandalizados, ligados por pouco tempo ou a abortar cargas, há de tudo para todos. Só o PCR é que se vai mantendo operacional.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Reportagem RTP - Mobilidade electrica

Mensagem por BrunoAlves » 27 fev 2018, 00:32

Apr Escreveu:Só o PCR é que se vai mantendo operacional.
Se for necessário ajudar a estatística passo por lá e trato disso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Off-Topic”