Instalação electrica para carregamento

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por pemifer » 12 jul 2018, 09:50

Esta é a minha wallbox.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 12 jul 2018, 10:28

Ainda que a discussão EVSE portátil vs wallbox seja muito relevante (e subscrevo tudo o que o VETL disse, também eu tenho um EVSE portátil que é tão fixo como uma wallbox e com muito mais funcionalidade por menos preço), não me parece que para o caso indicado que o Alcap precise de gastar dinheiro numa solução que pouca vantagem lhe vai trazer.
Como em casa só tem 15A e a bateria é pequena não vale a pena gastar dinheiro em aumento de potência e no EVSE/wallbox. Carrega perfeitamente com o EVSE de origem.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Alcap
Mensagens: 6
Registado: 08 jul 2018, 22:21
Data de fabrico: 01 jan 1984
Capacidade bateria: 9,9kWh

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por Alcap » 15 jul 2018, 10:37

Boas,

Entretanto já estive com um electricista que me recomendou usar a electricidade do condominio, devido à proximidade da instalação electrica.
Em principio, vai fazer uma puxada de uma tomada do condominio, colocar um contador e um dijuntor para prevenir algum problema na linha e colocar uma tomada na outra ponta.

Já pedi tambem o cartão Mobi.E, alguem sabe quanto tempo demora, mais ou menos?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por pemifer » 15 jul 2018, 16:19

O que vês no filme é uma tomada puxada de um disjuntor do condomínio.
Também tem um contador.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por Apr » 20 jul 2018, 10:55

Relativamente à questão de EVSE portátil vs Wallbox, há algumas ideias que vão aparecendo escritas e que não fazem muito sentido.

Há uma tentativa de diferenciar a wallbox para um produto de conforto e comodidade, com preço a condizer. Praticamente um produto de luxo. E por conseguinte acessivel a poucos.

A wallbox tem potencial para ser muito mais do que um simples EVSE, é certo, no entanto 99% do que existe no mercado é igual ou pior que um EVSE portátil mas com uma caixa bonita. Ou seja, uma burra enfeitada.

Na altura que eu começei a desenvolver o EVSE que o Celestino tem decidi torná-lo portátil apenas porque é uma medida que serve a todos, apesar de ser tecnicamente mais desafiante pois tem fatores extra relacionados com a portabilidade e o tamanho. Mas também identifiquei esta questão da "wallbox de luxo" que não faz sentido e no limite prejudica os utilizadores que se vão abster de comprar por ser muito caro.

É obvio que ter um posto de caregamento dedicado, sempre disponivel nas nossas gargens é fundamental para todos os que tem VE. Fixo tipo wallbox ou portátil é absolutamente indiferente.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por migle » 20 jul 2018, 14:27

Eu estava-me a abster de dar o meu palpite quanto à questão wallbox/portátil. Mas como se prolongou, vou dar, porque é oposto.
VETL Escreveu:
12 jul 2018, 00:55
O EVSE portátil é normalmente mais barato que uma wallbox e pode ter as mesmas ou mais funções, incluindo ficar fixo em casa.
O EVSE portátil não necessita ser ligado a uma ficha schuko, podendo e devendo ser ligado numa tomada mais segura sem acréscimo de gastos mensuráveis.
O EVSE portátil quando fixo em casa não é menos prático que uma wallbox.
O EVSE portátil pode ficar tão bem arrumado na parede como uma wallbox.
Uma wallbox não é mais do que um EVSE, a maioria das vezes com muito menos funções que um EVSE regulável.
  • Uma wallbox, para quem tiver uma chave de parafusos (e eventualmente um berbequim), não é menos portátil.
  • Se eu quiser meter uma tomada de 32A numa nova garagem, reinstalar a wallbox é o menor dos trabalhos.
  • A tomada ideal para ligar um VE é uma tomada própria. Essa é a tomada que foi desenhada para ser o mais segura possível. Se o carro não está lá, não há fase. Ao ligar a ficha, não dá faísca. Se eu retirar a ficha à bruta a meio de um carregamento, também não há faísca. Não vos parece a tomada ideal para ter na garagem sem ter de ter preocupações com crianças? (pelo menos até aos 14-15 anos...)
  • Uma tomada industrial é segura electricamente, e também tem protecção anti-faíscas, mas o que não tem é protecção anti-crianças. A tomada de VE foi baseada na tomada industrial e ultrapassa-a, é um passo além.
  • Vocês, VETL, BrunoAlves, Apr, são de outra geração. Para um VE nascido após 2017, com um dono que não trabalha numa zona industrial, a ideia de ter um EVSE portátil para conseguir carregar numa tomada de 32A parece uma coisa muito teórica... quando irá ser preciso? Já não vai acontecer... Nas casas de campo, família, etc, o que ainda acontece é o contrário, ser obrigado a descer abaixo dos 12A para os 9 ou 6A porque só conseguimos chegar a uma tomada num circuito de iluminação... Na realidade, começo a questionar a utilidade até de transportar o cabo Mennekes no carro... quase só carrego em PCN por graça.
  • Montes de funcionalidades, ter portas ethernet, WiFi, bluetooth, partilhar a potência da casa com os electrodomésticos, ajustar-se à produção dos paineis solares, são funcionalidades que só fazem sentido em wallbox.
No caso do EVSE do Apr, do OpenEVSE, etc, eu diria que são wallboxes transportáveis. Pessoalmente, a preferência é em evitar a tomada industrial que fica mais feio, mais perigoso, e são duas tomadas na garagem em vez de uma só, própria.

De resto, para quem tem um híbrido Plug-In, como o OP, parece um bocado desnecessário gastar dinheiro noutro EVSE além do sabonete de origem.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por Apr » 20 jul 2018, 15:40

Então quer dizer que numa wallbox não custa nada pegar num berbequim e numa chave de fendas para o levar e para o mudar de sitio, mas para um EVSE portátil com ficha CEE 32A já seria uma dor de cabeça mudar o que quer que fosse??

Eu pessoalmente se me instalassem um EVSE fixo exigia a respetiva tomada industrial que suportasse o equipamento, se tens receio das crianças podes instalá-la onde o pemifer tem o contador de energia :mrgreen:

Eu em casa tenho um quadro ATI grande c/ chave instalado no exterior da garagem e lá dentro tenho uma tomada CEE32A e o respetivo EVSE. Furei a caixa por baixo para sair o cabo para carregar e está tudo fechado à prova de olhares curiosos, crianças, àgua, etc... Agora nas férias tirei o EVSE lá de dentro e guardei-o na garagem e desliguei o disjuntor que alimenta essa tomada. Se tivesse trazido o Leaf o EVSE vinha também porque é pequeno e portátil. Simples e prático.

Relativamente às features inteligentes tens razão, são tudo coisas que tentam ajudar na gestão energética do dia a dia e fazem sentido em casa. No entanto há outras vertentes também muito interessantes que vem por arrasto, que é o facto de poderes aceder remotamente a uma distancia considerável e a questão das programações das cargas. Acredita que não faço isto só para dizer que faz, no ano passado usei estas features todas e até referi isso no meu DB.

Aliás, o sistema como está desenhado seria facilmente instalável de forma temporaria já que é tudo portátil e sem fios e não precisa de nenhuma rede desde que estejam suficientemente próximos para se verem um ao outro por WiFi.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 20 jul 2018, 15:55

migle Escreveu:
20 jul 2018, 14:27
  • Vocês, VETL, BrunoAlves, Apr, são de outra geração.
Chamaram-me velho, foi isso? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

A questão da CEE32 para mim não faz muito sentido, confesso. Tens carradas de tomadas em casa que disponibilizam a mesma tensão. Se estiver sem nada ligado, desligas o disjuntor ;)

Ter uma wallbox só com cabo agarrado. A experiência para mim é chegar e ligar o cabo que já lá está, ter de ir buscar o EVSE de origem ou o cabo type2 à mala e depois voltar a arrumá-lo é que não.
Ora tendo lá o EVSE, com o cabo agarrado e permanentemente ligado à CEE32, tenho de facto uma wallbox, que a qualquer momento levo para qualquer lado.
A wallbox que eu tinha com o Leaf não é transportável, de forma nenhuma, por ser grande (a maioria normalmente é). O EVSE é transportável e faz as mesmas vezes da wallbox :)
migle Escreveu:
20 jul 2018, 14:27
  • Na realidade, começo a questionar a utilidade até de transportar o cabo Mennekes no carro... quase só carrego em PCN por graça.
Já falámos sobre isso algures. Eu é exactamente ao contrário: eu levo tudo para todo o lado. Reboque é que não vai acontecer.
migle Escreveu:
20 jul 2018, 14:27
De resto, para quem tem um híbrido Plug-In, como o OP, parece um bocado desnecessário gastar dinheiro noutro EVSE além do sabonete de origem.
Sem dúvida, foi logo a minha primeira sugestão. Só estamos a divagar num tópico (outra vez :mrgreen: )
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por pemifer » 20 jul 2018, 16:36

Sou mesmo de outra geração... e ainda por cima ignorante e perigoso!
Vejam como ponho em perigo a vida da minha filha (na altura com 4 anos)...



Por acaso a minha mãe comprou protetores de tomadas quando nasceu o meu filho mas os meus filhos nunca tiveram dedos suficientemente pequenos para os meterem nos buracos das tomadas...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Instalação electrica para carregamento

Mensagem por migle » 20 jul 2018, 21:43

Precisamente, a ficha é segurissima.
BrunoAlves Escreveu:
20 jul 2018, 15:55
Chamaram-me velho, foi isso? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Vieram de outra geração de VEs, com uma rede de carregamento ainda pior do que a actual. Devem ter mais do triplo da minha idade como condutor de eléctrico.
BrunoAlves Escreveu:
20 jul 2018, 15:55
A questão da CEE32 para mim não faz muito sentido, confesso. Tens carradas de tomadas em casa que disponibilizam a mesma tensão. Se estiver sem nada ligado, desligas o disjuntor ;)
As tomadas Schuko, em casa, têm obrigatoriamente protecção anti-crianças. Não é possível enfiarem lá os dedos.
Não disse que era uma falha profunda nessa ideia... Simplesmente, é uma pequena coisa, para ter em troca a possibilidade de carregar o carro em 8h se por acaso encontrar uma tomada CEE... Ou carregar 100km em 4h.... Ficar com dois sabonetes em casa... Não anima muito. 32A faria diferença, mas (segundo o electromaps) dessas não há em lado nenhum.

Não estou a tentar convencer ninguém. Só nem todas as pessoas pesam as coisas da mesma maneira.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Off-Topic”