Mais um canal no YouTube sobre baterias de VEs

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migle
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Mais um canal no YouTube sobre baterias de VEs

Mensagem por migle » 24 ago 2018, 00:27

Estava a ver um vídeo do Lemon-Tea Leaf, e ele aconselhou um canal novo no YouTube, de outro escocês. Até agora, este canal distingue-se um bocado pelo longo CV do youtuber, Euan McTurk.

Ele é electroquímico, tem um DPhil em ciência dos materiais (DPhil é um higher doctorate) e está a trabalhar com baterias de carros desde o seu Honors. Portanto é Hons, MSci, PhD e DPhil, mais experiência profissional (trabalha num BMS baseado numa rede de sensores)... não vale a pena fixar porque ele repete isso nos vídeos, o que é natural e justo, tudo isso requer uma quantidade de trabalho imensa.

https://www.youtube.com/channel/UCgBPvq ... MmTjQZ0lfg

Está giro... gostei dos dois primeiros vídeos. O terceiro é interessante mas o nível técnico é baixo, qualquer frequentador do NissanLeafPT o poderia ter feito. São 4.

PS: O Lemon-Tea, como sempre, a chamar a atenção para os outros... este gajo é porreiro.
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Re: Mais um canal no YouTube sobre baterias de VEs

Mensagem por migle » 27 ago 2018, 21:30

O 4 vídeo deste gajo é sobre a questão de carregar a 100% ou a 90, 80 ou menos. Dito "o mito de que carregar a 100% degrada a bateria".

Claro, caíram em cima dele nos comentários...

É engraçado, um tipo começa um canal no YouTube com uma espécie de promessa que vai mais fundo do que o habitual, mais técnico, é DPhil em baterias de carros... E depois, vê-se os vídeos a descambar em "sim, mas o utilizador não precisa de se preocupar com isso, basta carregar a 100% e relaxar"...

Interessante a hipótese de equilibrar as células em qualquer SoC. Deve ser o que faz o Ioniq porque não se nota qualquer fase de equilibragem, a carga termina abruptamente. Parece que o Tesla também, daí carregar a 90%. Mais uma razão para carregar a 80%.
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Re: Mais um canal no YouTube sobre baterias de VEs

Mensagem por RaaR » 27 ago 2018, 21:46

Ainda não vi o vídeo, mas verei assim que puder.

A questão do carregamento até 80% vs. 100% é interessante.

O Leaf 40 kWh não tem opção no software para parar o carregamento aos 80%. Se a Nissan considerasse vantajoso para a bateria que o carregamento fosse feito apenas até aos 80% e dado que a bateria tem garantia de oito anos, não seria bom para a Nissan dar a opção de parar o carregamento aos 80%?

Não estou a dizer que carregar até aos 100% é melhor ou pior (embora seja mais cómodo, claro). Porém, ou a Nissan está a agir contra os seus próprios interesses (o que é estranho) ou sabe algo que nós não sabemos sobre o carregamento das baterias (o que é provável).

Alguém por aqui sabe por que motivo a Nissan retirou a opção de parar o carregamento nos 80%? Alguém tem uma explicação razoável para isto?

RJSC
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Re: Mais um canal no YouTube sobre baterias de VEs

Mensagem por RJSC » 27 ago 2018, 21:57

RaaR Escreveu:
27 ago 2018, 21:46
Alguém por aqui sabe por que motivo a Nissan retirou a opção de parar o carregamento nos 80%? Alguém tem uma explicação razoável para isto?
A mim parece-me que é para "morrer na praia" logo após terminar a garantia, para depois tentar enfiar um carro novo como estão a fazer ao recusar o upgrade de 24kWh para 30kWh...

Eu ia jurar que esse artista dos vídeos ou está cheio de doutoramentos no papel ou foi pago pela Nissan quando disse aos 6 minutos do primeiro vídeo que não se podia fazer upgrade de 24kWh para 30kWh por estarem 4 células num módulo em vez de duas... :roll:
São 96 células em série na mesma, e há na mesma 96 pontos de ligação para o BMS, apenas se reduziu a quantidade de lata ao fazer um módulo com 4 células e duas chapas em vez de 2 células e 2 chapas.

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Re: Mais um canal no YouTube sobre baterias de VEs

Mensagem por RaaR » 27 ago 2018, 22:36

RJSC Escreveu:
27 ago 2018, 21:57
RaaR Escreveu:
27 ago 2018, 21:46
Alguém por aqui sabe por que motivo a Nissan retirou a opção de parar o carregamento nos 80%? Alguém tem uma explicação razoável para isto?
A mim parece-me que é para "morrer na praia" logo após terminar a garantia, para depois tentar enfiar um carro novo como estão a fazer ao recusar o upgrade de 24kWh para 30kWh...
(…)
Com todo o respeito pela tua opinião e, sem dados para poder afirmar com qualquer certeza que está certa ou errada, não me parece provável que assim seja.

A Nissan agora dá garantia de oito anos. Parece-me que seria arriscado construir baterias que "morriam na praia" logo após esses oito anos. Um uso um pouco mais agressivo ou em temperaturas menos favoráveis e estariam a gastar uma brutalidade em substituições de bateria.

Com o tempo veremos se a forma como se carrega a bateria nos modelos novos faz alguma diferença (acredito que fará alguma) e se essa possível diferença é tangível (é capaz de não ser). Porém, a Nissan não dá opção de parar o carregamento aos 80% nem recomendam que o façamos no manual.

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Re: Mais um canal no YouTube sobre baterias de VEs

Mensagem por migle » 27 ago 2018, 23:22

RJSC Escreveu:
27 ago 2018, 21:57
...ou foi pago pela Nissan quando disse aos 6 minutos do primeiro vídeo que não se podia fazer upgrade de 24kWh para 30kWh por estarem 4 células num módulo em vez de duas... :roll:
São 96 células em série na mesma, e há na mesma 96 pontos de ligação para o BMS, apenas se reduziu a quantidade de lata ao fazer um módulo com 4 células e duas chapas em vez de 2 células e 2 chapas.
É o traquejo de defender o projecto em que se está a trabalhar. Percebe-se que a empresa em que está a trabalhar está a desenvolver um BMS patenteado baseado numa rede de sensores e que, subentende-se, há de ser bué da flexível, funcionando com qualquer topologia de bateria. Ele está a dizer que o BMS do Leaf não é suficientemente flexível para essa modificação. Está a vender a ideia. Pode saber o que está a dizer, caso contrário é propaganda reles.
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Re: Mais um canal no YouTube sobre baterias de VEs

Mensagem por RJSC » 27 ago 2018, 23:25

Como é óbvio até chegar o fim da garantia é só especulação, mas muitos MK1 morreram na praia e no Arizona foi só trocar baterias.
Que razão válida haverá para tirar liberdade de escolha do fim de carga ao utilizador do veículo?
No caso de pessoas que moram em sítios elevados muitos carregavam a 80% só para ter travagem regenerativa ao sair de casa. Com carregamento a 100% gastam mais electricidade da rede e na descida gastam as pastilhas de travão para nada.

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Re: Mais um canal no YouTube sobre baterias de VEs

Mensagem por migle » 28 ago 2018, 00:06

RJSC Escreveu:
27 ago 2018, 23:25
Que razão válida haverá para tirar liberdade de escolha do fim de carga ao utilizador do veículo?
Para o utilizador técnico, não há. Para o utilizador menos técnico, transmite a ideia de fragilidade, de que são precisos cuidados especiais, de que a bateria se estraga se carregar a 100%... Além de ser complicado. Não transmite a sensação de qualidade. Acho que as marcas de carros querem tudo menos ter os seus clientes a pensar em problemas.

Os Tesla não é assim... também já fiquei mais que uma vez com a sensação dos novos donos de Tesla ficarem um bocado assoberbados com o carro nos primeiros tempos, inundados com tanta informação, e mesmo com algum medo do carro. Lembro-me de uma senhora, num carro em que estavam com dificuldade a desligar o adaptador chademo, dizer "quando os carros são mais espertos que nós..." e não estava com um ar muito feliz...

Faz-me lembrar: porque é que existem num ThinkPad mas não num Mac opções para parar de carregar no SoC desejado, para apenas iniciar a carga se estiver abaixo de determinado SoC, para apenas iniciar a carga x tempo depois de ligar o adaptador à parede, para descarregar a bateria até ao fim mesmo com o adaptador ligado... Um Mac é para ser simples.

Faz-me também lembrar, não sei se usas Linux... Porque é que tiram sistematicamente todas as opções de configuração no Gnome? Claro, o KDE tem tanta configuração, que é caso para perguntar se a configuração do ambiente de trabalho é um fim em si... Quando apareceu o Gnome 3, foi óptimo, deixou de ser possível configurar tipos de letra, passaram a estar sempre bem. Mas bolas, sistematicamente foram eliminando tudo o que é opções de configuração, desde a possibilidade de ter uma janela de consola transparente, ao comportamento do portátil quando se fecha a tampa, etc (como num Mac)... e transmite essa simplicidade, qualidade, etc... ao ponto de irritar.
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Re: Mais um canal no YouTube sobre baterias de VEs

Mensagem por BECOOL » 28 ago 2018, 13:29

A razão pela qual a Nissan retirou a opção de carregar até 80 % no Leaf é a mesma pela qual a Kia fez o mesmo mais tarde com o Soul EV.

Absurdamente nos EUA, quando os carros eléctricos permitem ser configurados para pararem o carregamento aos 80 %, a autonomia EPA desce.
Nissan made the change because last year, under EPA rules, the ability to charge only to 80 percent (which may help lengthen battery life) required the company to blend of the ranges achieved under 80-percent and 100-percent charging.
https://www.greencarreports.com/news/10 ... w-standard

A forma que a Nissan e a Kia tinham de dar a volta à questão era usar um limitador tipo o da Tesla.

https://www.youtube.com/watch?v=Xdi4tyOo29Y

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Re: Mais um canal no YouTube sobre baterias de VEs

Mensagem por RaaR » 28 ago 2018, 13:35

BECOOL Escreveu:
28 ago 2018, 13:29
A razão pela qual a Nissan retirou a opção de carregar até 80 % no Leaf é a mesma pela qual a Kia fez o mesmo mais tarde com o Soul EV.

Absurdamente nos EUA, quando os carros eléctricos permitem ser configurados para pararem o carregamento aos 80 %, a autonomia EPA desce.
Nissan made the change because last year, under EPA rules, the ability to charge only to 80 percent (which may help lengthen battery life) required the company to blend of the ranges achieved under 80-percent and 100-percent charging.
https://www.greencarreports.com/news/10 ... w-standard

A forma que a Nissan e a Kia tinham de dar a volta à questão era usar um limitador tipo o da Tesla.

https://www.youtube.com/watch?v=Xdi4tyOo29Y
Isso é interessante. Não fazia ideia. Porém, dado que as regras da EPA são irrelevantes fora dos EUA, isso não explica por que motivo retiraram a opção nos modelos vendidos no resto do mundo.

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