Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por rnlcarlov » 08 jun 2018, 11:31

migle Escreveu:
labutess Escreveu:A minha opinião é que estão a ver o assunto de carregar nos fóruns mal visto.O carregamento nos fóruns é pq eles querem atrair clientes
É isso. Estão a ver mal. Mas eu acrescentaria outra coisa: ajudava muito se pusessem os PCNs o mais longe possível da entrada do centro comercial. Bem longe, na outra ponta do parque. Acho que muitos utilizadores entendem-nos não como um posto de carregamento, mas sim como um lugar reservado a eléctricos, onde ainda por cima se pode carregar um bocadinho à borla.

Aqui, acho que a borla não é o problema. Não são os cêntimos, o problema é o lugar que é tão bom. Faz sentido ter um PCN num centro comercial, a pessoa que carrega pode ter de ficar a fazer tempo. Não faz é sentido nenhum que seja o lugar mais cobiçado do parque. À partida não há razão nenhuma para achar que quem usa um VE tem algum problema de mobilidade.
Nesse aspecto o IKEA de Loures foi esperto, já que ambos os grupos de postos se situam nos extremos do parque, longe da entrada. Já o de Alfragide....
No Mar shopping de Loulé as tomadas também não estão muito em cima, mas pelos vistos continuam a ser perto demais para os CIs

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Nonnus » 18 jun 2018, 10:23

https://pplware.sapo.pt/informacao/port ... ate-abril/

E os postos de carregamento? Não triplicaram! :roll:

Continuamos a espera do colapso total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por RJSC » 18 jun 2018, 10:35

Acho que o pessoal já deve saber que só pode confiar em tomadas privadas (ou diretas sem cartão).

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 229
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Volt » 18 jun 2018, 11:17

Bons dias.

Eu tenho opinião diferente em algumas coisas que aqui foram ditas. Os fóruns são privados e cada um faz como acha (ou sabe) melhor. No caso do Fórum Montijo, acredito que estas tomadas são um primeiro passo para a sua "entrada" na ME. Os privados estão a experimentar soluções. Creio que cabe a cada um de nós sugerir educadamente à gestão do Fórum o alargamento do número de carregadores. Eles precisam de quem passe boa imagem. Sejam positivos e agradeçam a disponibilização de dois lugares, pedindo se possível que lá coloquem mais alguns, se faz favor... Não se esqueçam que o retorno financeiro destes carregadores é lento ou muito lento. Ainda por cima, nem sempre é visível. Eu escolhi o meu dentista (fica no Fórum Montijo) muito graças à possível disponibilidade de carregamento. Eu vou dizer-lhes isso por escrito. Farei a minha parte.

De resto, a UVE tem feito muita coisa... Eu sei de muitos comentários neste tópico que vão estar desactualizados não falta muito. Infelizmente há alguns oportunistas (pessoas com interesses escondidos) e ignorantes (pessoas que não sabem o que se fez nem o que está a ser feito) que gostam de criticar negativamente. Bem, espero que quem leia as palavras desses saiba interpretar o seu conteúdo...
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por BrunoAlves » 18 jun 2018, 11:58

Gosto de ver comentários positivos numa discussão que, maioritariamente, mostra descrença. Parabéns pelo positivismo Volt ;)

Concordo muito com a análise que fazes aos "fóruns". No geral imagino que o retorno da instalação dos postos seja para lá de lento. Dá-se muita vez o exemplo do MarShopping/IKEA e sem dúvida que eu vou sempre lá e não a outros shoppings, mas o retorno para eles das minhas deslocações é de certeza (muito) diminuto. Mais, onde eu gasto dinheiro de forma mais visível é no IKEA e com ou sem carregadores já lá ia comprar cenas de qualquer forma. Quem ganha mais é a KIABI :lol: :lol: :lol:
Por isso sim, concordo que devemos olhar para isso mais como "agradecimento" do que "exigência".

Queria só deixar um reparo a isto:
(...)e ignorantes (pessoas que não sabem o que se fez nem o que está a ser feito) que gostam de criticar negativamente
A larga maioria de nós (associados incluídos - eu) não faz a mais pálida ideia do que está a ser feito à excepção das acções de promoção e divulgação. Vimos o documento entregue ao Ministro a semana passada, o comunicado aquando do desligar dos PCR por causa das fichas e foi só.

O que nós vemos são 4 SuC a entrar em funcionamento (e bem atenção! há aqui alguma dor de coto implícita :mrgreen: mas é obviamente positivo) em poucos meses e termos o PCR de TV (alegadamente) à espera de certificação de não-sei-quem. Vermos o suposto PCR da A3 à espera de não sei quê. Os PCR de Barcelos a apanhar teias de aranha há meses, etc etc etc. Vemos que o pagamento dos PCR avança até ao Verão de 2017 só que não, enquanto Ubers e afins destroem a experiência da mobilidade aos outros. Vemos cidades inteiras com PCNs avariados há anos e nada acontece e vemos outras cidades que nem PCN têm. Os 102 PCN que começam envergonhadamente a ser instalados fora de Lisboa tiveram o concurso aprovado quando?!
As pessoas não são (no geral) ignorantes e maldizentes. As pessoas vêm a sua vida condicionada, vêm que as coisas não se mexem e ficam chateadas. Como é mais ou menos senso comum, as experiências negativas são muito mais marcantes que as positivas e é sobre essas que mais facilmente se manifestam.
E ainda bem que há comentários feitos aqui que em breve vão estar desactualizados, mas concordarás que praticamente ninguém tem acesso a essa informação e que, como tal, vêm só o que está à vista. E o que está à vista não é muito animador.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por jfr2006 » 18 jun 2018, 13:08

Volt Escreveu:
18 jun 2018, 11:17


De resto, a UVE tem feito muita coisa... Eu sei de muitos comentários neste tópico que vão estar desactualizados não falta muito. Infelizmente há alguns oportunistas (pessoas com interesses escondidos) e ignorantes (pessoas que não sabem o que se fez nem o que está a ser feito) que gostam de criticar negativamente.
Bem..se há ignorantes, é porque essa associação aposta em manter as pessoas ignorantes... Mas na verdade esse paleio parece aquele dos politicos, que prometem tudo e mais alguma coisa para terem o poleiro e depois esquecem-se do que prometeram... :roll:

Tal como o Bruno Alves já disse, há n PCR que estão desligados, inoperacionais e acrescento os PCR prometidos até não sei quando e que nem sinais de obras tem...

A ultima informação na página da UVE diz que estão instalados 51 dos 64 PCR... Só não diz é quantos desses 51 é que realmente estão a funcionar ou ligados :roll: :roll:

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 229
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Volt » 18 jun 2018, 14:09

jfr2006 Escreveu:
18 jun 2018, 13:08

Bem..se há ignorantes, é porque essa associação aposta em manter as pessoas ignorantes... Mas na verdade esse paleio parece aquele dos politicos, que prometem tudo e mais alguma coisa para terem o poleiro e depois esquecem-se do que prometeram... :roll:

Tal como o Bruno Alves já disse, há n PCR que estão desligados, inoperacionais e acrescento os PCR prometidos até não sei quando e que nem sinais de obras tem...

A ultima informação na página da UVE diz que estão instalados 51 dos 64 PCR... Só não diz é quantos desses 51 é que realmente estão a funcionar ou ligados :roll: :roll:
1. A associação a apostar em manter as pessoas ignorantes? Em que situação? Podia concretizar, em vez de simplesmente difamar?

2. Quanto a dizer se os PCR estão ligados, não estará a confundir com outra entidade? Ou acha-se no direito de mandar em quem trabalha para a associação e dizer o que quer que os outros façam no seu entender?

3. Já agora, é associado? Já enviou alguma proposta? Ou é tudo de boca? Há lugar para quem se quiser voluntariar. O que não falta é trabalho por fazer.
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por jfr2006 » 18 jun 2018, 15:12

Volt Escreveu:
18 jun 2018, 14:09



1. A associação a apostar em manter as pessoas ignorantes? Em que situação? Podia concretizar, em vez de simplesmente difamar?

2. Quanto a dizer se os PCR estão ligados, não estará a confundir com outra entidade? Ou acha-se no direito de mandar em quem trabalha para a associação e dizer o que quer que os outros façam no seu entender?

3. Já agora, é associado? Já enviou alguma proposta? Ou é tudo de boca? Há lugar para quem se quiser voluntariar. O que não falta é trabalho por fazer.

1 . Ignorantes no sentido de que parece que é tudo um segredo. Diz que brevemente as afirmações ditas por aqui vão deixar de estar certa. Como brevemente? Quer concretizar, ou vai tudo continuar no segredo dos deuses, que é para evitarem que venham cobrar o dito por não dito?

2. Não, não estou... Tal como disse, na página da UVE diz que estão 51 postos dos 64 ligados. Tal não é verdade, pois uns poucos não estão a funcionar, como já foi dito. Se querem ter essa informação, sejam consistentes e actualizem ao menos com alguma periodicidade e não apenas colocar o post e pronto: é tudo muito giro, somos os maiores, temos n PCR (só que não... como dizem os garotos)...

3. Não.. e não serei...se nem inscrito na "máfia" dos engenheiros estou (por não concordar com as práticas dos mesmos), porque haveria de ser associado?

Tem feito alguma coisa? Sim, tem, não nego... mas a imagem que tem passado e me fica na mente é que apenas aparecem quando é para colher os louros...

A única coisa de concreto e de mais valor que vi foi a carta que dizem ter entregue ao ministério do ambiente...

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 229
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Volt » 18 jun 2018, 17:36

1. Bem, vamos lá a ver uma coisa, você andou a difamar muito antes de eu lhe questionar. Agora vem dar a desculpa que foi por eu dizer que "brevemente" vamos ter comentários desactualizados, que o afirmou? Não atire areia para os olhos de outrem. Assuma a difamação, não se ande a desculpar disfarçadamente. Se quiser estar melhor informado e agir, faça-se associado. Se não quer, perceba que tem zero de moral para criticar.
Quanto ao facto de eu não avançar uma data, é porque ela ainda não foi assumida. Não escondi nada.

2. Você está a tentar passar a imagem de que funcionar e ligado é a mesma palavra. Não seja demagogo. Se está incomodado com a informação que a UVE produz, publique uma alternativa.

3. Se não é associado e nada faz pela ME, não aja como se tivesse o direito dos que são e/ou dos que fazem. Pare de criticar quem faz alguma coisa e meta-se a fazer algo. Ponha mas é as mãos onde põe a boca.

A imagem que diz que coloca na sua mente apenas me diz algo da sua mente. E fiquei informado.
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Nonnus » 18 jun 2018, 21:58

Vamos ter calma e manter a discussão saudável, afinal estamos todos do mesmo lado, mas com opiniões diferentes, só temos de respeitar opinião de cada um. :)

Volt, eu também não sou associado e posso não fazer tanto pela ME como a UVE, mas a minha maneira faço qualquer coisa, assim como todos os que visitam este fórum e contribuem com as suas experiências, opiniões, concelhos, recomendações, etc. Dou-te alguns exemplos, a quantas pessoas eu já recomendei a compra de VE´s dando o meu exemplo, mostrando as pessoas o que é um carro eléctrico e como funciona, deixando-os conduzir e desmistificar o que é um carro eléctrico, quando elucido os condutores de ICE´s que os lugares para veículos eléctricos não devem ser ocupados por eles. Indirectamente é fazer algo pela ME, não tem o mesmo peso do que a UVE faz em nossa representação, mas é fazer algo por a ME. O simples facto de comprar-mos um VE já é fazer qualquer coisa.

Opinar sobre a UVE é o direito de cada um desde que com respeito e com conhecimento de causa (o que nem sempre é possível), as vezes certos comentários podem ferir quem esta mais por dentro do que se faz na UVE porque se sentem injustiça-dos por não verem o seu trabalho reconhecido. É legitimo, quem não se sente não é filho de boa gente.

Isto tudo acontece devido a inercia do que se passa actualmente, acho que é legitimo algumas pessoas pensarem que pouco se esta a fazer, e porem tudo em causa, embora, pague o justo pelo pecador (porra estou mesmo bom nos provérbios :mrgreen: ). A sensação que dá é que pouco se esta a fazer, porque na realidade não vemos as coisa andar ao ritmo que nós queremos, e acredito que não é por falta de vontade da UVE.

Esta situação em que estamos é mais pelos governantes que temos. Se agora chegasse aqui um governante, ia defender o governo como tu defendes a UVE, porque ninguém quer ficar com as culpas do trabalho que não tem sido feito, é sempre assim e sempre será.

O não sermos sócios da UVE é pescadinha de rabo na boca. Não somos sócios por acharmos que a UVE ainda não nos representa como deveria ser, mas o facto de não sermos sócios faz com que não esteja-mos a dar força a UVE defender os nossos interesses.

NOTA: Estou a pensar em fazer-me associado no ENVE.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Carregamento”