Inteli selecciona Oracle para apoiar as 1350 Estações Mobi-E

Aqui deve-se discutir todos os assuntos relacionados com o Sistema Integrado de Reabastecimento Eléctrico da Mobi-E
Responder
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Inteli selecciona Oracle para apoiar as 1350 Estações Mobi-E

Mensagem por ruimegas » 20 jul 2011, 11:40

Inteli selecciona Oracle para apoiar a implementação de 1350 estações de carregamento de veículos eléctricos do Projecto MOBI-E em Portugal




"Inteli e Oracle vão disponibilizar a primeira plataforma verdadeiramente universal e integrada de mobilidade eléctrica do mundo em Portugal, instalando estações de carregamento nos municípios de Viana do Castelo, Braga, Guimarães, Porto, Lisboa, Almada, Leiria, Setúbal, Coimbra, Beja, Aveiro, Santarém, Cascais, Torres Vedras, Vila Nova de Gaia, Loures, Faro, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Sintra, Viseu, Vila Real e Bragança.


Lisboa – 18 de Julho de 2011

Factos

A Inteli, associação privada sem fins lucrativos, acaba de anunciar que está a trabalhar em conjunto com a Oracle na instalação de 1300 estações de carregamento lento e 50 estações de carregamento rápido, em Portugal, que irão suportar o desenvolvimento do projecto do carro eléctrico português MOBI-E;
O projecto-piloto, que está a ser implementado em 25 municípios e nas principais auto-estradas do país, irá consistir numa plataforma integrada capaz de disponibilizar mobilidade eléctrica num único sistema, aberto e de fácil acesso para todos os utilizadores;
A MOBI-E é a primeira plataforma verdadeiramente universal e integrada para mobilidade eléctrica do mundo. Apesar de, à semelhança do que acontece na maioria dos países industrializados, Portugal não possuir combustíveis fósseis próprios, produz 43% da sua actual capacidade eléctrica a partir de fontes renováveis, tais como a eólica e a hídrica;
Este projecto contribuirá para apoiar Portugal a tornar-se menos dependente dos combustíveis fósseis e a reduzir as emissões de dióxido de carbono. Adicionalmente, e neste âmbito, Portugal foi escolhido para acolher uma das fábricas de baterias da Renault-Nissan, cuja produção irá suportar a implementação dos veículos eléctricos em toda a Europa;
A plataforma MOBI-E inclui a implementação do Oracle Utilities Customer Care and Billing, que disponibilizará as funcionalidades de base do rating e facturação, permitindo a criação de uma tarifa mensal fixa conforme o horário em que é consumida a electricidade, a utilização da rede e/ou de serviços adicionais, tais como estacionamento, serviços de roaming entre os operadores de veículos eléctricos e os distribuidores de energia, bem como o estabelecimento e clarificação de todas as transacções entre os diversos fornecedores de serviços;
A integração do equipamento eléctrico, da infra-estrutura de carregamentos e do software de gestão de energia é assegurada pelo Oracle Fusion Middleware e pela Oracle Database 11g, que suportam os níveis de desempenho e a operação, quase em tempo real; pelo CRM Siebel da Oracle, que alimenta os clientes e gestão do ciclo de vida dos contratos, bem como os Web self-services; pela Oracle WebCenter Suite e pela Oracle WebLogic Suite 11g; e pelo Oracle Business Intelligence Enterprise Edition, que abrange a análise geral e a gestão dos negócios.
Citações

«Quando fomos confrontados com a complexa cadeia de valor da MOBI-E, era essencial escolher um parceiro da área de TI capaz de oferecer as soluções tecnológicas robustas e os sistemas integrados necessários para dar resposta às exigências deste projecto. A Oracle era a escolha óbvia devido ao seu empenho no sector das utilities, e à capacidade de compreensão de soluções para a mobilidade eléctrica que possui. Estamos muito satisfeitos por trabalhar em conjunto com uma das primeiras plataformas de mobilidade verdadeiramente integradas do mundo, e esperamos que o MOBI-E defina o padrão para programas semelhantes, no futuro», refere Luis Reis, Director of Mobility da Inteli.
«Portugal lidera neste momento a produção dos carros eléctricos de futuro. Estamos muito satisfeitos por participar neste projecto pioneiro. Sendo os veículos motorizados os maiores responsáveis pelas emissões de dióxido de carbono, e dado que as actuais estimativas apontam para a existência de mais de 800 milhões de veículos motorizados em todo o mundo, as soluções e-mobility (e-móveis – movidas a electricidade) são fundamentais para alcançar os objectivos fixados pela União Europeia na Estratégia 20-20-20, e que estipula a redução das emissões de carbono em 20% até 2020. Estamos muito satisfeitos por estarmos a colaborar com a Inteli neste projecto, e esperamos apresentar modelos semelhantes noutros países», acrescenta Bastian Fischer, Vice President, Oracle Utilities, EMEA."

Em: http://emeapressoffice.oracle.com/Press ... -1fcd.aspx
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Inteli selecciona Oracle para apoiar as 1350 Estações Mo

Mensagem por mikexilva » 20 jul 2011, 14:44

Então daqui a uns tempos estamos a ver a Mobi.E a retirar a aplicação do Android Market:
http://news.cnet.com/8301-30684_3-20013546-265.html

A Oracle comprou a SUN Microsystems (que foi quem inventou o Java) e mesmo depois de a SUN ter tornado o Java open source, agora a Oracle quer extorquir o máximo de quem usa tecnologias relacionadas, como é o caso do Android. Este foi até um dos motivos que fez a comunidade que desenvolvia o OpenOffice abandonar o projecto (que tinha sido desenvolvido principalmente pela SUN), e iniciar o LibreOffice que não depende de nada da Oracle...

Tenho impressão que a maior parte das empresas que andam a lutar contra o Open Source andam a comer por baixo da mesa, e deve vir tudo da mesma fonte... já há uns anos a Micro$oft fez um acordo de patentes com a SCO Unix (pagou uns milhoes por tecnologia de Unix) e passado uns tempos a SCO andou em tribunal a lutar contra a IBM por causa do Linux... felizmente era a IBM (que tem dimensão para suportar) e a SCO foi tão longe que faliu e ficou muito mal vista pela comunidade.

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Inteli selecciona Oracle para apoiar as 1350 Estações Mo

Mensagem por mikexilva » 27 jul 2011, 02:07

mikexilva Escreveu:Então daqui a uns tempos estamos a ver a Mobi.E a retirar a aplicação do Android Market:
http://news.cnet.com/8301-30684_3-20013546-265.html

A Oracle comprou a SUN Microsystems (que foi quem inventou o Java) e mesmo depois de a SUN ter tornado o Java open source, agora a Oracle quer extorquir o máximo de quem usa tecnologias relacionadas, como é o caso do Android. Este foi até um dos motivos que fez a comunidade que desenvolvia o OpenOffice abandonar o projecto (que tinha sido desenvolvido principalmente pela SUN), e iniciar o LibreOffice que não depende de nada da Oracle...

Tenho impressão que a maior parte das empresas que andam a lutar contra o Open Source andam a comer por baixo da mesa, e deve vir tudo da mesma fonte... já há uns anos a Micro$oft fez um acordo de patentes com a SCO Unix (pagou uns milhoes por tecnologia de Unix) e passado uns tempos a SCO andou em tribunal a lutar contra a IBM por causa do Linux... felizmente era a IBM (que tem dimensão para suportar) e a SCO foi tão longe que faliu e ficou muito mal vista pela comunidade.
Por aqui dá para ver a ganancia pelo lucro das empresas, que ultrapassa qualquer boa relação que podia ser preservada:

Sun CEO explicitly endorsed Java's use in Android: What do you say now Oracle?
http://www.zdnet.com/blog/open-source/s ... racle/9285
[...]
When Android first came out, Sun CEO Jonathan Schwartz, then Java's owner, greeted the news with 'heartfelt congratulations.' Whoops.'"
[...]

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Inteli selecciona Oracle para apoiar as 1350 Estações Mo

Mensagem por Filipe » 27 jul 2011, 09:50

A prepósito da mobi-e, vi esta manhã no minuto verde da RTP1, o eng. Francisco da Quercos, anunciar de que vamos pagar
8 Euros por cada carregamento rápido ( até 80% ) nas actuais estações disponiveis ( Oeiras - A5, Aveiras e Pombal - A1 )
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Inteli selecciona Oracle para apoiar as 1350 Estações Mo

Mensagem por vgomes » 27 jul 2011, 10:10

Bom dia,
Tambem vi o memso minuto verde mas fiquei com a impressao que ele disse que seria 2 a 3 vezes mais alto que o carregamento normal o que daria 8 euros de Lisboa a Porto.
Resta saber se ele está a pensar fazer 1 ou 2 carregamentos de Lisboa ao Porto. Acho que não deve dar só com um.

Vgomes

PS: entregam-me o vermelhinho amanha!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Inteli selecciona Oracle para apoiar as 1350 Estações Mo

Mensagem por mjr » 27 jul 2011, 10:11

Filipe Escreveu:A prepósito da mobi-e, vi esta manhã no minuto verde da RTP1, o eng. Francisco da Quercos, anunciar de que vamos pagar
8 Euros por cada carregamento rápido ( até 80% ) nas actuais estações disponiveis ( Oeiras - A5, Aveiras e Pombal - A1 )
Acabei de ver no site da rtp o vídeo. O que o vídeo indica é que uma viagem Lisboa-Porto (ou Porto-Lisboa ;) ), custará cerca de 8 Euros em carregamentos rápidos. Como eles devem supor que iremos a velocidades aceitáveis (100km/h), penso que os 8 Euros serão duas cargas rápidas.

Podem ver aqui, em 21:06:

http://www0.rtp.pt/programas-rtp/index. ... dpod=60304
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: Inteli selecciona Oracle para apoiar as 1350 Estações Mo

Mensagem por Seal » 27 jul 2011, 10:30

Se for assim é muito bom. ;)
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Responder

Voltar para “Mobi-E”